Alicante

Alicante

Importante centro turístico da Espanha, a cidade de Alicante é famosa por sua história e pela beleza natural de seu litoral de cerca de 15 km de extensão. Suas terras à beira-mar já foram habitadas pelos mais diversos povos, o que lhe garante uma riqueza cultural sem iguais. Apesar de tudo isso, a cidade só se estabeleceu como destino turístico a partir da década de 1960. Desde então, o número de hotéis, bares e restaurantes aumentou substancialmente, dando à cidade a infraestrutura necessária para receber os viajantes dos quatro cantos do mundo com toda a simpatia e hospitalidade típica dos alicantinos.
Alicante - carrossel 1
Alicante - carrossel 2
Alicante - carrossel 3
Alicante - carrossel 4
Alicante - carrossel 5

Informações úteis: Alicante

Mediterrâneo seco, com verões quentes e pouca chuva. Médias de temperatura: 12°C (inverno) e 25°C (verão)
Castelhano e espanhol
Cerca de 330 mil habitantes
201,27 km²
(UTC +2) 5 horas à frente do horário do Brasil
Euro
+96
220 V

Cultura

A origem da cidade remonta aos fenícios, passando por visigodos, romanos, árabes e muitos outros povos que fizeram parte da sua história e cujos traços culturais estão presentes até hoje. Casas, muralhas, igrejas medievais e tantas outras construções de várias épocas convivem harmoniosamente, trazendo um apanhado da arquitetura de praticamente todos os períodos mais importantes da história ocidental.

O centro velho, conhecido como "casco antiguo", é o lugar que abriga o maior número dessas construções. Entre os endereços que impressionam pela riqueza arquitetônica, estão o Mercado Central, com inspiração modernista, a Concatedral de San Nicolás, que data de 1600, a Casa Carbonell, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, e o prédio da prefeitura (ayuntamiento), que segue o estilo barroco.

Além do Museu Arqueológico, que guarda parte importante de toda a história da cidade, Alicante também tem bons museus de arte, como o MACA, com obras de grandes mestres como Pablo Picasso, Georges Braque e Joan Miró.

Comida

A culinária espanhola é internacionalmente conhecida e admirada por seus deliciosos pratos típicos e em Alicante não poderia ser diferente. Você vai encontrar receitas famosas a cada esquina, como paella e as famosas tapas (os petiscos espanhóis). Reza a lenda que as tapas foram criadas na cidade, para acompanhar os deliciosos vinhos produzidos na região.

Por ser um destino praiano, peixes e frutos do mar estrelam a maioria de seus pratos. O arroz também é muito presente nos menus, com variações saborosas como o arroz negro (tingido com tinta de lula), arroz de magro (com carnes magras e legumes) ou o arroz de mero y gambas (com garoupa e camarão). O ingrediente é tão importante que existem restaurantes especializados, chamados "arrocerías".

Noite

A vida noturna em Alicante é bem animada e oferece várias opções para os viajantes. Quem está atrás de diversão, mas ainda não escolheu um lugar específico, pode ir direto ao El Barrio, o antigo centro da cidade, que você vai encontrar uma enorme quantidade de baladas e bares. Para quem curte rock, vale percorrer a "Ruta de la Madera", com casas dedicadas ao gênero.

No verão, uma boa pedida é dar uma volta na marina, com bares, cafés e restaurantes à beira mar. Outra possibilidade é seguir para Santa Cruz ou para La Zona, regiões repletas de casas noturnas. Aliás, fique ligado: se estiver na cidade entre julho e agosto, aproveite para curtir o Festival Internacional de Jazz, com muita música ao vivo nos bares e casas de shows.

O que fazer

O que fazer em Alicante? Um dos mais importantes atrativos de Alicante, o Castelo de Santa Bárbara está localizado no monte Benacantil a 160 metros de altura e proporciona a vista mais bonita da cidade. Construído no século XVI, é uma das maiores fortalezas medievais da Espanha.

Aos pés do monte e junto a Explanada de España, está Postiguet, uma das belas praias de Alicante, cujas margens repletas de palmeiras servem como refúgio com sombra e ar fresco. Uma das mais procuradas, no entanto, é a San Juán, a 7 km do centro da cidade, com espaços dedicados à prática de esportes e um calçadão convidativo para caminhadas e corrida.

Para quem procura um pouco mais de sossego, a dica é dar um pulo na ilha de Tabarca, acessível de barco. Sua costa já serviu de refúgio de piratas, até que no século XVIII, o rei Carlos III construiu uma fortaleza ao seu redor, hoje considerada patrimônio histórico.

Compras

Famoso por artigos de couro e peças de cerâmica, o destino oferece várias opções para os shopaholics e cada área da cidade tem uma especialidade. Nos arredores da Avenida de Maisonnave estão concentradas inúmeras lojas, que vendem de calçados a bijuterias. Para suvenires e artesanato, faça um passeio pela Explanada de España.

A Avenida Alfonso el Sabio é outra boa pedida, com uma vantagem extra: é também o endereço do Mercado Central, onde você vai encontrar uma boa variedade de peixes, carnes, frutas e queijos, tudo bem fresquinho. Aproveite para comprar vinhos ou azeites da região, reconhecidos mundialmente por sua qualidade.

Transporte

Alicante é também o nome da província onde se situa a cidade, portanto fique atento, pois podem se referir tanto ao município quanto à província quando viajar na região. Para circular pela cidade, você pode pegar ônibus, bondes (chamados de tram), táxis ou encarar um belo passeio a pé, afinal, a cidade não é tão grande e é possível percorrê-la de cabo a rabo facilmente.

Há um cartão que integra ônibus e tram, com opção de carregar o valor de dez passes. Há pontos de parada em todas as atrações turísticas e nas regiões hoteleiras, além de linhas que percorrem a cidade durante a noite.