Aprenda a jogar futebol gaélico

Publicada em: 11/11/2008

Assim como os vizinhos ingleses, os irlandeses também são adoradores de esportes. Umas das modalidades mais tradicionais no país é o futebol, mas não o que nós, brasileiros, estamos acostumados a ver e a jogar.

Trata-se do futebol gaélico, uma versão que mistura o futebol convencional com rúgbi, com times de 15 jogadores, uma bola redonda que pode ser levada na mão por uma distância de quatro passos, e um gol de traves altas em forma da letra H.

As partidas têm duração de 60 minutos, divididas em dois tempos de 30. Há também um goleiro que, como no futebol, utiliza uniforme diferente do resto da equipe. As regras modernas do jogo foram definidas em 1887.

O principal torneio de futebol gaélico é chamado All-Ireland Senior Football Championship. Participam da competição tanto times da República da Irlanda, como da Irlanda do Norte, região da ilha que ainda pertence ao Reino Unido, mas conta com sua própria seleção.

Quarto maior estádio da Europa, o Croke Park é a principal sede da modalidade e vive lotado em dia de jogos. O lugar é ainda palco de outro esporte nacional da Irlanda, o hurling, uma espécie de hóquei na grama.

Golfe, arremesso, ciclismo, esqui aquático, vela, remo e canoagem são outras modalidades bastante praticadas nesse país. A Irlanda também ostenta forte reconhecimento em esportes de campo, como caça, tiro, pesca e eventos eqüestres (salto e corrida de cavalos). Os rios Liffey, Tolka e a Baía de Dublin são os cenários prediletos dos atletas campestres.

A bela paisagem natural faz valer qualquer esforço e suor!


Leia Mais

Outros artigos ver lista completa