Publicada em: 22/02/10

Conferência na Suíça debate importância da mobilidade internacional entre jovens

Para cada brasileiro aceito para estagiar no exterior, um estrangeiro vem ao Brasil com o mesmo objetivo

Após participar da 63ª Conferência Geral da IAESTE, realizada entre os dias 22 e 30 de janeiro, a Associação de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) acaba de voltar de Zurique, na Suíça, com a mala cheia de novidades. Oitenta e quatro países participaram do evento, reunindo cerca de 300 pessoas com um só objetivo: promover a mobilidade internacional.

Representante da IAESTE - International Association for the Exchange of Students for Technical Experience no Brasil, anualmente a Abipe viabiliza estágios remunerados para estudantes brasileiros no exterior, e o mesmo número para estudantes estrangeiros no Brasil, colocando o país entre as cinco nações com maior número de intercâmbios realizados dentro da associação. Este ano, a Abipe conseguiu negociar 310 vagas de estágios nas mais diferentes áreas, com 46 países. Isso significa que a instituição receberá documentações de 310 estudantes estrangeiros, dos cinco continentes, interessados nas vagas brasileiras.

“Intercambiamos um número de vagas mais alto que no ano passado. Isso foi, sem dúvida, uma excelente surpresa, tendo em vista os efeitos da crise

financeira, razão pela qual esperávamos um número inferior de oportunidades para nossos estudantes no exterior”, diz Paula Semer Prado, gerente-executiva da Abipe.

Veja alguns destaques da 63ª Conferência Geral da IAESTE:

Participam do processo seletivo desta temporada cerca de 1.200 estudantes universitários brasileiros. O candidato deve estar devidamente matriculado em um curso de graduação, pós-graduação, especialização ou mestrado; e obter nível ao menos intermediário de inglês. Além disso, deve ter vontade de fazer parte de uma nova cultura e ter facilidade para se adaptar a novos ambientes.

Para mais informações, entre em contato com a ABIPE – 11 3371 2885, www.abipe.org.br, ou com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040,

Goiânia/GO (62) 3093-4353.

Sobre a IAESTE

A IAESTE é uma associação reconhecida internacionalmente, sem fins lucrativos, que favorece o crescimento profissional de jovens de 18 a 28 anos, em 84 países, nos cinco continentes. No Brasil, o programa IAESTE é

gerenciado pela ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e

Estudantil e apoiado pela CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país.

Sobre a Abipe

A ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, que visa fomentar a prática do intercâmbio entre estudantes e organizações em busca de experiências que lhes tragam diferenciais concretos, num mundo dinâmico e globalizado. Seguindo esta filosofia, a ABIPE viabiliza a prática de estágios e trabalhos voluntários para estudantes, em empresas, universidades e organizações não governamentais, aqui no Brasil e nos cinco continentes. Com foco na qualificação e formação dos jovens, a ABIPE proporciona aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de realizar estágios remunerados dentro de suas áreas de formação. Assim, mais de cinco mil estudantes brasileiros já foram para fora do Brasil aprender, na prática, o que significa diversidade cultural: trabalhar em outro país, conviver com colegas de trabalho que falam outro idioma e tem uma formação diferente,

hospedar-se na casa de uma família que tem outros hábitos, outros valores e assim por diante.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. É apoiadora da ABIPE e do programa IAESTE. Possui mais de 60 lojas. Em seus 20 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa.