Londres

Londres

Clássica e moderna, divertida e estilosa!

Assim é Londres. Seja para um intercâmbio ou para qualquer outro objetivo, não importa se é a primeira ou a 11ª vez em que você está na cidade. A capital inglesa sempre tem algo novo a oferecer aos seusvisitantes.

Museus promovem exposições temporárias imperdíveis, a cena gastronômica se renova a cada estação, e a todo momento há peças novas em cartazno país de William Shakespeare.

Algumas coisas, contudo, não mudam nunca, e isso é ótimo: palácios abertos à visitação, atrações históricas, coleções de arte, vida noturna vibrante. Não é por acaso que Londres, sede da monarquia britânica, atrai tanta gente do mundo inteiro em busca de passeio, diversão, estudo e trabalho.

Londres - carrossel 1
Londres - carrossel 2
Londres - carrossel 3
Londres - carrossel 4
Londres - carrossel 5

Informações úteis: Londres

Em julho e agosto (verão), os termômetros passam de 23°C; em dezembro e janeiro (inverno), podem cair a 3ºC ou menos. Chove mais de outubro a janeiro.
Inglês
Cerca de 9,5 milhões de habitantes
1,5 mil Km²
+4h do Brasil
Libra esterlina
+ 4420
220-240 V

Cultura

Prepare-se para uma maratona cultural possível de ser feita apenas em poucas cidades do mundo. O British Museum, sozinho, já vale a viagem: dentre suas preciosidades estão a Pedra de Roseta, que permitiu desvendar os hieróglifos egípcios, as esculturas do Partenon, originárias da Grécia, e esculturas do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas da Antiguidade. Também imperdível é o Natural History Museum, com galerias sobre dinossauros, pedras preciosas e o corpo humano, entre outros temas. Orgulho londrino, o V&A – Victoria and Albert Museum – reúne fabulosas coleções de cerâmicas, pinturas, joias, roupas e outros objetos do cotidiano, incluindo um pitoresco órgão indiano de 1793, movido a manivela, que tem a forma de um tigre no ataque a um homem.

Uma das principais instituições culturais de Londres é a Tate, com dois endereços: Tate Modern, com acervo de arte moderna e contemporânea, e Tate Britain, dedicada à arte britânica desde o século XVI. Em Trafalgar Square, a National Gallery oferece um panorama artístico que vai da arte medieval a quadros impressionistas. Vizinha a ela fica a National Portrait Gallery, especializada em retratos na forma de pinturas, esculturas e fotografias. A família real está lá, assim como diversos artistas, políticos e atletas. Outra maneira de "conhecer" celebridades é ver e tirar fotos com as estátuas de cera do museu Madame Tussauds.

Comida

Já se falou muito mal da comida da Inglaterra: insossa, repetitiva, sem graça. Em Londres, porém, essa percepção virou passado para muita gente. Até o tradicional e comum fish and chips, peixe com batata frita, hoje é feito com mais atenção – e sabor. Dos carrinhos de rua aos endereços mais requintados, a culinária londrina reflete a diversidade cultural e étnica da cidade. Tem comida sul-africana, austríaca, taiwanesa, turca, coreana, italiana e, por todo canto, indiana e chinesa. Experiência única: participar do chá da tarde em um dos hotéis mais chiques, com direito a um festival de sanduichinhos, scones e bolinhos.

Noite

Covent Garden, Camden, Mayfair, Soho... Não importa a região da cidade, sempre haverá uma balada bombando: basta escolher se você quer dançar ao som de rock, hip hop, salsa ou eletrônico, entre vários outros gêneros musicais. Se a ideia é curtir um teatro, seu destino é o West End, a chamada "Theatreland", com mais de quarenta endereços onde há desde peças de Shakespeare até musicais da Broadway em cartaz. Entre pubs centenários, bares descolados, clubes de comédia e shows variados, de segunda a segunda existe o que fazer na vibrante noite londrina.

O que fazer

O que fazer em Londres? Do alto dos 135 metros da London Eye, a roda-gigante à beira do rio Tâmisa, dá para ter uma ideia da quantidade de lugares incríveis que é possível visitar na cidade. Do outro lado do rio, ficam as Houses of Parliament, sede do governo britânico, o icônico Big Ben e a Westminster Abbey, igreja de 700 anos que recebe as cerimônias de coroação dos monarcas e onde estão enterradas personalidades do calibre de Isaac Newton e Charles Darwin.

É quase obrigatório, também, passar pelo Buckingham Palace, e ver, pelo menos, a troca da guarda – só dá para visitar alguns cômodos do palácio durante as oito semanas, no verão, em que a família real está fora da cidade. A quase milenar Torre de Londres pode ter um passado sombrio como prisão e local de execuções, mas é um excelente lugar para conhecer a vida medieval e ainda ver as joias da coroa britânica. Por fim, reserve um dia para explorar algum parque da cidade, como o Hyde Park, o Kew Gardens ou o Kensington Palace Gardens.

Compras

Londres tem um respeitável histórico fashion: da cidade saíram, por exemplo, a minissaia e a moda punk. A principal via de compras é a Oxford Street, com mais de 300 lojas de perfis e preços variados enfileiradas uma atrás da outra. Outras áreas para serem exploradas são a Regent, a Bond e a Carnaby Streets, a King's Road e Covent Garden. Reserve algum tempo, também, para percorrer os divertidos mercados de rua da cidade, com banquinhas que vendem desde roupa moderna ou usada, chapéus e echarpes até antiguidades, brinquedos e bugigangas variadas. Entre os mais famosos e concorridos estão Portobello Road, Camden Market e Spitafields.

Transporte

O sistema de transportes londrino tem dois ícones inconfundíveis: os ônibus vermelhos de dois andares, em circulação mesmo durante a noite, e os táxis pretos, os "black cabs", com motoristas que sabem tudo sobre a cidade – é preciso passar em um teste de conhecimento para poder dirigir os carros. Mais do que meros meios de locomoção, ambos merecem ser conhecidos até como atrações turísticas. Para transitar de forma mais rápida, porém, pode ser conveniente usar o metrô, chamado de "tube", com linhas que levam a praticamente todos os pontos de interesse locais.