Publicada em: 19/10/10

Embarque com a CI no Trabalho Voluntário na Índia

Programa possibilita ao candidato vivenciar uma experiência única, permitindo o contato com outras culturas e contribuindo para o crescimento pessoal

Com a CI, maior e melhor* empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, é possível trabalhar como voluntário em um dos destinos mais exóticos do mundo: a Índia. O voluntário pode participar de projetos sociais em comunidades indianas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, e também em projetos ambientais, que envolvem o cuidado com animais e o meio ambiente.

Nesse programa, o viajante pode vivenciar a cultura milenar da Índia e descobrir todas as suas peculiaridades, fazendo safáris de camelos ou tigres, e conhecendo a cidade do Dalai Lama e o famoso Taj Mahal, uma das 7 Maravilhas do Mundo.

A duração do projeto é de duas a 12 semanas, com possibilidade de extensão. Os programas indianos estão localizados nos estados de Rajasthan, Himachal Pradesh e Goa. O trabalho nos projetos envolve dedicação diária do voluntário e, portanto, as atividades acontecem de 05 a 07 dias por semana, ente 04 e 08 horas por dia.

Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos, possuir nível de inglês intermediário e ter atitude positiva e disposição.

Veja algumas das oportunidades que a CI preparou:

Indian Experience: opção para quem quer conhecer a Índia, sua cultura, artes, gastronomia, belezas naturais e ter uma experiência em trabalhar voluntariamente com crianças e comunidades carentes.

Youth Volunteer Program (Rajastão, Himachal Pradesh, Goa): os voluntários desenvolvem atividades em escolas, cuidam de crianças órfãs e com deficiência mental, e ainda oferecem treinamento para o uso de computadores e aulas de inglês para adolescentes e mulheres.

Grownup 30+ Volunteer Program (Rajastão e Himachal Pradesh): o projeto possui características mais específicas para grupos de voluntários potenciais com mais de 30 anos, disponibilizando melhores acomodações, excursões e atividades relaxantes.

Active in India - Sports Volunteer Program (Rajastão e Himachal Pradesh): o projeto oferece a oportunidade para jovens interessados em se engajar em ações voluntárias que envolvam atividades físicas e esportes, oferecendo combinações de atividades como rafting e trilhas. Os participantes promovem a importância da saúde física para crianças e jovens que vivem em áreas rurais ou desprivilegiadas.

Very Short Volunteer Program (Rajastão e Himachal Pradesh): o projeto foi desenvolvido para pessoas mais maduras que gostariam de ter uma primeira experiência com trabalho voluntário antes de se comprometerem com períodos maiores. Os voluntários ajudam na construção, reparo e manutenção de escolas, creches e abrigos para aqueles que vivem em condições de pobreza nas áreas rurais.

Turtle Preservation Program (Goa): oferece a oportunidade de os voluntários desenvolverem atividades de preservação e cuidado de tartarugas marinhas de várias espécies em uma das mais belas praias indianas.

Wildlife Preservation Program (Goa): realizado em santuário de animais de vida selvagem que preserva o meio ambiente e a vida da região. Os voluntários do programa têm a oportunidade de trabalhar diretamente com os animais junto à equipe local.

Jaipur City Volunteer Programs (Rajastão): para os interessados em conhecer as cidades indianas e se engajar em projetos sociais envolvendo problemas que as atinjam. Você pode optar por trabalhar com crianças, mulheres, pessoas deficientes ou com o meio ambiente.

Indian Cooking Program (Rajastão): os participantes colocam a “mão na massa” e aprendem sobre toda a história e tradição associadas às comidas indianas se envolvendo em todo o processo de preparo dos alimentos.

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

* Eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a Melhor Operadora de Intercâmbio VT em 2009.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui cerca de 70 lojas e, em seus 21 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa.