Publicada em: 21/08/15

Entidade sem fins lucrativos facilita o intercâmbio profissional

Estudantes brasileiros e estrangeiros têm oportunidade de estagiar em empresas de outros países e agregar uma experiência diferente ao currículo

A Abipe, Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com o intercâmbio de estudantes que pretendem estagiar em outro país. De acordo com a sua diretora, Paula Semer Prado, o objetivo é levar jovens brasileiros para estagiar em empresas no exterior e, em contrapartida, trazer estrangeiros para atuar em companhias  localizadas no Brasil, sejam elas nacionais ou multinacionais. “Trazemos cerca de 500 estrangeiros por ano. São todos estudantes de final de graduação, pós ou mestrado, que querem realizar uma experiência internacional de forma a darem um up grade em seus currículos. Todos entendem que a experiência em um mercado como o brasileiro é de grande valia para suas formações”, explica a diretora.

A Abipe é ligada à organização mundialmente conhecida, chamada Iaeste (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience), uma associação internacional responsável pelo intercâmbio de estudantes interessados em estágios remunerados.  “Desde 1982, a Abipe gerencia o programa aqui no Brasil. Nesses 33 anos, a entidade foi responsável pela mobilidade internacional de 13.452 estudantes universitários. Oferecemos oportunidade de estágio internacional remunerado a 6.891 estudantes brasileiros. E diversas empresas e laboratórios de instituições de ensino das mais diversas cidades brasileiras receberam 6.561 estudantes estrangeiros, de 58 diferentes nacionalidades”, revela a Paula.

Entre os setores que mais recebem estagiários estrangeiros, podemos citar empresas relacionadas à tecnologia ou focadas nas engenharias e escritórios de arquitetura, além de multinacionais interessadas em expandir os seus mercados cruzando fronteiras. “Ajudamos muitos jovens a embarcar pela primeira vez para o exterior e tivemos a chance de ampliar os horizontes sobre o que é o Brasil para muitos estrangeiros.  São centenas de casos de sucesso e superação, como convites para empregos, conclusão de mestrados e doutorados em outro país, muito aprendizado, romances e até  casamentos que aconteceram em virtude do intercâmbio”, brinca a diretora.

Alinhada a este cenário extremamente promissor, a Abipe já está fomentando novas parcerias com empresas brasileiras. “Oferecemos uma prestação de serviços completa às companhias que desejam trazer estagiários estrangeiros. Cuidamos desde a divulgação da vaga no exterior, em mais de 80 países, nos cinco continentes, até a pré-seleção dos candidatos de acordo com perfil desenhado pela empresa. Também coordenamos a preparação de documentos para a obtenção do visto apropriado de entrada no Brasil? e auxiliamos na busca por moradia, tanto em residências estudantis, como em casas de famílias brasileiras interessadas em receber estrangeiros para troca de cultura e aprendizado de outro idioma”, finaliza a diretora.

Para estudantes interessados em obter mais informações, acesse o site da Abipe http://www.abipe.org.br/.

Empresas que desejam trabalhar em parceria com a Abipe podem ligar para o telefone (11)3262-4012.