Publicada em: 10/05/13

Empresas no exterior contratam universitários para vagas de estágios

Estudantes de Engenharia, Arquitetura, Administração, entre outras áreas de atuação, podem se inscrever diretamente no site da Abipe

A Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe), anuncia que estão abertas as inscrições da temporada 2013/2014 do programa de estágio IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) para estudantes de graduação e pós-graduação. As vagas são para alunos interessados em realizar um estágio em empresas ou universidades no exterior e que estejam cursando as áreas de Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação, Tecnologia, Biologia, Química, Física, Administração, Economia, Matemática, Relações Internacionais e Farmácia. O valor da inscrição é R$ 80,00 e ex-participantes têm um desconto de 50% nesta taxa. Para se inscrever é simples, basta acessar o site www.abipe.org.br e seguir as orientações.

O programa IAESTE oferece vagas em mais de 90 países, promove o intercâmbio entre estudantes desde 1948 e durante este período já beneficiou mais de 300 mil alunos. Como a brasileira Raquel Carvalho que fez um estágio em um laboratório na área de biologia molecular na Alemanha. “Meu estágio foi em Konstanz, pequena e belíssima cidade ao sul da Alemanha, quase na fronteira com a Suíça. Enquanto estive no laboratório procurei aprender ao máximo tudo o que estava ao meu alcance. Ao término, eu ainda pude viajar por 13 países, foi incrível pois aprendi a respeitar ainda mais e a entender culturas diferentes da minha”, comenta Raquel.

No mês de abril o programa da IAESTE completou 65 anos e no Brasil existe há 33 anos representado pela Abipe, instituição parceira da CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do País. De acordo com Paula Prado, gerente executiva da Abipe, o Brasil ocupa há três anos uma posição de destaque, sendo o segundo país que mais recebe e envia estudantes. Em primeiro lugar está a Alemanha. “Todos os anos enviamos cerca de 400 brasileiros para o exterior e recepcionamos o mesmo número de estrangeiros para programas de estágios em empresas brasileiras. O país está nos olhos do mundo com a chegada da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, isso atrai cada vez mais o interesse no país”.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui mais de 60 lojas e, em seus 24 anos de atividade, já embarcou milhares de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. Oferece curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programas de estágio e trabalho remunerado, au pair, cursos profissionalizantes, visitas técnicas, graduação, pós-graduação, extensão e MBA. Além de  passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, seguro e assistência de viagem, passes de trem, reserva de hotéis, mochilão pela Europa e diversos serviços para tornar o intercâmbio e a viagem uma experiência inesquecível.

Sobre a Abipe

A Abipe é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos que viabiliza a prática de experiências profissionais e trabalhos voluntários para estudantes em empresas, universidades e organizações não governamentais no Brasil e nos cinco continentes Com foco na qualificação e formação dos jovens, proporciona aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de realizar atividades remuneradas dentro de suas áreas de formação. É a gestora do programa IAESTE - International Association for the Exchange of Students for Technical Experience - no Brasil. Além disso, em parceria com a CI, a Abipe oferece outros programas para estrangeiros que tem interesse em vir ao Brasil: Academia de Futebol, High School em escolas particulares de diversas cidades, aulas de português, capoeira, surf e muito mais. Visite o site da ABIPE  para mais informações: www.abipe.org.br