Lisboa

Lisboa

Depois de um passado glorioso, Lisboa se reinventou e hoje é vista como uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo. Embora tenha mudado muito nos últimos anos, com antigos palácios cedendo lugar a prédios modernos e os tradicionais bondes amarelos sendo substituídos por veículos mais rápidos, ainda restam lugares que guardam com cuidado a alma portuguesa de antigamente. Um exemplo é Alfama: as escadinhas e vielas medievais, as roupas que balançam nos varais improvisados das janelas, o aroma de sardinhas assadas e as casas de fado dão a impressão de que o tempo parou nesse bairro.
Lisboa - carrossel 1
Lisboa - carrossel 2
Lisboa - carrossel 3
Lisboa - carrossel 4
Lisboa - carrossel 5

Informações úteis: Lisboa

Invernos curtos e amenos, com mínimas em torno de 8°C. Os verões são quentes, com temperaturas chegando facilmente aos 28°C
Português
Cerca de 550 mil habitantes
100 km²
(UTC +0) 4 horas à frente do horário do Brasil
Euro
+21
230 V

Cultura

Há, pelo menos, dois passeios muito interessantes. O primeiro é o Museu Nacional de Arte Antiga, que oferece uma coleção de 40 mil peças reunindo desde esculturas e mobiliário até iluminuras e pinturas. Um dos destaques é o tríptico "Tentações de Santo Antão", do pintor holandês Hieronymus Bosch. O segundo é a Fundação Calouste Gulbenkian. Criada em 1956 graças à generosidade de um mecenas lisboeta de origem armênia, possui uma orquestra, bibliotecas, salas de espetáculos e dois museus – de arte antiga e contemporânea, com 6 mil obras em seu acervo.

Outro prédio que merece a visita é o Mosteiro dos Jerónimos. Erguido em memória de Vasco da Gama, em 1496, é uma obra-prima da arquitetura barroca portuguesa. Abriga o túmulo de vários reis e heróis nacionais, entre eles o de Luís Vaz de Camões.

Comida

Vários restaurantes servem pescados e frutos do mar, mas também há boas receitas vindas das antigas colônias, como Brasil, Moçambique e Goa. O bacalhau é o prato tradicional da cozinha portuguesa e diversos endereços de Lisboa servem a especialidade, de casas luxuosas a tascas de bairros. E não dá para visitar a cidade sem provar os deliciosos doces típicos, muitos deles feitos com ovos e amêndoas. Um dos mais famosos é o pastel de Belém, massa folhada recheada com nata.

Noite

Ao anoitecer, siga para a Alfama, o bairro mais antigo da capital, para conferir um show de fado: o gênero musical nascido em Lisboa é tão português quanto a saudade. No dia seguinte, para saber mais sobre a música, visite o Museu do Fado, que é bem próximo ao bairro.

O Bairro Alto reúne um público eclético que faz o esquenta nos bares da região antes de continuar a noite em uma das baladas no Cais do Sodré. Essa área à beira do rio Tejo costumava abrigar prostíbulos e lojas de pesca; graças a uma revitalização recente, os armazéns e casarões antigos agora abrigam restaurantes, bares e baladas.

O que fazer

O que fazer em Lisboa? Lisboa é uma cidade agradável para conhecer a pé – mesmo com as ladeiras típicas no bairro do Chiado, um dos mais movimentados. As grandes avenidas estão pontilhadas de cafés e patisserias, convidando a paradas estratégicas para saborear as delícias locais. Em Alfama, ficam duas atrações muito bacanas: a Igreja de Santo António, erguida em 1787, e o Castelo de São Jorge. Construída pelos muçulmanos no século XI, a fortificação preserva onze torres e elementos característicos dos prédios militares da época. Do mirante Ulisses tem-se uma visão espetacular de toda a cidade.

Para ir ao Bairro Alto, basta pegar o elevador Santa Justa, construído pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (o mesmo da torre de Paris). Por uma pequena quantia pode-se subir até o topo da colina onde fica o Monastério do Carmo. O telhado e outras seções do prédio foram destruídos pelo terremoto de 1755, mas as ruínas que sobreviveram servem como cenário para concertos durante o verão e ainda abrigam um museu arqueológico.

Compras

Na região da Baixa, tida como o coração de Lisboa, fica a principal área de comércio da cidade. Da Praça do Comércio até o início da avenida da Liberdade, lojas tradicionais convivem lado a lado com marcas internacionais – e a melhor maneira de conhecer a região é a pé. Se o tempo estiver ruim, o centro comercial Armazéns do Chiado ou um dos vários shopping centers são as melhores opções. Quem procura antiguidades deve ir ao Bairro Alto ou ao mercado de pulgas Feira da Ladra, que acontece às terças e aos sábados.

Transporte

Para fugir do trânsito intenso, vale explorar a o compacto centro de Lisboa. Algumas rotas dos "eléctricos" (bondes) passam por pontos turísticos – como a de número 12, que percorre a Alfama. Fácil de entender, o metrô tem estações com interessantes coleções de arte contemporânea; uma delas é a Marquês de Pombal. Ônibus percorrem toda a cidade em um sistema dividido por zonas. E os elevadores Baixa e Castelo, por fim, levam passageiros até a parte alta da cidade.

Mais opções de cidades