Washington

Washington

Centro do poder e das decisões mundiais – sem falar em "House of Cards" –, a capital dos Estados Unidos tem muito mais a oferecer além de fotos em frente à Casa Branca e ao Capitólio. Os museus, por exemplo: pense em um assunto e será difícil não encontrar algo relacionado a ele nos catorze endereços do Instituto Smithsonian no entorno do National Mall. E tem mais: tanto a gastronomia quanto a vida noturna são favorecidas pela presença de gente do mundo inteiro, sejam diplomatas ou estudantes da Universidade de Georgetown.
Washington - carrossel 1
Washington - carrossel 2
Washington - carrossel 3
Washington - carrossel 3
Washington - carrossel 4

Informações úteis: Washington

No auge do verão, em julho, chega a fazer mais que 30°C. De dezembro a fevereiro, os termômetros caem abaixo de 0°C
Inglês
Cerca de 672,2 mil habitantes
158,1 km²
(UTC -5) 1 hora atrás do horário do Brasil
Dólar Americano
+202
110 V

Cultura

Os catorze museus mantidos pelo Instituto Smithsonian no entorno do National Mall – além de outros três na região metropolitana da cidade – estão entre os melhores do país, com acervos dedicados às ciências, artes e costumes. E tudo grátis! No Air and Space Museum, um dos mais concorridos, o highlight é o módulo de comando da Apollo 11, que trouxe de volta para a Terra os primeiros astronautas a pisarem na Lua. Outro endereço, o National Museum of Natural History, faz sucesso com objetos cotidianos do Antigo Egito, fósseis de dinossauros e exposições sobre a evolução humana. Vale conhecer, ainda, o National Museum of the American Indian, instalado em um prédio belíssimo.

Duas das bibliotecas mais famosas do mundo também ficam na cidade: a Library of Congress, com 120 milhões de volumes no catálogo, e a Folger Shakespeare Library, dona da maior coleção conhecida de obras sobre o dramaturgo britânico. No Kennedy Center apresentam-se a Washington National Opera, a National Symphony Orchestra e The Suzanne Farrell Ballet.

Comida

Como em qualquer grande cidade americana, a cena gastronômica é bem variada: vai das delis e diners aos chefs badalados e restaurantes estrelados. Em Capitol Hill, advogados e juízes frequentam a chamada Barracks Row, na 8th Street; outra área movimentada é Downtown, perto da Casa Branca, onde é grande a frequência de políticos e de turistas. No verão, mesinhas são dispostas ao ar livre, de frente para o rio Potomac, em diversos endereços de Georgetown, região que agrada tanto os estudantes da universidade local quanto os moradores e visitantes de DC.

Noite

Se tiver apenas uma noite para aproveitar em DC, siga para a região da U Street, onde dá para se divertir madrugada adentro passando dos bares para as baladas, depois para as casas que promovem música ao vivo. Georgetown, como toda vizinhança universitária, reúne animação e boa quantidade de bares informais – há diversos endereços mais elegantes nos hotéis tradicionais da cidade. Outro conhecido reduto noturno, Adams Morgan tem de bares dedicados apenas ao uísque a animados karaokês.

O que fazer

O que fazer em Washington DC? Para visitar a Casa Branca, é preciso fazer um pedido formal com a ajuda da Embaixada Brasileira nos Estados Unidos. Mas o "circuito político" de Washington inclui, ainda, conhecer o Capitólio e passar por alguns dos diversos "memorials" da cidade, como as homenagens aos presidentes Lincoln e Jefferson, à Segunda Guerra Mundial e aos veteranos do Vietnã.

Além do National Mall, grande parque à beira da Constitution Avenue, outras áreas verdes que merecem ser conhecidas são o Georgetown Waterfront Park e o Theodore Roosevelt Island Park. O caprichado zoológico da capital americana também é administrado pelo Instituto Smithsonian. Para um programa diferente, pegue o metrô até a estação King St-Old Town e passe o dia em Old Town Alexandria, cidade histórica fundada em 1749.

Compras

No charmoso bairro de Georgetown, a M Street firma-se como o principal endereço de compras, com lojas de rede e butiques independentes. Adams Morgan é o distrito mais alternativo, repleto de sebos, antiquários e endereços descolados. Perto do Capitólio há um shopping diferente: a Union Station, estação de trem da cidade, com vitrines que exibem roupas, acessórios, sapatos e cosméticos. Aos fins de semana, o Eastern Market da 7th Street reúne vendedores de alimentos, vestuário, antiguidades e artesanato.

Transporte

As largas avenidas convidam a caminhadas e passeios de bike – por toda a cidade, há diversos pontos de aluguel de bicicletas. Além dos ônibus comuns, o DC Circulator percorre seis rotas específicas que levam a vizinhanças como Adams Morgan, Dupont Circle, Georgetown, U Street, Capitol Hill e National Mall. Para usar o metrô (Metrorail, ou simplesmente Metro), que funciona diariamente até meia-noite, é preciso comprar um SmarTrip, cartão recarregável.