Publicada em: 24/06/10

CI dá dicas para você embarcar com tranqüilidade

Alguns pequenos cuidados podem evitar transtornos na hora da despedida

A CI, maior e melhor* empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, há 21 anos preocupa-se em oferecer o mais seguro em viagens para adolescentes, jovens e adultos. A empresa tem programas de intercâmbio que atendem a todos os públicos e a todos os gostos, independente da idade ou objetivo.

São cursos de idiomas, programas profissionalizantes e cursos em universidades, que vão desde graduações a extensões. Há, ainda, programas de trabalho no exterior, sendo estes trabalho remunerado ou trabalho voluntário, além da opção de estágios. Para os adolescentes também não faltam opções de lazer e aprendizado. Os que gostam e tem habilidade com crianças podem optar pelo programa Au Pair.

Mas seja qual for a escolha, o primeiro passo é sempre o mesmo para todos: o embarque! Para garantir tranqüilidade e conforto e evitar que alguma situação estrague o importante momento da despedida, a CI dá dicas importantes. Confira:

ü      Medicamentos: Se tiver tomando algum medicamento, leve a quantidade necessária para a viagem. Nos casos de medicamentos vendidos sob prescrição médica, é necessária que a receita em inglês faça parte de seus documentos de viagem.

ü      Bagagem: O peso permitido para bagagem varia de acordo com a companhia aérea, mas esta informação pode ser vista com um consultor CI. Não esqueça de identificar todas as malas com endereço e telefone e retirar todas as identificações de outras cias aéreas de viagens anteriores. Evite transtornos durante o manuseio da bagagem no aeroporto e a mantenha sob vigilância. Nunca peça a desconhecidos para tomar conta de seus pertences e nunca aceite pedido de estranhos para transportar qualquer tipo de encomenda. Evite sair do Brasil já no seu limite de bagagem, pois, ao retornar os limites serão os mesmos e, desta forma, você precisará pagar pelo transporte dos extras adquiridos durante a sua estadia.

ü      Bagagem de mão: Para a bagagem de mão é permitido 5 kg e a dimensão total não deve exceder 1,15 cm, mas isso pode variar dependendo da cia. aérea. É bom lembrar que o espaço correspondente à sua bagagem dentro da aeronave é pequeno. Deixe uma troca de roupa e seus documentos nessa bagagem. Não coloque nenhum objeto cortante (alicate de unha, tesoura, gilette, etc) e nada líquido, pastoso ou cremoso (xampu, pasta de dente, condicionador, perfumes etc). Estes utensílios devem ser levados na mala que será despachada no check-in ou, dependendo do frasco, em sacos plásticos do tipo ‘ziploc’ transparentes. Verifique a quantidade permitida com um consultor CI.

ü      Objetos de valor: Se estiver levando objetos de valor, é melhor não colocá-lo na mala que será despachada. Leve-o com você em um porta-dólar, ou na mala de mão. Caso precise despachar, a maioria dos aeroportos oferece serviço de revestimento plástico para proteger a bagagem contra violação. Evite viajar com jóias e objetos de valor.

ü      Chegando lá: Não se preocupe se, ao aterrissar, você enfrentar alguns sintomas como desorientação, fadiga, irritabilidade, insegurança, saudade de casa, nervosismo. Estes são apenas alguns sinais de quem está enfrentando o cansaço da viagem e ajustando-se ao novo fuso horário. Mantenha a calma na hora de passar pela imigração, concentre-se para responder as perguntas e, se solicitado, mostre documentos que comprovem seu retorno ao Brasil após o período de estudos, confirmação de acomodação,
seguro de viagem e passagem de volta, além recursos suficientes para
permanecer no país.

ü      Adaptação cultural: Você certamente já ouviu a expressão 'impacto cultural'. Ela define o que acontece quando uma pessoa é retirada do seu ambiente, vida e hábitos a que está acostumada desde a infância, e é levada para um novo meio, enfrentando costumes e situações diversas. Talvez isso aconteça com você, mas não se assuste! O impacto cultural é mais do que natural e tem também seu aspecto positivo. Passando o primeiro contato, com um pouco de compreensão, paciência, desejo de aprender e integrar-se, tal condição será facilmente superada.

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

* Eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a melhor operadora de intercâmbio VT em 2009.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui cerca de 70 lojas e, em seus 21 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa. Para mais informações acesse WWW.ci.com.br