Publicada em: 18/06/15

Irlanda muda as regras de intercâmbio

A CI tem programas especiais para quem pretende iniciar o curso antes das alterações marcadas para o dia 1º de outubro

A Irlanda é um país que atrai muitos brasileiros para fazer intercâmbio porque é um dos poucos lugares que possibilita que o estrangeiro trabalhe durante o período em que estuda. Porém, o governo irlandês anunciou mudanças no setor que limitam o tempo de visto e de trabalho no país. Segundo uma pesquisa do governo irlandês, publicada em 2014, o Brasil é o segundo país não europeu com o maior número de residentes na Irlanda, perdendo apenas para a Índia. De acordo com a gerente de produtos da CI – Intercâmbio e Viagem, Luiza Vianna, a presença de estrangeiros no país ajuda a desenvolver a economia local. “Contudo, para realizar o intercâmbio é importante procurar uma agência de intercâmbio séria para evitar problemas durante o período no exterior”, explica Luiza.

As novas regras de estudo e trabalho estabelecidas pelo governo irlandês serão válidas para estudantes que se registrarem junto à imigração do país europeu a partir do dia 1º de outubro de 2015. Dessa data em diante, os estudantes passam a receber um visto para oito meses (não mais um ano), para 25 semanas de curso mais oito semanas de férias. “Os estudantes terão direito a trabalhar 20 horas semanais durante os oito meses de visto. Também poderão solicitar férias e trabalhar até 40 horas semanais entre os meses de maio e agosto e de 15 de dezembro a 15 de janeiro, sendo que o número de semanas de trabalho em turno integral não pode ultrapassar oito semanas no total”, esclarece Luiza.

“Caso o estudante queira aplicar para o visto na Irlanda antes da implementação das novas regras, recomendamos que ele inicie o curso até 17 de agosto de 2015, para ter tempo para os procedimentos necessários para o visto”, explica a gerente. “A taxa do visto segue sendo EUR 300, assim como o valor necessário em conta bancária continua sendo EUR 3000. As mudanças não afetam estudantes de cursos de curta duração (até 90 dias), que podem solicitar o visto no aeroporto ao chegar a Irlanda”, complementa Luiza. De acordo com a gerente, a mudanças irão beneficiar as escolas que desenvolvem um trabalho sério e de qualidade na Irlanda e os estudantes também. “É uma forma do país melhorar a reputação da Irlanda como destino para intercâmbio”, concluí Luiza.

Atlas – Dublin

25 semanas de curso de inglês com 20 aulas por semana, 02 semanas de acomodação em casa de família, quarto individual com meia pensão e taxa de matrícula.

EUR 3.515 (R$12.725,00) - Entrada de R$ 1.272,50 + 24x de R$636,76

Dublin School of English - Dublin

EUR 2.935,00 (R$10.595,35) - Entrada de R$ 1.059,54 + 24x de R$R$ 530,19

Galway Cultural Institute - Galway

EUR 3.531 (R$12.547,00) - Entrada de R$ 1.254,70 + 24x de R$ 627,85

Passagens aéreas: São Paulo / Dublin / São Paulo: a partir de USD 787,00*

*Tarifa de estudante

*Tarifa válida para embarque de São Paulo em baixa temporada.

*Tarifa sujeita a disponibilidade e alteração sem prévio aviso

*No valor apresentado acima não estão inclusas taxas

Sobre a CI

A CI – Central de Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 26 anos de história, a agência já expandiu para 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com mais de 80 unidades contratadas e também já embarcou mais de meio milhão de clientes. Só em 2014, a empresa foi responsável por quase 80 mil embarques para o exterior. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para lazer, estudo ou trabalho. Cerca de 700 profissionais treinados atuam na área para desenvolver roteiros personalizados e para dar toda a orientação e suporte necessários para quem vai fazer um intercâmbio ou viajar. High School, Intercâmbio Teen, Cursos de Idiomas e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. O trabalho desenvolvido pela CI fez com que ela fosse eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil.