Publicada em: 09/10/12

Estudantes estrangeiros colocam Brasil na rota do desenvolvimento

Fluxo migratório é composto por profissionais em busca de programas de estudo, estágio e trabalho

Programas de intercâmbio são cada vez mais procurados por quem quer aprender idioma e mergulhar em uma nova cultura. Milhares de brasileiros embarcam nessa experiência todos os anos. Mas há também o caminho inverso, afinal, jovens estudantes e recém-formados estrangeiros passaram a procurar o Brasil como fonte de aprendizado por conta do seu desenvolvimento econômico e posicionamento frente ao cenário mundial.

A demanda é formada por jovens qualificados, de diferentes áreas, como Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, que enxergam no País boa oportunidade para iniciar a carreira. “Eles nos procuram interessados em estágios em empresas e universidades brasileiras”, diz Paula Prado, gerente executiva da Abipe - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, empresa parceira da CI. Cursos de high school, aulas de português, trabalho voluntário, estágios remunerados e programas de imersão na cultura brasileira estão na lista de buscas.

A unidade CI de Sorocaba intermediou o intercâmbio de duas jovens estudantes vindas da Austrália e Estados Unidos para estudar um semestre de ensino médio. No Brasil há dois meses, Michaella Schwartzshtein, de 15 anos, diz: “Para mim, o Brasil é um país especial. Sua cultura vibrante encanta. Os brasileiros são as pessoas mais amigáveis que se possa conhecer: são calorosos e interessados em aprender sobre nossa cultura”.

A Abipe registra procura 15% maior nos últimos anos desse perfil de estudantes. Além de estudantes de países que sofrem com o desemprego gerado pela crise financeira, como Espanha e Portugal, os países latinos como Colômbia, Bolívia e México também têm registrado aumento significativo na lista de estudantes. “Esses jovens enxergam no Brasil não somente um país de belezas naturais e para visita turística. Eles reconhecem o potencial do País para desenvolver suas carreiras em empresas e universidades que possuem visão internacional, além de aprender com nossa cultura traços marcantes, como a flexibilidade, criatividade na solução de problemas e a alegria”, comenta Paula.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui mais de 60 lojas e, em seus 24 anos de atividade, já embarcou milhares de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. Oferece curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programas de estágio e trabalho remunerado, au pair, cursos profissionalizantes, visitas técnicas, graduação, pós-graduação, extensão e MBA. Além de  passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, seguro e assistência de viagem, passes de trem, reserva de hotéis, mochilão pela Europa e diversos serviços para tornar o intercâmbio e a viagem uma experiência inesquecível.

Sobre a Abipe

A Abipe é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos que viabiliza a prática de experiências profissionais e trabalhos voluntários para estudantes em empresas, universidades e organizações não governamentais no Brasil e nos cinco continentes Com foco na qualificação e formação dos jovens, proporciona aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de realizar atividades remuneradas dentro de suas áreas de formação. É a gestora do programa IAESTE - International Association for the Exchange of Students for Technical Experience - no Brasil. Além disso, em parceria com a CI, a Abipe oferece outros programas para estrangeiros que tem interesse em vir ao Brasil: Academia de Futebol, High School em escolas particulares de diversas cidades, aulas de português, capoeira, surf e muito mais. Visite o site da ABIPE  para mais informações: www.abipe.org.br