Publicada em: 12/08/16

Abipe realiza palestra em Criciúma para discutir o processo de internacionalização das empresas

A organização sem fins lucrativos busca novas parcerias com empresas e universidades brasileiras que querem receber estudantes de outras nacionalidades para estágios

Com a valorização do dólar americano e do euro, o Brasil é um país cada vez mais interessante para os estudantes estrangeiros que pensam em fazer um estágio profissional em empresas ou instituições de ensino nacionais. A Abipe – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, em parceria com a CI Experience Brazil - unidade de negócios da CI – Intercâmbio e Viagem responsável pela operação de programas para  estrangeiros, realiza no próximo dia 15 de agosto, uma palestra sobre internacionalização das empresas em Criciúma. O evento pretende mostrar as vantagens de abrir as portas para estagiários estrangeiros qualificados.

De acordo com a gerente da CI Experience Brazil, Nayara Lopes, o objetivo é fazer parcerias com novas empresas e universidades e assim ampliar o número de vagas ofertadas e receber mais estudantes estrangeiros. “Ao receber esses estagiários, os principais objetivos das companhias são: proporcionar a troca de conhecimentos com os funcionários brasileiros e a realização de projetos visando a prospecção de mercados no exterior onde a empresa pretenda atuar”, explica Nayara.

A Associação oferece prestação de serviços completa às organizações que queiram abrir espaço para estagiários estrangeiros. “Cuidamos desde a divulgação da vaga no exterior, em mais de 90 países, nos cinco continentes, até a pré-seleção dos candidatos, de acordo com perfil desenhado pela empresa. Também auxiliamos na preparação de documentos para a obtenção do visto apropriado de entrada no Brasil e auxiliamos na busca por moradia, tanto em residências estudantis, como em casas de famílias brasileiras interessadas em receber estrangeiros para troca de cultura e aprendizado de outro idioma”, esclarece a diretora da Abipe, Paula Prado.

A Abipe é ligada à organização mundialmente conhecida Iaeste (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience), uma associação internacional responsável pelo intercâmbio de estudantes em busca de estágios remunerados.  “Desde 1982, a Abipe - em parceria com a CI- Intercâmbio e Viagem, gerencia o programa aqui no Brasil. Nesses 34 anos, a entidade foi responsável pela mobilização internacional de cerca de 15.000 estudantes universitários. Oferecemos oportunidades de estágio internacional remunerado a mais de 7.000 estudantes brasileiros. E recebemos número equivalente de estudantes estrangeiros, de 58 diferentes nacionalidades, para práticas remuneradasem empresas e laboratórios de instituições de ensino”, conclui Paula.

A palestra é organizada em parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina -  SATC e com a Faculdade Esucri, com apoio da UNQ Import Export.

SERVIÇO:

Local: Associação Empresarial de Criciúma

Data e Horário: 15 de agosto – das 15h às 17h

Endereço: Rua Ernesto Bianchini Góes, 91 – Próspera

Sobre a CI

CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 27 anos de história, a agência já expandiu para 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com quase 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2014, foram cerca de 80 mil.  A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. A CI também possui um mundo de experiências com as empresas que fazem parte do grupo, como a CI Experience Brazil, responsável pelos programas incoming – que trazem estrangeiros para o Brasil; a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a Xcape, focada em viagens para universitários. A empresa foi  eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e também recebeu o  prêmio Top of Mind, por ser a  empresa de  intercâmbio mais lembrada pelos paulistanos.