A Espanha de pulmões mais limpos

Publicada em: 17/01/2011

Desde janeiro de 2011, quem visita Madri, assim como toda a Espanha, já pode respirar um ar mais limpo e puro. A população espanhola e os turistas andam a plenos pulmões graças à nova lei antifumo que entrou em vigor no país.

Agora, ficou proibido fumar em espaços públicos fechados (bares, cafés e restaurantes, por exemplo) e alguns abertos, como parques e no entorno de hospitais e escolas. Antes, o veto ao fumo só ocorria em locais de trabalho, nos transportes públicos e nas lojas.

Quem desrespeitar a nova legislação – e isso inclui os fumantes e proprietários de estabelecimentos – pode tomar uma pesada multa, de 30 a 60 mil euros.  Para alegria de muitos, é o fim dos cinzeiros e da névoa de fumaça nas baladas.

Os viajantes brasucas que fumam não terão tanta dificuldade em se adaptar ao apelo espanhol de “no smoking”. Afinal, alguns estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, já adotaram banimento semelhante ao tabaco há mais tempo.

O cigarro sempre foi um hábito enraizado na cultura hispânica, sobretudo se acompanhado de uma cerveja ou um bom café com leite.  Dados do Ministério da Saúde espanhol dão conta que 30% da população local são de fumantes. Mesmo assim, a lei antitabagista na Espanha passou a ser aceita como um estímulo à saúde de todos e ao bem-estar coletivo. Viva o ar e os pulmões limpos!

< voltar


Leia Mais

Outros artigos ver lista completa