Bournemouth

Bournemouth

Na região de Dorset, sudoeste da Inglaterra, com pouco mais de onze quilômetros de litoral e mar azulzinho, Bournemouth está entre os destinos de veraneio mais frequentados do país. E continua sendo boa pedida mesmo quando não dá praia: seus jardins, por exemplo, garantem passeios inesquecíveis e deliciosos piqueniques em meio à bela paisagem. Atividades esportivas? Escolha entre surfe, caiaque, vela. Festivais? Em outubro, cinema, teatro, música e literatura integram o cardápio do Bournemouth Arts by the Sea. O melhor de tudo? De trem, fica a menos de 2 horas de Londres.
Bournemouth - carrossel 1
Bournemouth - carrossel 2
Bournemouth - carrossel 3
Bournemouth - carrossel 4
Bournemouth - carrossel 5

Informações úteis: Bournemouth

A temperatura média anual vai de 6°C a 14,8°C – nos meses mais quentes, julho e agosto, passa de 22°C
Inglês
Cerca de 183,4 mil habitantes
520 km²
(UTC +0) 4 horas à frente do horário do Brasil
Libra Esterlina
+1202
220-240 V

Cultura

Merton Russell-Cotes, ex-prefeito de Bournemouth, deu à sua mulher, Lady Annie, um presente e tanto em 1901: uma mansão vitoriana com vista para o mar. Transformada no Russell-Cotes Art Gallery & Museum, a esplêndida casa conserva o mobiliário da época e reúne coleções de pinturas e esculturas. Aos sábados (11h), quartas e quintas-feiras (11h e 14h), uma visita guiada conta a história do casal e da residência – também há tours que revelam os bastidores da instituição e mostram as obras-primas do acervo.

Para espetáculos ao vivo, os principais palcos da cidade são o Bournemouth International Center (BIC) e o Pavilion Theatre, que recebem apresentações de música erudita, shows de rock e peças musicais, por exemplo. Bem pertinho, na cidade vizinha de Poole, o Lighthouse Poole’s Centre for the Arts também tem programação variada de artes.

Comida

Um tentador aroma de fish and chips, o tradicional peixe com batata frita britânico, parece despertar o apetite de quem circula pelas ruazinhas da cidade – e o mar ainda fornece camarões, lagostas, ostras e outras delícias para abastecer diversos restaurantes locais, muitos deles com vista para o litoral. A região de Dorset, onde fica Bournemouth, também é conhecida pela qualidade das carnes bovina, suína e ovina. Casas de culinária italiana, indiana, libanesa, indonésia e mexicana podem ser encontradas em vizinhanças como Winton e Charminster. Clássico da Inglaterra, o chá da tarde vem acompanhado por scones, sanduíches e geleias.

Noite

A vibrante cena noturna local agrada diversos tipos de público. Para juntar-se aos moradores em bares com música ao vivo ou se acomodar em um café acolhedor, boas pedidas são as regiões de Boscombe e Southbourne. Westbourne tem pubs aconchegantes e no Triangle, o "triângulo" de ruas centrais, há vários bares e baladas para o público LGBTQA+. Boa notícia para os baladeiros: às sextas e sábados, as linhas N1 e N2 dos ônibus que passam por Bournemouth e por Poole rodam a noite inteira.

O que fazer

O que fazer em Bournemouth? Quando os termômetros sobem, todo mundo corre para a praia. Boscombe tem estrutura completa, com vestiários, chuveiros e charmosas casinhas de madeira – os beach pods, inaugurados no começo do século XX – que podem ser alugadas por dia ou por semana. Na areia, tem jogo de vôlei. Na água, surfe, stand-up paddle, caiaque e vela, entre outros esportes. Mas nem o frio afasta os moradores da orla: de outubro a abril, por exemplo, muita gente aproveita para correr com o cachorro na areia (nos demais meses do ano, a prática é proibida).

Outro programa agradável é passear pelo Alum Chine Gardens, um parque com vista para a praia, área infantil (o tema é "A ilha do tesouro", livro escrito por Robert L. Stevenson) e jardim tropical. No Oceanarium, pinguins, crocodilos, cavalos-marinhos e peixes-palhaço divertem os visitantes.

Compras

É uma delícia caminhar sem pressa por The Square, The Triangle, Commercial Road e Old Christchurch Road, as principais vias comerciais da região central, que têm trânsito exclusivo para pedestres. Em meio a cafés, restaurantes e lojas de departamento, dá para descobrir diversas butiques e o variado comércio local. Na época do Natal, a área recebe um mercado em estilo alemão, repleto de guloseimas, artesanato e objetos para presente. E durante o ano todo, sempre às quintas-feiras e sábados, o Boscombe Market reúne barraquinhas com alimentos, roupas, bolsas e bijuterias, entre outros produtos.

Transporte

Dá para fazer muita coisa a ou de bicicleta, mas um eficiente sistema de ônibus percorre toda a cidade – o passe diário dá direito a usar o transporte também nas vizinhas Poole e Christchurch. Trens para Londres e diversos outros locais do país chegam e saem das estações central, Pokesdown e Branksome. Dos municípios de Poole e Portsmouth, ao lado de Bournemouth, partem ferries que atravessam o Canal da Mancha em direção ao continente europeu.