Publicada em: 15/07/16

Prepare-se para os testes de proficiência da língua

Os certificados de proficiência da língua abrem o caminho para encontrar um emprego em uma multinacional ou ser aceito numa universidade estrangeira

Estudar numa instituição de Ensino Superior fora do país apresenta uma janela de oportunidades que ajudarão, e muito, a pessoa que quer elevar sua carreira acadêmica e profissional para outro patamar e se destacar no mercado. Segundo o Instituto Nacional de Educação (IIE), órgão americano, entre 2009 e 2010, cerca de 9 mil estudantes brasileiros estudavam nos Estados Unidos. Desse total, 46% cursam uma graduação, enquanto 35% fazem programas de mestrado ou doutorado. Depois do México, é o número mais expressivo dos países da América Latina.

De acordo com a gerente de produtos da CI – Intercâmbio e Viagem, Luiza Vianna, em 2016, a empresa registrou um aumento de 20% na procura por cursos de idiomas no exterior que visam a preparação do estudante para os principais exames de proficiência de línguas, principalmente, de inglês e espanhol, dois dos idiomas mais falados no mundo. “A CI oferece cursos para nove línguas, porém somente o Inglês, Espanhol, Alemão e Francês têm programas preparatórios para os exames de proficiência”, Luiza.

De acordo com a executiva,  a escolha do exame mais adequado depende das aspirações do estudante ou da exigência da empresa ou instituição onde ele quer ir. No caso do inglês, a CI tem cursos focados no TOEFL, no IELTS, no TOEIC e no CAE (Cambridge). “O estudante precisa estar atento a alguns pontos na hora da escolha. Por exemplo, os resultados do IELTS, do TOEIC e do TOEFL têm um período de validade de dois anos, enquanto os resultados do CAE são válidos para sempre”, explica. O certificado do TOEFL é aceito em 130 países e o do IELTS em 145. No caso do espanhol, o DELE é o exame mais reconhecido pelos países de língua hispânica.

Os interessados podem fazer estes cursos preparatórios em cidades nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália, entre outros. Para aqueles que querem se concentrar no DELE, é possível estudar na Argentina, no Chile e na Espanha. “O diferencial de fazer um curso intensivo no exterior é que as aulas são lecionadas de acordo com o estilo prova, para que o estudante conheça o perfil dos exercícios e as competências exigidas. A vantagem de fazer isso em outro país é que ele continua praticando mesmo fora da sala de aula, com a interação com as pessoas no cotidiano”, destaca Luiza.

Mas informações no site http://www.ci.com.br/intercambio/cursos-de-idiomas/preparatorios-para-exames-de-proficiencia

Frances King - IELST - Dublin

Curso de inglês preparatório para o IELTS por 4 semanas, na escola Frances King em Dublin, na Irlanda. Acomodação em casa de família, quarto individual e meia pensão.

EUR 1.740,00 - R$ 6.612,00

10% de entrada mais 24 parcelas a partir de R$ 336,93

ILAC - CAE - Toronto

Curso de inglês preparatório para o CAE por 4 semanas, na escola ILAC em Toronto, no Canadá. Acomodação em casa de família, quarto individual e pensão completa.

CAD 2.308,00 - R$ 6.139,28

10% de entrada mais 24 parcelas a partir de R$ 312,85

COINED - Dele - Buenos Aires

Curso de espanhol preparatório para o DELE por 4 semanas, na escola COINED em Buenos Aires, Argentina. Acomodação em casa de família, quarto duplo com café da manhã.

USD 2.360,00 - R$ 8.142,00

10% de entrada mais 24 parcelas a partir de R$ 414,90

COINED - DELE - Córdoba

Curso de espanhol preparatório para o DELE por 4 semanas, na escola COINED em Córdoba, Argentina. Acomodação em casa de família, quarto duplo com café da manhã.

USD 1.820,00  - R$ 6.279,00

10% de entrada mais 24 parcelas a partir de R$ 319,97

Todos os curso no câmbio de hoje, sem serviço de aconselhamento incluso.

Sobre a CI

A CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 27 anos de história, a agência já expandiu para 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com quase 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2014, foram cerca de 80 mil.  A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. A CI também possui um mundo de experiências com as empresas que fazem parte do grupo, como a CI Experience Brazil, responsável pelos programas incoming – que trazem estrangeiros para o Brasil; a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a Xcape, focada em viagens para universitários. A empresa foi eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e também recebeu o prêmio Top of Mind, por ser a empresa de  intercâmbio mais lembrada pelos paulistanos.