Publicada em: 15/07/10

CI dá dicas para o viajante a não fazer feio no exterior

Informações são fundamentais para evitar problemas durante uma viagem a outro país

A CI, maior e melhor* empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, há 21 anos preocupa-se em oferecer o mais seguro em viagens para adolescentes, jovens e adultos. A empresa tem programas de intercâmbio que atendem a todos os públicos e a todos os gostos, independente da idade ou objetivo.

Para ter uma ideia, somente para curso de idioma, a empresa opera em mais de 25 países. Com tantas opções assim, é natural que o viajante tenha algumas dúvidas sobre os costumes e a cultura do local escolhido para estudar ou fazer turismo. Celso Garcia, sócio-diretor da CI, ressalta a importância de se informar com antecedência sobre a cultura da região que pretende visitar. “O que é comum para um brasileiro pode não ser para um americano ou um europeu. O viajante deve tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas e não cometer gafes,” destaca.

Pensando nisto, a CI preparou algumas dicas que irão ajudar o viajante a fazer bonito no exterior:

ü      Escolha um país que tenha mais a ver com seu estilo. É importante analisar questões como clima, cultura e receptividade com turistas;

ü      Verifique quais são os costumes sociais e religiosos dos países que for visitar. É importante procurar se adequar aos locais;

ü      Roupas muito curtas ou decotes podem chocar a população local;

ü      Em alguns países, o banho deve ser rápido, o almoço tem intervalos para a sesta e o jantar acontece cedo (entre 17 e 19h). Portanto, fique atento ao relógio;

ü      Cuidado com manifestações públicas de afeto em países muçulmanos. Também verifique qual a forma do cumprimento social em outros países, pois muitas culturas são mais reservadas do que a brasileira e evitam, por exemplo, o contato físico. Lembre-se: nós brasileiros gostamos de beijos e abraços;

ü      Pessoas mal intencionadas existem em qualquer lugar do mundo, portanto, tenha cuidado com seus pertences e sua integridade física;

ü      Não deixe de fazer um seguro de saúde internacional e leve remédios bem identificados, acompanhados do receituário médico;

ü      Ao fazer as malas, evite levar muita coisa. Há a questão do limite de peso e é importante reservar espaço para as compras e as bagagens extras, por conta disso. Se o local for frio, leve o necessário para se aquecer, mas deixe para comprar casacos mais pesados por lá;

ü      No momento de apresentar a documentação, informe-se sobre todas as questões burocráticas que não poderão ficar de fora;

ü      Na imigração, é importante cautela com tudo o que disser. Mantenha uma postura adequada e seja objetivo, diga que está no país para estudar;

Com essas dicas, é só arrumar as malas e preparar-se para conhecer um mundo novo e aprender muito!

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

* Eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a melhor operadora de intercâmbio VT em 2009.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui cerca de 70 lojas e, em seus 21 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa. Para mais informações acesse WWW.ci.com.br