Informações Úteis

Área: 168.854 km2
População: 1.582.000
Clima: temperado

Custo de Vida

Fonte: Numbeo
Real Dólar Euro
Restaurante Ver Mais
Refeição (em local barato) $ 7,30
Fast food (combo) $ 9,17
Água $ 1,20
Cerveja (garrafa) $ 2,15
Refrigerante (lata) $ 1,37
Mercado Ver Mais
Pão (tipo francês) $ 1,18
Ovos (dúzia) $ 3,01
Queijo Local (1kg) $ 8,10
Maço de cigarro $ 1,80
Transporte Ver Mais
Passagem local (só de ida) $ 0,82
Táxi (corrida de 1km) $ 0,70
Gasolina (1 litro) $ 1,53
Passe Comum Mensal $ 26,55
Diversão
Cinema $ 7,00
Academia (mensal) $ 33,92
Outros serviços
Energia, Gás, Água, Lixo (para ap. 85m2) $ 46,97
Internet (6Mbps ADSL - Sem limite) $ 42,37

Outras cidades

Córdoba

Córdoba
4 16 10 comentários
Obrigado pelo seu voto.

A Argentina não se resume só a Buenos Aires. Para ir além do lugar-comum no país hermano, é necessário conhecer Córdoba, a segunda maior cidade argentina, situada na região central do país.

Capital da província de mesmo nome e fundada no século 16, Córdoba é considerada um dos principais centros históricos e culturais da América. Está repleta de construções coloniais de valor inestimável e exala atmosfera interiorana.

Mas nem tudo lá é calmaria. Isso porque a cidade é universitária e conta com uma numerosa população estudantil, tanto de argentinos quanto de estrangeiros para estudar espanhol. Os jovens garantem o agito e modernidade à antiga metrópole, que oferece bons cafés, restaurantes, livrarias, lojas e baladas.

Além de cultura e diversão, Córdoba tem muitos atrativos naturais. Pois se encontra em região serrana com imensa área verde e está envolta de belas paisagens que podem ser exploradas em passeios. Ao mesmo tempo, será fácil se sentir em casa com o cordobês, um povo simpático e bem-humorado. Sem dúvidas, o ambiente ideal para aprender, interagir e curtir com os argentinos.

Cultura

Com muitas construções e monumentos considerados patrimônio da humanidade pela Unesco, Córdoba é tida como uma das capitais culturais da América. Foi no passado a base principal dos trabalhos religiosos dos jesuítas no continente, daí a origem de sua arquitetura colonial.  

Em tempos modernos, sua vocação cultural ganhou peso ainda maior como centro universitário, já que possui diversas faculdades e escolas de idioma. Inaugurada em 1613, a Universidade Nacional de Córdoba é a mais antiga da América do Sul.
Para retratar sua trajetória e tradição, Córdoba abriga bons teatros e muitos museus com acervo de belas artes, história, ciências naturais e artesanatos. Destaque para a Cripta Jesuítica, espécie de igreja-museu.

Já o Teatro del Libertador San Martín é um dos mais antigos da Argentina e ícone cultural da cidade, que também é referência nacional em apresentações teatrais, de música e dança. Certamente, o viajante vai agregar muitos novos conhecimentos em sua bagagem. 

Comida

Comer na Argentina é só alegria. E em Córdoba não é diferente. Como todo bom argentino, os cordobeses adoram uma parrillada, o tradicional churrasco do país. E sobram bons lugares para degustar os melhores cortes na grelha. Além de carne bovina, eles apreciam muito o cabrito.

A cidade também oferece muitos pratos da cozinha crioula. São receitas à base de ensopados de carne de boi ou porco com legumes. Para completar, é bastante tradicional em muitos lanches e nas principais refeições o criollo, pãozinho caseiro feito com gordura de vaca. Muitas vezes, ele é degustado junto ao habitual chimarrão, servido na cuia com ervas de mate quente da serra de Córdoba.

Se quiser ampliar o cardápio, dá para encontrar restaurantes de comida vegetariana, italiana e oriental. O bairro Nueva Córdoba é o principal centro gastronômico da cidade. Mas vale uma passadinha pelo Mercado Municipal, na rua San Martín, a fim de explorar seus boxes de frutas, carnes e restaurantes típicos.

Antes de se fartar por inteiro, não se esqueça de adoçar o paladar com os irresistíveis alfajores Chammas. Recheada de doce de leite, a conhecida guloseima de Córdoba tem fama nacional e é mais barata do que seus similares em Buenos Aires. Uma delícia!

Noite

É claro que a noite de uma das principais cidades da Argentina tinha que ser agitada! Atividades noturnas têm de sobra em Córdoba, bares, boates, baladas, estão sempre lotadas de pessoas querendo se divertir, e não pense que acaba cedo, a cidade nunca dorme.

E se você quiser baladar até cansar vá ao bairro de Nueva Córdoba, ele está sempre cheio de universitários e pode ser duas horas da manhã, você vai encontrar o que fazer.  Ainda tem muitos pubs e danceterias nos bairros Abasato e Chateau. Opções para curtir a noite não irão faltar.

Passeios

Em Córdoba, cultura é sinônimo de passeio. Pois não há nada melhor do que caminhar pelo centro da cidade e conhecer as belas construções da zona histórica. Desbrave o quarteirão Manzana Jesuítica. São quatro ruas com ícones arquitetônicos do século 17 feitos por índios a serviço dos jesuítas, entre eles a Igreja da Companhia de Jesus, o Colégio Nacional de Monserrat e a pioneira Universidade de Córdoba.

Além desse circuito, visite a famosa Catedral, a popular Praça San Martín, o corredor cultural Paseo del Buen Pastor e o casarão da antiga prefeitura (Cabildo), hoje local de shows e museu. Muitas das atrações também ficam em Nueva Córdoba, na região central. Outro bairro jovem e bacana de explorar é o Guemes, reduto de artistas e descolados. Lá fica um dos principais monumentos da cidade, chamado La Canadá, que nada mais é um extenso muro de proteção ante as águas da serra.

Nos arredores cordobeses, não faltam opções de programa. Existem muitas estâncias, cidadelas, vilarejos históricos, rios, lagos e serras que podem ser percorridas de trem ou por excursões de ecoturismo. A montanha Los Gigantes e o parque nacional Quebrada del Condorito fazem parte do roteiro local de aventura. Pura adrenalina!

Compras

Assim como Buenos Aires, a cidade de Córdoba é igualmente atrativa para as compras, sobretudo no quesito preço. Há muitas alamedas e calçadões comerciais pelo centro, que estão cheios de butiques, galerias e lojinhas populares. Artigos em couro e peças de artesanato fazem sucesso por lá.
Percorra sem pressa as vias mais tradicionais, como o Paseo de las Flores, as ruas 25 de Mayo e San Martín, Paseo de Santo Domingo e Paseo Buen Pastor, que antes era presídio feminino e virou um atraente complexo de lojas e restaurantes ao ar livre.  

Com arquitetura secular, o shopping Patio Olmos é a principal referência no centro histórico e um dos cartões de visita do bairro Nueva Córdoba. Aos finais de semana, conheça o estilo hippie de Córdoba no Paseo de las Artes, a tradicional feirinha de artesanatos e peças de artes.  No local, há muitas barracas, lojas de antiguidades e bares com música ao vivo que agitam o cultural bairro Guemes, point de jovens e artistas.

Transporte

As alternativas de transporte na cidade são as mais variadas. O meio mais econômico é o coletivo, serviço de transporte com corredores que atravessam a cidade. Os táxis são outra boa alternativa para a locomoção dentro da cidade de maneira rápida. 

Ainda tem os Los Remises, carros de aluguel com chofer, esses devem ser reservado nas empresas habilitadas e proporcionam um ótimo conforto a quem compra o serviço, claro que, não tão barato quanto os táxis e o coletivo.

Informações Gerais

  • Clima: Quase sempre Sol as temperaturas variam entre 27º e 37ºC no verão e entre 9º e 15º C no inverno.
  • Fundação: A cidade foi fundada em 1573 Jerónimo Luis de Cabrera à beira do rio Suquía.
  • 1614 os jesuítas fundaram a Universidade Nacional de Córdoba, a primera Universidade de Argentina e a segunda da América Latina.
  • Córdoba foi a cidade onde Che Guevara passou boa parte de sua vida.
  • Não se esqueça que a equipe da CI está a sua disposição para dar todas as informações que vocês precisar. Pode perguntar tudo que a gente promete respirar fundo e te ajudar. Procure a loja mais próxima de você.

Dicas de Quem Já Foi

  • Laura Souza (3 anos atrás)
    "Estou de malas prontas para Córoba dia 28/07. Estou super anciosa e estudando tudo sobre esta provincia. Eu creio que vou amar, minha viagem!"
  • Celso Onishi (3 anos atrás)
    "Há algum recanto de águas termais próximo a Córdoba? Grato."
  • Carol (3 anos atrás)
    "Córdoba, é perfeita eu amei. Povo hospitaleiro, alegres, baladeros ficam nas ruas até o sol rair. Super tranquilo. Vale a pena conhecer. Muitos restaurantes. E com certeza voltarei. "
  • Paulo Cordoba (4 anos atrás)
    "Cordoba e uma Provincia da Argentina mui maravilhosa e beleissima de se viver e fazer a vida, pois considero-me una persona em breve residente desta provincia. Pois como Brasilera, posso afirma-lo que agredito fielmente neste país de Visão global e Politicamente. Dom Dom."
Total 10 depoimentos

Dê a sua dica sobre Córdoba


Nome:
E-mail:
300 caracteres restantes
Código de Validação: