Brisbane

Brisbane

Seu intercâmbio com ‘mood’ solar e jovial!

O rio Brisbane nasce no interior do estado de Queensland e serpenteia até o Pacífico, cortando a cidade que leva seu nome e dando a ela uma cara toda especial. Além da geografia interessante, Brisbane convive com o rio e com o mar e tem sol doze meses por ano.

Quer praia? Tem uma artificial e próxima à cidade. Quer almoçar com vista? Pode. Quer se refrescar? É possível também. Em busca de lugares charmosos e interessantes? Tem e terá ainda mais.

Terceira maior cidade da Austrália, Brisbane é uma das metrópoles que crescem de maneira mais veloz. Sua população é jovem, diversa, alegre e bem preparada. Parece ou não um bom lugar para fazer um intercâmbio? Seu custo-benefício nos quesitos preço e aprendizado é dos melhores. Vem conferir!

Brisbane - carrossel 1
Brisbane - carrossel 2
Brisbane - carrossel 3
Brisbane - carrossel 4
Brisbane - carrossel 5

Cultura

No início, a região abrigava as tribos Turrbal e Jagera, que nas primeiras décadas do século XIX viram chegar os primeiros ingleses, ocupados em construir ali uma colônia penal. Muitas batalhas se passaram e a cidade hoje respira não só liberdade como uma imensa diversidade cultural. Seus habitantes vêm não só da Inglaterra, como da Nova Zelândia, da Índia, da China, do Sudeste Asiático. Muito material na cidade também se produz em chinês, coreano, árabe e vietnamita. Sobre os aborígenes iniciais, hoje eles representam cerca de 2% da população.

O Brisbane City Hall é um início obrigatório para compreensão da história oficial: além de contar com exposições temporárias, nele fica o excelente Museum of Brisbane, cuja missão é acompanhar as transformações da cidade e de seus habitantes.

Uma imersão em arte e cultura pode ser feita ainda no Queensland Cultural Centre, que forma um skyline impressionante no bairro de South Bank. Ele é formado pela State Library, pelo Queensland Performing Arts Centre, que tem extensa programação de música, dança e teatro, pelo Queensland Museum, de ciências naturais, e ainda pela Queensland Art Gallery, com seu importante acervo europeu, e pela Gallery of Modern Art no mesmo prédio, mas focada em artistas australianos da década de 1970 até os tempos atuais.

Os edifícios históricos e símbolos arquitetônicos também marcam presença. A neogótica catedral anglicana de St. John é espetacular e pode ser descoberta com uma visita guiada. Próxima à estação central de trem, ela só foi concluída recentemente, um século depois do início de sua construção.

Para conhecer as diversas expressões culturais, vale acompanhar o Brisbane Festival, que dura três semanas em setembro e tem apresentações de toda natureza, em vários pontos da cidade. E, ainda, para se aclimatar, vale acompanhar uma partida de rúgbi, esporte idolatrado na cidade. O Suncorp Stadium é o lugar ideal.