Publicada em: 08/04/10

CI lança programa de bolsas de estudo para graduação nos EUA para atletas amadores

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até Junho desse ano. Não é necessário ter fluência no idioma inglês.

São Paulo, 08 de abril de 2010 – A CI, maior e melhor* empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, lança o IDEA – um Programa Atlético de Bolsas de estudo para cursos graduação, no exterior. E isso, com um diferencial: o candidato que tenha facilidade com esportes e apresente boas notas pode ter até 100% de bolsa de estudos, incluindo alimentação e acomodação.

O programa é oferecido pela CI em parceria com a organização americana IDEA (International Doorway to Education & Athletics), especializada no recrutamento e colocação de alunos internacionais em Universidades e Faculdades nos Estados Unidos.

Como participar do programa de bolsas esportivas

Anualmente, o IDEA promove um “Showcase”, evento que acontece em Miami, no mês de Julho, onde os técnicos esportivos, assim como o corpo diretor dos times das universidades participantes, assistem as competições  para escolher os alunos favoritos às bolsas de estudos de até 100%. Neste evento, o aluno participará das competições, atividades e passeios promovidos pela organização.

Podem participar jovens, com idade entre 16 e 26 anos, atletas amadores de futebol, tênis e vôlei (nível básico), golfe (nível intermediário) e basquete (nível avançado). O candidato deve ter concluído ou ser estudante do último ano do ensino médio, ser estudante universitário (créditos podem ser transferidos), além de ter boa saúde física e mental.

O próximo Showcase será realizado na Florida entre os dias 15 e 26 de Julho, desse ano. Nesse evento acontecerão entrevistas pessoais e orientação do aluno, “coaching” por profissionais da área, transporte interno, seguro médico, acomodação e pensão completa. O candidato terá, ainda, uniforme atlético para as viagens e competições, análise médica do prontuário, avaliação do nível de inglês, atividades culturais e de recreação, além de participação no processo de seleção das bolsas de estudo. Após o evento, receberá até 10 ofertas de bolsas de estudos que podem variar entre 30% e 100% do valor do curso, acomodação e alimentação, além de orientação durante o processo de admissão e obtenção do visto I-20.

O participante é responsável pelo transporte aéreo para participação do Showcase e universidade, custos com visto e o pagamento do valor da instituição de ensino, que dependerá da bolsa concedida.

O nível intermediário do idioma é o suficiente para algumas instituições. O candidato poderá embarcar sem ter grande fluência e optar por fazer um ESL (English as a Second Language).

Os cursos de graduação têm duração média de quatro anos e o programa acontece uma vez ao ano. Nos dois primeiros anos, o estudante opta por matérias de conhecimentos gerais, após este período, deve escolher um campo específico de estudo, chamado Major. Para avaliar o histórico escolar, as instituições consideram o GPA (Grade Point Average), onde a equivalência da nota B no Brasil seria entre 7 e 9,75 em instituições do Brasil.

Valor da taxa de serviço: US$ 3.979, que inclui serviço de aconselhamento CI e o Programa para obtenção de Bolsas Atléticas e participação no Showcase na Flórida

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

*Eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a Melhor Operadora de Intercâmbio VT em 2009.