Frankfurt

Frankfurt

Quinta maior metrópole da Alemanha, Frankfurt é o mais importante centro financeiro do país e está repleta de arranha-céus. Por isso, ganhou até o apelido de “Mainhattan”, um trocadilho em alusão ao Rio Main, que corta a cidade, e à ilha nova-iorquina de Manhattan. Apesar de efervescente para os negócios, Frankfurt mantém um ambiente de pequena cidade pacata e organizada, sendo enfeitada por árvores e canteiros de flores bem cuidados. Por outro lado, sua vida cultural é bastante intensa. O lugar, que já foi palco da coroação de vários reis medievais, também tem vários bons museus, teatros e universidades.
Frankfurt - carrossel 1
Frankfurt - carrossel 2
Frankfurt - carrossel 3
Frankfurt - carrossel 4
Frankfurt - carrossel 5

Informações úteis: Frankfurt

No verão, a temperatura máxima chega a 25°C, enquanto no inverno os termômetros registram mínima de -1°C
Alemão
Cerca de 732 mil habitantes
248,31 km²
(UTC +1) 4 horas à frente do horário do Brasil
Euro
+69
220 V

Cultura

Como toda importante cidade alemã, Frankfurt está repleta de pontos históricos e culturais. Museus, por exemplo, têm de monte. A casa e museu de Goethe, perto da estação Hauptwache, são referência. Interligados, os dois espaços contam com galeria de arte, biblioteca e exposições.

Para apreciar esculturas, o Liebighaus é um dos mais importantes museus do mundo. Fica em um palacete de 1896 e reúne objetos do Egito, Grécia e Roma antigas, além da Europa medieval e renascentista.

Já as melhores pinturas europeias podem ser vistas e arrematadas na galeria Städel. Os museus de Arte Moderna e o da História Natural também exibem respeitado acervo. O Museu do Cinema é divertidíssimo. No segundo andar, filmes antigos da coleção passam sem parar.

No ramo de entretenimento artístico, a Ópera Municipal de Frankfurt recebe importantes eventos culturais. Em seus diferentes palcos, acontecem concertos, peças de dramaturgia e comédia. Aliás, animação em dose cavalar encontra-se no famoso cabaré Tigerpalast. Acrobatas, palhaços, bailarinas, mágicos, imitadores de personalidades e cantores fazem shows e performances no local.

A cidade desfruta de grande prestígio no meio acadêmico europeu, pois é o berço da tradicional Escola de Frankfurt, que já formou grandes pensadores do país. Além disso, a vocação literária da região se fortalece, a cada ano, por sediar a maior Feira Internacional de Livro do mundo, a Frankfurt Book Fair.

Comida

Como toda boa cidade de negócios que se preze, Frankfurt lista no cardápio o melhor da culinária internacional, tendo se tornado uma das grandes capitais europeias da gastronomia. Há restaurantes baratos ou sofisticados da cozinha tanto local quanto mundial.

Entre os pratos típicos, prove a carne de porco com bolinho de batata, o Handkäse (queijo artesanal bem temperado) e as deliciosas salsichas, como a frankfurter e as bratwurst. Elas levam muita mostarda picante em um pão do tipo francês e estão à venda em cada esquina. Basta mirar um dos vários vendedores ambulantes com uniforme laranja que carregam uma bandeja de salsichas presa ao pescoço. Para beber, os moradores da cidade apreciam demais o Appflelwine (vinho de maçã).

Saiba que a Bockenheimer é a rua mais conhecida como Fressgass, ou seja, "canto da comilança" na tradução para o bom português. O apelido é por causa da abundância de restaurantes, bistrôs e lojas de quitutes típicos espalhados pela via.

Noite

Frankfurt não é uma cidade baladeira como Berlim ou Munique, mas também tem suas atrações noturnas. Os pubs conhecidos como apple wine bars servem a bebida típica da cidade, o vinho de maçã. A maioria desses estabelecimentos fica no lado sul do rio Main, em Sachsenhausen. Aliás, esse é o bairro mais boêmio da cidade, com clubes de música ao vivo, baladas, bares e cafés. Há, inclusive, alguns points LGBT, entre as ruas Bleichstrasse e Zeil.

Uma das baladas que merecem destaque é o Pure, um badalado bar dentro do hotel de mesmo nome, que virou ponto de encontro de jovens.

A exemplo de Amsterdã, Frankfurt também conta com um distrito da “Luz Vermelha”, o chamado Erotische Spiele. O lugar é bem popular na cidade e fica em frente ao Hauptbahnhof. O entretenimento erótico é amplo e vai de museus, sex shops e cinemas pornôs até shows ao vivo e baladas.

O que fazer

O que fazer em Frankfurt? Para sentir o clima e a essência de Frankfurt, a dica é andar pela Altstadt, o centro antigo da cidade. Vale reservar umas horinhas para explorar a região e conhecer monumentos históricos, como a casa do poeta alemão Goethe e a catedral Dom, local de coroação dos reis medievais a partir do século XIII. Por lá, há ainda o Römer, vistoso complexo de casas medievais patrícias e hoje sede da prefeitura. A área foi reconstruída de acordo com seu projeto original após a Segunda Guerra.

A estação central Hauptbanhof e o rio Main, que corta a metrópole, são outros cartões-postais bacanas. Nas redondezas, aproveite a travessia da ponte de ferro para admirar sua vista, o que rende fotos incríveis. As imponentes torres Main, com mais de 200 metros de altura e fachada 100% de vidro, também merecem clique. O mais alto estúdio de rádio e TV europeu fica lá, nos andares 53 e 54. O topo oferece uma bela panorâmica da cidade.

O quarteirão dos bancos de Frankfurt, próximo à Ópera, reúne mais monumentos em homenagem a diversos poetas e músicos alemães. O prédio da Bolsa de Valores tem até tour guiado e gratuito. E não precisa estar engravatado para entrar.

Do ambiente corporativo direto à natureza, o Jardim Botânico é bom refúgio com ar puro e envolto de vegetação tropical. E, quando a temperatura está alta, há quem se refresque – crianças e adultos – na fonte.

Compras

Exclusiva para pedestres, a Zeil é a rua comercial mais popular e chique de Frankfurt. Situada entre a Hauptwache e a Konstablerwache, tem uma sequência de lojas de departamento: de roupas, sapatos e até móveis. Pela mesma região, encontram-se a Galeria Kaufhof, famosa rede varejista alemã, além de várias padarias, lanchonetes e cafés.

Já na rua Goethe, um pouco mais afastada do centro, estão as butiques mais charmosas da cidade. As vitrines exibem marcas consagradas como Louis Vutton, Hermès e outras. Ao redor, como na rua Hochstrasse, existem acessíveis ateliês de jovens designers e um shopping center de médio porte, o Nordwestzentrum, interligado à estação de metrô homônima. Se quiser economia, vá pechinchar no mercado de pulgas (flohmarkt) ao longo do rio Main, no lado Sachsenhausen. As mercadorias vão de roupas usadas a artesanatos variados. Abre aos sábados, das 8h às 14h.

Transporte

Frankfurt tem o segundo maior aeroporto da Alemanha e um dos terminais aéreos com maior movimentação do mundo. Ele fica a 11 km do centro da cidade e é acessível de metrô, a partir da Hauptbahnhof, a principal estação que conecta todos os meios de transporte locais. De lá, partem também trens para várias outras metrópoles alemãs e europeias, como Berlim e Munique.

A rede de transporte público no centro urbano, por sua vez, funciona igualmente bem. É rápida, pontual, moderna e abrangente. A malha inclui nove linhas de trens de superfície (S-Bahn), nove linhas de metrô (U-Bahn) e ônibus que interligam os pontos mais importantes da cidade. Além da Hauptbahnhof, outra estação central é a Hauptwache (Hauptw). Ao passageiro, adquirir o passe válido por 24h é mais vantajoso. E um único bilhete vale para todos os meios de transporte dentro das mesmas zonas.

Quem optar por alugar carro precisa ter a carteira internacional de habilitação. O trânsito na cidade é intenso, mas bem sinalizado e civilizado. Pedestres e ciclistas são devidamente respeitados.