Publicada em: 04/11/09

Inscrições para estágio remunerado no exterior pelo IAESTE terminam em novembro

Programa funciona com base na reciprocidade: para cada brasileiro aceito para estagiar no exterior, a Abipe recebe um estrangeiro para estagiar no Brasil

Não há como negar que a experiência internacional na vida de qualquer estudante de graduação e de pós-graduação é fundamental para a carreira. Por saber disso, a Associação de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) acredita que essa vivência é um marco importante na formação do cidadão. Em parceria com a International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE)), anualmente, a Abipe viabiliza cerca de 300 estágios remunerados para estudantes brasileiros no exterior e o mesmo número para estudantes estrangeiros no Brasil, colocando-o entre os cinco países com maior número de intercâmbios realizados dentro da IAESTE. Para participar do programa, o candidato deve ter entre 18 e 28 anos; estar devidamente matriculado em um curso de graduação, pós-graduação, especialização ou mestrado; obter nível ao menos intermediário de inglês é um diferencial, mas além disso, o candidato deve ter vontade de fazer parte de uma nova cultura e ter facilidade para se adaptar a novos ambientes. Quem já passou por essa vivência conhece muito bem sua importância. Igor Murta, de 26 anos, escolheu o arquipélago de Açores para estagiar. Formado em Engenharia Industrial Elétrica, atualmente faz mestrado no exterior em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e está na cidade portuguesa há mais de um ano, pois foi efetivado pela empresa que escolheu. Como todo intercambista, Igor enfrentou dificuldades na adaptação. Para ele, que morou com doze estrangeiros em um mesmo apartamento, o maior problema foi ter de falar um idioma diferente do português com os colegas, grande maioria iranianos e indianos. Entretanto, Igor acredita que essa é a melhor e mais inesquecível experiência para qualquer estudante. “Para minha carreira está sendo extremamente oportuno, pois tenho acesso às novas tecnologias de diversos países. Além disso, conheci pessoas que me ajudam e para as quais tenho a oportunidade de mostrar meu potencial”, conta. Podem se candidatar para as vagas de 2010 estudantes das áreas de engenharia (todas as disciplinas), arquitetura, informática, física, química, bioquímica, farmácia, administração, agronomia entre outras. Se o candidato não restringir os países nos quais gostaria de estagiar e conseguir boa pontuação, tem chances de conseguir um estágio. Não é necessário realizar provas. A escolha é baseada nos critérios adotados pela IAESTE, que faz com que cada candidato receba uma classificação, de acordo com os pontos alcançados. Quanto mais engajado no programa, mais pontos ele ganha. O valor da inscrição é de R$ 76,00* e esta pode ser feita até o dia 15 de novembro. A taxa de Intercâmbio é de R$ 1.098,00*. O candidato que oferecer estágio e alojamento no Brasil receberá desconto de R$ 200,00* sobre essa quantia. A taxa de Intercâmbio é paga somente após a seleção para uma vaga de estágio, em fevereiro de 2010. O estudante deverá adquirir o seguro de assistência médica internacional obrigatório e a passagem aérea de ida e volta ao local de realização do estágio. A CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, por sua vez, oferece preços e condições de pagamento competitivos a todos os estagiários do programa de intercâmbio IAESTE. *Os valores acima podem sofrer alteração sem prévio aviso. Para mais informações, entre em contato com a ABIPE – 11 3371 2885 www.abipe.org.br, CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços. Sobre a IAESTE A IAESTE é uma associação reconhecida internacionalmente, sem fins lucrativos, que favorece o crescimento profissional de jovens de 18 a 28 anos, em 84 países, nos cinco continentes. No Brasil, o programa IAESTE é gerenciado pela ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil e apoiado pela CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Sobre a Abipe A ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, que visa fomentar a prática do intercâmbio entre estudantes e organizações em busca de experiências que lhes tragam diferenciais concretos, num mundo dinâmico e globalizado. Seguindo esta filosofia, a ABIPE viabiliza a prática de estágios e trabalhos voluntários para estudantes, em empresas, universidades e organizações não governamentais, aqui no Brasil e nos cinco continentes. Com foco na qualificação e formação dos jovens, a ABIPE proporciona aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de realizar estágios remunerados dentro de suas áreas de formação. Assim, mais de cinco mil estudantes brasileiros já foram para fora do Brasil aprender, na prática, o que significa diversidade cultural: trabalhar em outro país, conviver com colegas de trabalho que falam outro idioma e tem uma formação diferente, hospedar-se na casa de uma família que tem outros hábitos, outros valores e assim por diante. Sobre a CI A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui mais de 60 lojas e, em seus 20 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa.