Calgary

Calgary

Além de estar perto da fronteira com os Estados Unidos, Calgary compartilha com o vizinho as espetaculares Montanhas Rochosas – uma de suas portas de entrada é o Parque Nacional Banff, o maior dos parques nacionais canadenses, que fica a apenas 100 quilômetros desta que é a quinta maior cidade do Canadá.

Com 1,2 milhão de habitantes, o local duplica sua população durante o Calgary Stampede, uma das maiores festas de rodeio do mundo, que acontece durante dez dias do mês de julho.
Calgary - carrossel 1
Calgary - carrossel 2
Calgary - carrossel 3
Calgary - carrossel 4
Calgary - carrossel 5

Informações úteis: Calgary

No verão, entre junho e agosto, a temperatura máxima chega a 23°C. No inverno, de dezembro a fevereiro, o termômetro registra até -16°C
Inglês
Cerca de 1,2 milhão de habitantes
825,3 km²
(UTC -7) 4 horas a menos que o horário do Brasil
Dólar Canadense
+403 ou +587
110-120 V

Cultura

No auge do verão, Calgary é tomada pelo Calgary Stampede, um festival que teve origem no final do século XIX e que preserva a cultura country da região oeste do país. As atrações vão além das montarias e incluem desfiles de comitivas, feira agropecuária, shows musicais noite adentro, jogos de sorte no Cowboys Casino, parque de diversões e inúmeras barracas de comida típica. As principais atividades se concentram no Scotiabank Saddledome, um estádio em forma de sela que serviu como palco da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 e que hoje sedia os campeonatos de hóquei sobre patins, uma das paixões nacionais, além de megashows de rock.

A música, aliás, é grande assunto na cidade desde que se inaugurou o moderníssimo National Music Centre, um megaespaço interativo que conta a história da música, dos instrumentos e dos grandes compositores, instrumentistas e intérpretes do Canadá.

Herança ainda dos Jogos, o complexo olímpico transformou-se no Winsport, imenso parque esportivo com trilhas para mountain biking no verão e espaços para esqui e snowboarding no inverno.

Comida

O “prato feito” de interior é sempre bem calórico e quase sempre à base de carne bovina. Em Calgary, algumas das iguarias típicas não são nada convencionais. Mas não perca a chance de experimentar o hot beef sundae – sim, vai sorvete com cereja em cima da carne picadinha. Existem ainda o deep-fried oreo, biscoito empanado e frito, e o deep-fried coke, "petisquete" feito de uma massa congelada e frita com sabor de Coca-Cola, canela e cereja.

Em geral, os restaurantes são estilosos e inovadores. As melhores casas ficam no centro da cidade e na área da Stephen Avenue.

Noite

Uma boa balada country não poderia faltar na terra do rodeio. Para curtir uma boa happy hour, vá direto para o Eau Claire, um mercado cheio de atrações e eventos de música (principalmente no verão). Blues e jazz também têm seu lugar no agito noturno, bem como baladas e pubs.

O que fazer

O que fazer em Calgary? Em temperaturas amenas, a boa é passear ao ar livre. A cidade é cortada por dois rios, o Bow e o Elbow, onde se praticam pesca e rafting. De bicicleta, é possível percorrer mais de 400 quilômetros de ciclovias dentro da própria cidade, inclusive indo e vindo com segurança nas dezenas de pontes sobre os rios. Parques há aos montes, como o Fish Creek Provincial Park e o Prince's Island Park.

O Calgary Zoo, na ilha de Saint George, fica perto do centro, tem mais de mil espécies de animais e um importante programa de conservação de espécies. Quando o frio começa a apertar, a hora é de visitar ambientes mais fechados, como a Calgary Tower, de onde se vêem as Montanhas Rochosas em uma linda visão panorâmica a 191 metros de altura.

O Glenbow é o maior dos museus da região e tem um acervo riquíssimo tanto de objetos quanto de arte. O Centro de Cultura Chinesa, inspirado no Templo do Céu, de Pequim, é outro ponto interessante em plena Chinatown, a terceira maior do Canadá.

Compras

Quer shopping? O maior é o CF Chinook Center, que tem 250 lojas, muitas delas exclusivas. Bater perna? Siga para a Stephen Avenue Walk, um trecho da 8th Avenue transformado em via exclusiva para pedestres – só circulam carros à noite.

Além de lojas e shoppings, há belos edifícios históricos – a Stephen Avenue Walk foi declarada patrimônio canadense em 2002.

Quem gosta de garimpar antiguidades e artesanato deve ir aos fins de semana às barracas do tradicional Crossroads Market.

Transporte

Além de contar com eficientes linhas de ônibus e trem de superfície, Calgary está muito bem preparada para ciclistas e pedestres. As ciclovias contam mais de 400 quilômetros dentro da cidade.

Para quem anda a pé, há uma solução ideal para enfrentar as temperaturas mais baixas: uma rede de passarelas de mais de 18 quilômetros, a 5 metros do chão, conecta diversos edifícios de escritórios, restaurantes, shoppings centers e lojas. É a chamada +15 Skywalk.

Em Calgary, pedalar ou caminhar acaba sendo mais do que um exercício. Na verdade, é o principal meio de transporte.