Publicada em: 07/08/15

Conheça os diferentes tipos de passagem aérea e veja a forma mais barata de viajar

Passagem aérea de estudante, humanitária e de volta ao mundo podem representar uma economia para o bolso e aumentar as chances de conhecer outros países

A passagem aérea é um dos quesitos mais importantes na hora de planejar uma viagem ou um intercâmbio, por representar grande parte dos custos. O que nem todo mundo conhece são os diferentes tipos de tarifas que podem baratear o valor dos bilhetes. A gerente do departamento aéreo da CI – Intercâmbio e Viagem -, Giana Verde, explica que o viajante tem que conhecer os diferenciais de cada uma? para  saber qual delas se encaixa mais ao seu perfil. “O viajante pode economizar ?mais de 25% em alguns casos”, explica a gerente.

Confira agora, as principais características e vantagens de cada tipo de tarifa e boa viagem!

TARIFA DE SISTEMA OU DE MERCADO: Nesse caso, são os valores oferecidos pelas Companhias Aéreas. “A pessoa tem que estar atenta às promoções das empresas. Por exemplo, chegamos a ter passagens custando menos de R$1.000,00 para destinos como Nova York, São Francisco e Orlando” revela a gerente. “Uma passagem aérea para São Francisco custava em torno de USD1180,00. Nos próximos dias, a CI estará como valores promocionais em torno de USD504,00. Para quem pretende ir para Nova York, o passagem custava cerca de USD899,00, agora o preço da passagem caiu para USD599,00”, destaca Giana.

PASSAGEM AÉREA PARA ESTUDANTE: Se você vai fazer um curso ou estágio no exterior, saiba que é possível usufruir de uma passagem aérea com tarifa especial para estudante. ?A passagem ?é válida ?para jovens entre 12 e 34 anos, que comprovem estar matriculados em algum curso fora do país (acima de duas semanas), seja graduação, pós ou ?curso de idioma. ? De acordo com a gerente, o estudante pode permanecer até 12 meses no destino. “O valor da passagem aérea chega a ficar até 15% mais barato do que a tarifa normal?.?? Outra vantagem é que algumas companhias aéreas permitem que o cliente altere a volta da viagem?? s?em cobrança de multa”, explica.   A tarifa abrange diversos destinos. “Ela também permite que o passageiro acumule milhas no programa da companhia aérea escolhida. A CI tem ?parceria com muitas companhias aéreas, algumas delas até permitem uma parada free na rota, seja na ida ou na volta”, revela a executiva. Para a compra da passagem, é preciso comprovar a matrícula na instituição de ensino estrangeira? e consultar as regras de emissão?.

PASSAGEM DE VOLTA AO MUNDO: A chamada RTW (Round the World) é ofertada por três grandes alianças de Companhias Aéreas. De acordo com Giana, a passagem é emitida no país de origem do viajante e ele retorna ao mesmo país no final do trajeto. A volta ao globo é feita em um único sentido - Ocidente ou Oriente - para assim dar a volta completa no planeta,  e a duração mínima da viagem é de 10 dias e a máxima é de um ano. “O roteiro deve ser definido previamente. O passageiro pode alterar o dia da passagem sem taxas (desde que respeite o prazo estabelecido pela companhia), mas caso deseje mudar os destinos determinados, terá que pagar uma taxa extra por solicitação”, explica a gerente.  O valor da passagem é a partir de US$ 3.312,00.

PASSAGEM HUMANITÁRIA: Para quem pretende fazer trabalho voluntário em outro país, a CI oferece passagem aérea humanitária?, tarifa aérea exclusiva da CI. Os principais destinos para esse tipo de programa são: África do Sul, Índia, Tailândia e Nepal. “Principalmente para a Ásia, o valor das passagens aéreas costuma ser elevado. Então, a passagem humanitária é uma forma de não gastar muito. Destinos como Nova Delhi, na Índia, por exemplo, custa em torno de US$1.140,00”, completa a gerente.

Sobre a CI

A CI – Central de Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 26 anos de história, a agência já expandiu para 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com mais de 80 unidades contratadas e também já embarcou mais de meio milhão de clientes. Só em 2014, a empresa foi responsável por quase 80 mil embarques para o exterior. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para lazer, estudo ou trabalho. Cerca de 700 profissionais treinados atuam na área para desenvolver roteiros personalizados e para dar toda a orientação e suporte necessários para quem vai fazer um intercâmbio ou viajar. High School, Intercâmbio Teen, Cursos de Idiomas e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. O trabalho desenvolvido pela CI fez com que ela fosse eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil.