Publicada em: 17/06/16

Confira as dicas para planejar o seu intercâmbio

Planejamento e a escolha do destino e do curso mais adequados são essenciais para o sucesso da viagem

Embarcar em um intercâmbio e ter a possibilidade de estudar e de morar em outro país faz parte dos planos de muitos brasileiros. Para isso, é preciso de cuidados especiais na hora de planejar a viagem. A gerente de produtos da CI – Intercâmbio e Viagem, Fabiana Fernandes, dá algumas dicas essenciais para se programar e fazer um intercâmbio. Escolher um curso compatível com o orçamento, pesquisar sobre as possibilidades de destino e de acomodação são alguns dos pontos que merecem atenção redobrada antes de colocar o pé na estrada.

Planeje-se com antecedência.
O ideal é pensar em tudo com antecedência, no mínimo seis meses antes, para ter tempo de pesquisar, comprar o necessário e economizar. “A pessoa deve incluir no planejamento o valor do curso de idiomas, passagens aéreas, hospedagem, passagens de trem (se necessário) e, até mesmo, o valor do seguro saúde internacional. Quanto antes comprar, mais chances de conseguir valores atrativos”, indica Fabiana.

Não se prenda a apenas um destino, explore outras opções.
É importante manter a mente aberta para encontrar um destino que ofereça o melhor custo-benefício. Alguns cursos podem parecer caros, mas o custo de vida da cidade pode ser mais em conta. Moedas locais de países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul não sofreram grande valorização nos últimos tempos, se comparadas com o dólar americano. “Cada destino pode surpreender o intercambista de maneiras diferentes. A única certeza é que ele vai trazer na mala histórias inesquecíveis”, completa a gerente.

Escolha do curso

Existe a opção de fazer um curso de idioma ou, caso tenha um hobby, é possível aliar o curso com uma atividade extra, exemplo inglês com surf; francês com culinária. Caso tenha mais tempo disponível e algum conhecimento do idioma, pode buscar opções de cursos profissionalizantes ou até, uma extensão universitária. “Para os adolescentes, Intercâmbio Teen, que alia o idioma com atividades extracurriculares, e o High School, para quem tem pelo menos seis meses de disponibilidade para cursar parte o ensino médio no exterior, são as duas opções de programas mais populares”, completa Fabiana.

Analise o seu orçamento e encontre um curso que caiba no bolso.
Saber o quanto está disposto a investir é essencial para definir a melhor alternativa. Cursos intensivos de curta duração podem ser mais baratos e, independentemente da duração, estudar fora é uma experiência válida para toda a vida.

Pesquise diferentes tipos de acomodações.
Hospedar-se em casa de família é uma boa opção. Além de proporcionar mais contato com a cultura local e de treinar o idioma, é econômico. Residência estudantil é outra possibilidade barata. “Quem quer vivenciar um pouco mais da cultura, pode escolher a casa de família. Já quem prefere passar o dia a dia junto com outros alunos, a residência estudantil é a melhor escolha. E quem gosta de r privacidade, pode optar por hotéis”, descreve a gerente. Avalie opções que ficam mais próximas de pontos de ônibus ou de estações de metrô. Essa comodidade ajuda a economizar tempo e dinheiro

Junte os seus amigos.
Além de ficar mais divertida, uma viagem com os amigos que possuem os mesmos objetivos traz a oportunidade de dividir custos com estadia, transporte, alimentação, entre outros. É diversão garantida sem comprometer os gastos. Mas vale lembrar que é bom evitar falar português com eles o tempo todo, para otimizar seu aprendizado. “O primeiro passo é decidir para onde ir, quando ir, qual tipo de curso e onde se hospedar”, conclui a gerente.

Sobre a CI

A CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 27 anos de história, a agência já expandiu para 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com quase 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2014, foram cerca de 80 mil.  A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. A CI também possui um mundo de experiências com as empresas que fazem parte do grupo, como a CI Experience Brazil, responsável pelos programas incoming – que trazem estrangeiros para o Brasil; a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a Xcape, focada em viagens para universitários. A empresa foi eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e também recebeu o  prêmio Top of Mind, por ser a  empresa de  intercâmbio mais lembrada pelos paulistanos.