Publicada em: 29/10/15

Intercâmbio: Trabalho Voluntário em Família

O volunturismo é uma excelente oportunidade de ampliar a consciência social e viver novas experiências entre pais e filhos

Um dos principais valores reconhecido pela sociedade é a conscientização da importância de ajudar o próximo, preservar o meio ambiente e ser mais altruísta. Em função disso, um novo conceito de intercâmbio vem se destacando: o trabalho voluntário em família. De acordo com o gerente de produtos da CI –Intercâmbio e Viagem -, Eduardo Frigo, cada vez mais, as famílias procuram a empresa para vivenciar uma experiência inovadora como essa no exterior. “ Em conjunto, pais e filhos enfrentam desafios e transformam o modo de ver o outro e o mundo, a partir do contato direto com outras realidades. O período de férias é uma excelente oportunidade para realizar esse programa”, explica Frigo.

A CI oferece programas voltados para as questões sociais e ambientais. “É possível cuidar de crianças órfãs ou doentes; ajudar na preservação de diferentes espécies de animais, como macacos, aves e elefantes; contribuir para a educação de monges tailandeses. Ou seja,  são programas diversificados, em que o voluntário escolhe a área que deseja atuar, de acordo com as suas habilidades ou afinidades”, detalha o gerente.

Os principais destinos para esse tipo de intercâmbio estão na África e na Ásia. “África do Sul, Índia e Tailândia são países com um custo de vida mais baixo, então, como os voluntários, geralmente, estão livres aos fins de semana, podem aproveitar para conhecer o lugar, e com a certeza de que irão se surpreender. São destinos mais exóticos, que guardam grandes belezas naturais e históricas”, destaca Frigo.

No programa de trabalho voluntário já está incluso acomodação e alimentação. O valor dos programas é a partir de 580 euros (aproximadamente R$ R$ 2604,00). Um dos principais custos é a passagem aérea, mas algumas companhias oferecem a chamada Passagem Aérea Humanitária, que chega a reduzir o valor da tarifa normal em até  26%.

“Principalmente para a Ásia, a passagem humanitária é uma forma de não gastar muito. Destinos como Nova Delhi, na Índia, por exemplo, custa em torno de US$1.140,00”, completa o gerente.

Para mais informações, acesse ?ci.com.br/voluntario.

DESCRIÇÃO DOS PROGRAMAS:

Heart For Orphans Junior Noordhoek:

Nesse programa, o voluntário dedicará seu tempo a uma creche informal & orfanato para crianças na Cidade do Cabo. O trabalho será ajudar os professores a organizar jogos educativos, artes e atividades de artesanato.

Hope Journey:

O programa consiste em ajudar as crianças que estão se recuperando de graves doenças num hospital na Cidade do Cabo. O voluntário irá auxiliar na manutenção do ambiente, limpeza das roupas e organização dos brinquedos. Além de dar apoio aos médicos e enfermeiros contratados, é possível ter contato com as crianças, dando muito carinho e atenção para os pequenos.

Loving Cape Town kids:

O programa consiste em duas atividades, pela manhã ajudar numa escola e num centro de recuperação a tarde.  Com essa iniciativa, a organização consegue ajudar crianças de todas as idades.

African Horizon:

Nesse programa é possível ter a oportunidade de conviver com diversos animais e pássaros da África do Sul. A participação no projeto contribui para que a vida animal seja preservada.

Monkey Sanctuary

O programa é voltado aos cuidados e preservação dos macacos. Contribuindo assim para a preservação das espécies. O projeto fica localizado na Baía de Plettenberg.

Monk Teaching Project in Thailand (Chiang Mai):

O trabalho é em Centros de Educação para Monges. O voluntário vai atuar ensinando matemática, inglês, artes e habilidades sociais. Os monges têm idade entre 8 e 25 anos e diferentes níveis de escolaridade.

Elephant Village in Índia (Jaipur):

Neste programa, os voluntários vão cuidar e preparar comida para os elefantes. Além disso, vão ensinar crianças que nunca estiveram numa escola e capacitar as mulheres da região.

Sobre a CI

A CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 27 anos de história, a agência já expandiu para 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com quase 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2014, foram cerca de 80 mil.  A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. A CI também possui um mundo de experiências com as empresas que fazem parte do grupo, como a CI Experience Brazil, responsável pelos programas incoming – que trazem estrangeiros para o Brasil; a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a Xcape, focada em viagens para universitários. A empresa foi  eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e também recebeu o  prêmio Top of Mind, por ser a  empresa de  intercâmbio mais lembrada pelos paulistanos.