Press Releases

Publicada em: 05/12/14

Meu filho quer fazer intercâmbio, e agora?

Os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos para saber se ele está preparado para uma experiência internacional

Não existe idade certa para fazer intercâmbio. A recomendação geral é que a pessoa tenha o desejo e a maturidade para viajar. Mas é possível identificar essas características em crianças e adolescentes? A gerente de produtos da CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, Fabiana Fernandes, explica que sim. “Os pais t​êm um papel importante nesta decisão, eles são responsáveis por identificar se o filho se sairia bem numa experiência como essa”, explica.  

 

Mas muitos pais ainda têm dúvidas se o filho está preparado ou não.  “É importante estar atento a atitudes simples do cotidiano, como, por exemplo, ​se ​ele controla o gasto da própria mesada, ajuda na organização do quarto, cria vínculos com os amigos e se tira boas notas. São coisas simples que mostram que o adolescente tem certa maturidade para viver uma experiência sozinh​o em outro país”, aconselha Fabiana. 

 

A vantagem do intercâmbio é que ele desenvolve a independência e a pró-atividade. O adolescente é colocado em situações em que deve decidir sozinho qual caminho escolher. “Uma característica que pode ser negativa é a dependência emocional. Muitos lidam bem com a distância, mas outros estudantes sentem muito a falta dos pais e amigos e, com isso, acabam não aproveitando o que a experiência realmente pode oferecer. O que eu sempre recomendo é que eles devem ir de cabeça aberta e se desligar do Brasil para vivenciar todas as oportunidades que um intercâmbio possibilita”, alerta. 

 

Para garantir uma viagem segura, os pais precisam escolher uma empresa com tradição e credibilidade. A CI, por exemplo, oferece suporte 24h para o intercambista. “Na cidade em que está, o estudante tem o contato da pessoa que ele pode acionar em qualquer eventualidade, durante todo o período da viagem. Nós também oferecemos uma central de atendimento online, que funciona o dia inteiro, nos sete dias da semana. Assim, podemos ajudá-lo aqui do Brasil também”, explica a gerente de produtos da CI.

 

ORIENTAÇÕES 

Para acalmar os nervos e controlar a ansiedade, duas vezes ao ano (geralmente nos meses de junho e dezembro), a CI organiza uma reunião pré-embarque com pais e estudantes dos programas de Intercâmbio Teen e de High School. Neste ano, o encontro será realizado no dia 06 de dezembro. O intuito é tirar todas as dúvidas dos adolescentes e dos pais. O encontro é organizado de acordo com o tipo de programa e o destino. De acordo com o gerente de produtos (High School) da CI, André Simonetti, os especialistas de cada área passam as orientações gerais sobre o embarque e o desembarque e depois abrem espaço para os questionamentos gerais. “As dúvidas são variadas, mas nós percebemos que grande parte está relacionada com a insegurança e o medo do novo. Isso é comum em qualquer pessoa, nós só trabalhamos para que esse sentimento não paralise a pessoa e a faça desejar voltar ao Brasil antes da hora”, brinca Simonetti. 

 

Só em 2013, a CI embarcou mais de 70 mil pessoas. Os adolescentes representam grande parte desse número.  “Cada vez mais, os adolescentes demonstram o interesse em fazer intercâmbio, pois estão em contato com isso pela Internet, meios de comunicação ou por amigos que já foram para outro país. A CI espera um crescimento de até 50% em programas como o Intercâmbio Teen e o High School em 2014. No Brasil, os pais costumam mandar os filhos para o intercâmbio a partir dos 11 anos de idade, mas isso tem mudado. Atualmente, já existem no mercado programas para crianças a partir de 5 anos. Se o pai tem condições de arcar com essa experiência, nós ​mais​ do que recomendamos, porque será um divisor de águas na vida do filho”, conclui o gerente.

 

Sobre a CI

 A CI – Central de Intercâmbio e Viagens – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 26 anos de história, a agência já expandiu para 21 estados brasileiros, com mais de 70 unidades e também já embarcou mais de meio milhão de clientes. Só em 2013, a empresa foi responsável por mais de 70 mil embarques para o exterior. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para lazer, estudo ou trabalho. Cerca de 700 profissionais treinados atuam na área para desenvolver roteiros personalizados e para dar toda a orientação e suporte necessários para quem vai fazer um intercâmbio ou viajar. High School, Intercâmbio Teen, Cursos de Idiomas e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. O trabalho desenvolvido pela CI fez com que ela fosse eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil.

http://www.ci.com.br/


Assessoria de Imprensa:

Dezoito
Thiago Garcia
(11) 3674-4400 Ramal: 4449 Direto: (11) 3674-4419
thiago.garcia@dezoitocom.com.br


Voltar para Sala de Imprensa
Novidades CI