Suas origens remontam à época do Império Romano, quando Beja era chamada de Pax Julia – um sítio arqueológico com vestígios desse período começou a ser escavado em 2009. Em meio à região do Alentejo, no sul de Portugal, próxima de planícies agrícolas e campos de girassóis, a cidade tem arquitetura preservada, diversos patrimônios culturais e boas opções de cultura e lazer. Sem falar na diversificada culinária regional, com delícias como açorda, favas guisadas, ensopado à pastora, queijadas e toucinho-do-céu.
O Mochilão® CI é a melhor opção para conhecer diversas cidades ou até mesmo países em uma só viagem, com hospedagem, transporte, passeios, e tudo o que você precisa para viajar com conforto, economia e segurança.
Você poderá escolher entre as muitas opções de roteiros montados por nossos especialistas fazer os seu Mochilão pela Europa, América do Sul ou do Norte, Ásia ou Oceania.
Não deixe de viver uma experiência como essa.
A melhor opção para conhecer diversas cidades ou países em uma só viagem com hospedagem, transporte, passeios e segurança.
Na CI, você encontra passagens aéreas para países no mundo todo, com excelentes preços em mais de 40 companhias.
Fazendo um Curso ou Estágio no exterior com a CI, você tem direito a Passagem Aérea de Estudante! São passagens com valores mais baixos e vantagens exclusivas, disponíveis para os mais variados destinos do mundo.
Viaje para o mundo todo com excelentes preços em mais de 40 companhias. Compre online!
Reserve seu albergue em qualquer parte do mundo, de forma rápida e prática.
Alugue um carro com a CI e tenha mais liberdade para curtir a sua viagem.
Para entender a cultura e a história locais, vale começar o passeio por uma visita ao Museu Regional, instalado no Convento da Conceição – o interior do prédio, com azulejos e afrescos nos tetos e nas paredes, já vale a visita. A ala dedicada à arqueologia reúne objetos da época romana e da conquista árabe. Na Igreja de Santo Amaro fica o Núcleo Visigótico da instituição, com peças dos séculos V a VIII, quando Beja foi ocupada pelos visigodos.
Esculturas, maquetes e desenhos formam o acervo do Museu Jorge Vieira, com obras doadas à cidade pelo próprio autor, importante artista português do século XX conhecido por criar figuras em terracota. Na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres foi instalado o Museu Episcopal, com pinturas, esculturas e peças de arte decorativa que pertenciam a antigos conventos e mosteiros da região de Beja.
Queijos de ovelha e de cabra, linguiça do Baixo Alentejo, paio de Beja, mel do Alentejo e presunto de Barrancos são algumas delícias produzidas e distribuídas na região. Nos restaurantes, predomina a culinária tradicional, de influência mediterrânea, com pratos como açorda (tipo de sopa feita com pão), favas guisadas, ensopado à pastora (com carne de cordeiro), queijadas e toucinho-do-céu (espécie de bolo com amêndoas e gemas de ovos).
O centro histórico concentra a maior parte do entretenimento. Há desde pubs mais informais, onde dá para acompanhar partidas de futebol pelas TVs, até bares com música ao vivo – em um deles, próximo do Castelo, qualquer pessoa pode se candidatar a tocar um dos instrumentos deixados à disposição no local.
O que fazer em Beja? A primeira parada é o Castelo de Beja, antiga fortaleza militar do século XIV que tem a torre de menagem – lugar de defesa e antiga prisão – mais alta de Portugal, com cerca de 40 metros de altura. Feita de mármore e com 184 degraus, oferece a melhor vista panorâmica da região. Siga, então, para a Praça da República, onde vale reparar nos edifícios erguidos em estilo manuelino, no pelourinho do século XVI e na Igreja da Misericórdia, de feitio renascentista. Outros templos que merecem ser conhecidas incluem a Matriz de Santa Maria da Feira e a Igreja Nossa Senhora do Pé da Cruz.
A cerca de 10 quilômetros da cidade fica a "villa" romana de Pisões, um sítio arqueológico descoberto em 1967 – é preciso agendar a visita. Calcula-se que o local tenha sido ocupado entre os séculos I a.C. e IV d.C. e ainda é possível ver detalhes como os mosaicos que decoravam a propriedade e a barragem que ajudava a servir a casa de água.
O forte são os produtos locais, como artesanato de metal, madeira, chifre e cortiça, além de rendas e bonecas de pano. Também vale dar uma olhada nos alimentos preparados na região, como queijos, embutidos (chamados de "enchidos", em português de Portugal), azeites, doces, pães e biscoitos. No primeiro sábado de cada mês, Beja recebe um divertido e movimentado mercado ao ar livre: a Feira de Velharias.
Dá para conhecer muita coisa a pé, mas também existem ônibus e táxis para percorrer trajetos mais longos. Embora o uso de bicicletas ainda não esteja tão enraizado na cultura local, Beja oferece alguns lugares para alugar, inclusive as elétricas. A linha férrea, inaugurada em 1864, liga a cidade a diversas localidades portuguesas, inclusive Lisboa.
Verifique a validade do seu passaporte e dos vistos, caso você vá passar por algum país que exija a autorização. A validade do documento varia de acordo com o lugar, e a contagem é feita a partir da data de retorno. E mantenha uma cópia das duas primeiras páginas do passaporte, já que em caso de extravio isso pode facilitar os trâmites burocráticos.
Leve uma pequena quantidade de moeda local em espécie e o restante no CI Travel Money, que é mais seguro e prático. Lembre-se que, dependendo do seu roteiro, você pode passar por países que usam moedas diferentes. E deixe seu cartão de crédito apenas para emergências. Assim, você evita surpresas com o câmbio quando a fatura fechar.
É importante levar um kit com medicamentos básicos como analgésico, antigripal, remédio para enjôo, cólica, ressaca e má digestão. Não se esqueça de levar também seus remédios de uso contínuo na quantidade necessária para o período que você ficará no destino, já que pode ser difícil conseguir algumas medicações sem passar por um médico local.
Escolha uma cidade e saiba mais sobre a cultura, passeios, comida, custo de vida e outras informações do destino desejado:
Ensino Médio nos EUA: Saiba tudo
Fazer o Ensino Médio nos EUA é o sonho de todo adolescente, não é mesmo? Mas saiba que há bastante diferença entre escolas públicas e privadas por lá e, inclusive, com a nossa ideia de escola pública...
Ir para o blog