Córdoba

A Argentina não se resume só a Buenos Aires. Para ir além do lugar-comum no país hermano, é necessário conhecer Córdoba, a segunda maior cidade argentina, situada na região central do país. Considerada um dos principais centros históricos e culturais da América, está repleta de construções coloniais de valor inestimável e exala atmosfera interiorana. Mas nem tudo lá é calmaria. Os jovens garantem o agito e modernidade à antiga metrópole, que oferece bons cafés, restaurantes, livrarias, lojas e baladas. Além de cultura e diversão, Córdoba tem muitos atrativos naturais, pois se encontra na região serrana com imensa área verde.


Informações Úteis


Clima
Quase sempre Sol as temperaturas variam entre 27º e 37ºC no verão e entre 9º e 15º C no inverno

Fuso Horário
O mesmo de Brasília

Idioma
Espanhol

População
1,158 milhão de habitantes

Território
576 km²

Voltagem
220 V

Moeda
Peso Argentino

Código Telefônico
+54 351

Tomadas

Cultura

Com muitas construções e monumentos considerados patrimônio da humanidade pela Unesco, Córdoba é tida como uma das capitais culturais da América. Foi no passado a base principal dos trabalhos religiosos dos jesuítas no continente, daí a origem de sua arquitetura colonial.  

Em tempos modernos, sua vocação cultural ganhou peso ainda maior como centro universitário, já que possui diversas faculdades e escolas de idioma. Inaugurada em 1613, a Universidade Nacional de Córdoba é a mais antiga da América do Sul.
Para retratar sua trajetória e tradição, Córdoba abriga bons teatros e muitos museus com acervo de belas artes, história, ciências naturais e artesanatos. Destaque para a Cripta Jesuítica, espécie de igreja-museu.

Já o Teatro del Libertador San Martín é um dos mais antigos da Argentina e ícone cultural da cidade, que também é referência nacional em apresentações teatrais, de música e dança. Certamente, o viajante vai agregar muitos novos conhecimentos em sua bagagem. 


Comida

Comer na Argentina é só alegria. E em Córdoba não é diferente. Como todo bom argentino, os cordobeses adoram uma parrillada, o tradicional churrasco do país. E sobram bons lugares para degustar os melhores cortes na grelha. Além de carne bovina, eles apreciam muito o cabrito.

A cidade também oferece muitos pratos da cozinha crioula. São receitas à base de ensopados de carne de boi ou porco com legumes. Para completar, é bastante tradicional em muitos lanches e nas principais refeições o criollo, pãozinho caseiro feito com gordura de vaca. Muitas vezes, ele é degustado junto ao habitual chimarrão, servido na cuia com ervas de mate quente da serra de Córdoba.

Se quiser ampliar o cardápio, dá para encontrar restaurantes de comida vegetariana, italiana e oriental. O bairro Nueva Córdoba é o principal centro gastronômico da cidade. Mas vale uma passadinha pelo Mercado Municipal, na rua San Martín, a fim de explorar seus boxes de frutas, carnes e restaurantes típicos.

Antes de se fartar por inteiro, não se esqueça de adoçar o paladar com os irresistíveis alfajores Chammas. Recheada de doce de leite, a conhecida guloseima de Córdoba tem fama nacional e é mais barata do que seus similares em Buenos Aires. Uma delícia!


Noite

É claro que a noite de uma das principais cidades da Argentina tinha que ser agitada! Atividades noturnas têm de sobra em Córdoba, bares, boates, baladas, estão sempre lotadas de pessoas querendo se divertir, e não pense que acaba cedo, a cidade nunca dorme.

E se você quiser baladar até cansar vá ao bairro de Nueva Córdoba, ele está sempre cheio de universitários e pode ser duas horas da manhã, você vai encontrar o que fazer.  Ainda tem muitos pubs e danceterias nos bairros Abasato e Chateau. Opções para curtir a noite não irão faltar.


Passeios

Em Córdoba, cultura é sinônimo de passeio. Pois não há nada melhor do que caminhar pelo centro da cidade e conhecer as belas construções da zona histórica. Desbrave o quarteirão Manzana Jesuítica. São quatro ruas com ícones arquitetônicos do século 17 feitos por índios a serviço dos jesuítas, entre eles a Igreja da Companhia de Jesus, o Colégio Nacional de Monserrat e a pioneira Universidade de Córdoba.

Além desse circuito, visite a famosa Catedral, a popular Praça San Martín, o corredor cultural Paseo del Buen Pastor e o casarão da antiga prefeitura (Cabildo), hoje local de shows e museu. Muitas das atrações também ficam em Nueva Córdoba, na região central. Outro bairro jovem e bacana de explorar é o Guemes, reduto de artistas e descolados. Lá fica um dos principais monumentos da cidade, chamado La Canadá, que nada mais é um extenso muro de proteção ante as águas da serra.

Nos arredores cordobeses, não faltam opções de programa. Existem muitas estâncias, cidadelas, vilarejos históricos, rios, lagos e serras que podem ser percorridas de trem ou por excursões de ecoturismo. A montanha Los Gigantes e o parque nacional Quebrada del Condorito fazem parte do roteiro local de aventura. Pura adrenalina!


Compras

Assim como Buenos Aires, a cidade de Córdoba é igualmente atrativa para as compras, sobretudo no quesito preço. Há muitas alamedas e calçadões comerciais pelo centro, que estão cheios de butiques, galerias e lojinhas populares. Artigos em couro e peças de artesanato fazem sucesso por lá.
Percorra sem pressa as vias mais tradicionais, como o Paseo de las Flores, as ruas 25 de Mayo e San Martín, Paseo de Santo Domingo e Paseo Buen Pastor, que antes era presídio feminino e virou um atraente complexo de lojas e restaurantes ao ar livre.  

Com arquitetura secular, o shopping Patio Olmos é a principal referência no centro histórico e um dos cartões de visita do bairro Nueva Córdoba. Aos finais de semana, conheça o estilo hippie de Córdoba no Paseo de las Artes, a tradicional feirinha de artesanatos e peças de artes.  No local, há muitas barracas, lojas de antiguidades e bares com música ao vivo que agitam o cultural bairro Guemes, point de jovens e artistas.


Transporte

As alternativas de transporte na cidade são as mais variadas. O meio mais econômico é o coletivo, serviço de transporte com corredores que atravessam a cidade. Os táxis são outra boa alternativa para a locomoção dentro da cidade de maneira rápida. 

Ainda tem os Los Remises, carros de aluguel com chofer, esses devem ser reservado nas empresas habilitadas e proporcionam um ótimo conforto a quem compra o serviço, claro que, não tão barato quanto os táxis e o coletivo.

Dicas CI para sua viagem

Verifique a validade do seu passaporte e dos vistos, caso você vá passar por algum país que exija a autorização. A validade do documento varia de acordo com o lugar, e a contagem é feita a partir da data de retorno. E mantenha uma cópia das duas primeiras páginas do passaporte, já que em caso de extravio isso pode facilitar os trâmites burocráticos.

Leve uma pequena quantidade de moeda local em espécie e o restante no CI Travel Money, que é mais seguro e prático. Lembre-se que, dependendo do seu roteiro, você pode passar por países que usam moedas diferentes. E deixe seu cartão de crédito apenas para emergências. Assim, você evita surpresas com o câmbio quando a fatura fechar.

É importante levar um kit com medicamentos básicos como analgésico, antigripal, remédio para enjôo, cólica, ressaca e má digestão. Não se esqueça de levar também seus remédios de uso contínuo na quantidade necessária para o período que você ficará no destino, já que pode ser difícil conseguir algumas medicações sem passar por um médico local.


Outras Cidades

escolha uma cidade e saiba mais sobre a cultura, passeios, comida, custo de vida e etc., do destino desejado:



Argentina com a CI

Trabalhar


TV CI

COINED - Live Spanish in Córdoba

03 de junho de 2014

Hear, See, Taste, Smell, Feel... Live Spanish in Cordoba with COINED! Learn Spanish in COINED Spanish School in Cordoba and have an incredible intercultural experience!

Juliana Meirelles

Juliana Meirelles

Fez curso de Espanhol em Córdoba, na Espanha

Posso dizer que meu intercâmbio foi incrível. A experiência não poderia ter sido melhor e sou muito grata por isso ter acontecido na minha vida. Córdoba é uma cidade muito agradável, as pessoas são muito simpáticas e é fácil se locomover, comer e pa...

Blog Caia no Mundo

ver todos os posts