Publicada em: 07/07/10

CI lança novos projetos para o programa de trabalho voluntário na África do Sul

As opções englobam tarefas de preservação da vida selvagem e do meio ambiente, além de atividades e trabalhos sociais com comunidade e crianças

A CI, maior e melhor* empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, lança mais nove projetos para o programa de trabalho voluntário na África do Sul. Para aqueles que gostam de animais, se interessam não só pela vida selvagem, mas também pela flora africana e desejam contribuir socialmente, a CI preparou projetos especiais. Confira as novas opções:

No projeto Lion Park o participante irá dedicar-se a atividades ligadas aos cuidados com os leões e com o ambiente, incluindo a alimentação dos animais adultos e filhotes, cuidados básicos aos felinos, interação com o público visitante, manutenção do local de trabalho e das trilhas, além da observação e estudo do comportamento dos animais.

Já o Wild Life Conservation é voltado à conservação ambiental e animal da região de Wild Coast. Neste programa, o viajante irá participar de atividades como visita aos santuários animais, coleta de dados para pesquisa, monitoramento e observação de animais em risco de extinção, identificação e mapeamento de espécies vegetais ameaçadas. Também poderá trabalhar na reabilitação e preservação de rios e mananciais locais.

O Bush & Beach é um projeto que concilia um período na região de Kei Kubushi Canyon e outro na região de Plettenberg Bay, ambas na África do Sul. Na primeira etapa, o participante trabalhará na preservação ambiental e animal, enquanto que na segunda, irá colaborar com pesquisas e coletas de dados, atuando na preservação no litoral. Há também a opção Bush & Beach Àfrica do Sul/Moçambique, que inclui um período na região de Hoedspruit, na África do Sul, e outro na região litorânea de Guinjata Bay, Moçambique.

Ainda para quem deseja trabalhar com animais, a CI oferece o Cintsa Horse & Horse Rehabilitation Centre. Neste projeto, o participante irá trabalhar no centro de reabilitação de cavalos de Cintsa. Entre as atividades estão alimentação, cuidados com animais em tratamento, auxilio na limpeza e cuidados gerais dos cavalos, além de manutenção das instalações, estábulos e trilhas.

Para aqueles que desejam trabalhar com crianças carentes ou desenvolver alguma atividade de contribuição social, a CI traz o Wild Coast School Computer Literacy, um projeto voltado a atender escolas em áreas rurais, fornecendo inclusão digital para a comunidade, alunos e educadores locais. As atividades incluem aulas sobre a utilização básica de computadores e instalação de laboratórios de informática em escolas. O voluntariado também deverá ajudar a desenvolver atividades como esportes, artes e jardinagem.

O projeto African Angels Crèche Project é voltado ao trabalho voluntário em creches locais, onde o participante irá não só assistir aos professores durante as aulas, como também desenvolver atividades educativas com as crianças, dar suporte nas refeições e colaborar com a implantação e manutenção de um ambiente propício para o desenvolvimento dos alunos. O Creche & School Projects é uma opção de curta duração para quem quer conciliar os dois projetos da categoria Educação – African Angels Crèche Project e Wild Coast School Computer Literacy Initiative – e realizar um intercâmbio de alto impacto não só para ele, como também para a comunidade.

O Township to Village Initiative também é a outra opção para quem deseja um projeto de curta duração. Voltado para o aspecto social da comunidade, o participante desenvolverá atividades que buscam uma renovação e reorganização urbana. Ele também trabalhará no controle e planejamento do lixo, na melhoria da qualidade de vida da população local e na criação de oportunidades de desenvolvimento local.

Para participar do programa de trabalho voluntário na África do Sul, o interessado deve ter idade mínima de 18 anos, conhecimento básico do idioma inglês e estar em boa forma física para completar suas tarefas.

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

* Eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a melhor operadora de intercâmbio VT em 2009.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui cerca de 70 lojas e, em seus 21 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa. Para mais informações acesse WWW.ci.com.br