Publicada em: 19/06/09

CI dá dicas para quem pretende fazer intercâmbio

Informações podem ser usadas como um manual para o intercambista

São Paulo, 18 de junho de 2009 – A decisão de realizar um intercâmbio passa por várias etapas, desde quando ir, quanto tempo ficar, qual país escolher a qual tipo de acomodação adotar durante o período do curso. Muitos também são os tipos de programas oferecidos no mercado, que podem atender à necessidade de qualquer perfil ou idade. A CI, maior empresa de intercâmbio e turismo para jovens, está há 20 anos no mercado oferecendo o que há de melhor e mais seguro em viagens de intercâmbio para adolescentes, jovens e adultos.

Somente para curso de idioma, a CI opera em mais de 25 países. Com tantas opções assim, é natural bater aquela dúvida sobre os costumes e a cultura do local escolhido para estudar. A gerente de intercâmbio da CI, Luiza Vianna, informa algumas dicas de como se portar antes e durante uma viagem de intercâmbio:

 Escolha um país que tenha mais a ver com seu estilo e jeito de viver. É importante analisar questões como clima, cultura e receptividade com turistas;
 Verifique quais são os costumes sociais e religiosos dos países que for visitar. É importante procurar se adequar aos locais;
 Cuidado com manifestações públicas de afeto em países muçulmanos. Verifique qual a forma do cumprimento social em outros países, pois muitas culturas são mais reservadas do que a brasileira e evitam, por exemplo, o contato físico;
 Ao fazer as malas, evite levar muita coisa. Há a questão do limite de peso e é importante reservar espaço para as compras e as bagagens extras, por conta disso. Se o local for frio, leve o necessário para se aquecer, mas deixe para comprar casacos mais pesados por lá;
 No momento de apresentar a documentação, informe-se sobre todas as questões burocráticas que não poderão ficar de fora;
 Na imigração, é importante cautela com tudo o que disser. Mantenha uma postura adequada e seja objetivo, diga que está no país para estudar;

Com essas dicas, é só arrumar as malas e preparar-se para conhecer um mundo novo e aprender com ele.

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo (11) 3677-3600, ou acesse www.ci.com.br.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui mais de 60 lojas e em seus 20 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa.