Publicada em: 11/12/15

Quer estudar inglês no Reino Unido? Conheça as três cidades mais baratas

Belfast, Edimburgo, Manchester são cidades mais econômicas e com alta qualidade de ensino

O Reino Unido está no imaginário de muitas pessoas, quando o assunto é intercâmbio. Contudo, a valorizada libra esterlina, moeda local, faz com que muitos repensem os planos e escolham um destino mais em conta. A gerente de produtos da CI – Intercâmbio e Viagem -, Luiza Vianna, recomenda que a pessoa considere outras cidades mais baratas, que fazem parte do Reino Unido, para estudar. Belfast, Edimburgo e Manchester são algumas opções para escapar de Londres, Cambridge, e Oxford, que têm um alto custo de vida, mas sem deixar de vivenciar a cultura da região.

A capital da Irlanda do Norte e também maior cidade do país, Belfast, é um destino interessante, revela a gerente de produtos da CI, Luiza Vianna. “Em relação ao custo/benefício, já que os gastos com itens básicos, como aluguel, mercado e lavanderia, são menores que em qualquer outro lugar do país”, explica. “Outro ponto positivo de Belfast é que ainda não é um destino tão popular entre os brasileiros, por isso, as chances de encontrar muitos compatriotas são menores", destaca Luiza.

Edimburgo é a 7ª maior cidade do Reino Unido e capital da Escócia. O local é garantia de escola com alta qualidade de ensino, com renomadas universidades, que estão entre as melhores do Reino Unido. “É mais uma alternativa de país de língua inglesa na Europa, com uma cultura única, ainda pouco conhecida por muitos brasileiros. O whisky e a kilt ( (as “saias” usadas pelos escoceses especialmente em eventos mais tradicionais). Outro destaque é o maior festival de artes do mundo, o Festival de Edimburgo. Realizado durante o verão, ele reúne várias atrações culturais”, detalha a gerente. Por ter aproximadamente meio milhão de habitantes, contra 8,6 milhões em Londres, o custo de vida é bem menor. “A cidade não é uma grande metrópole, com rede de metrô e a multiculturalidade típica de uma grande cidade, mas Edimburgo tem uma vida cultural intensa, um transporte coletivo eficaz, além de ser uma cidade medieval, que encanta qualquer um com suas construções históricas”, completa Luiza.

Por fim, a gerente ainda elenca Manchester. Localizada no noroeste da Inglaterra, a cidade é um centro industrial e econômico, e uma das mais importantes do país. “Manchester é conhecida pela atividade cultural. Berço de bandas ilustres, como Oasis e The Smiths. E pelo futebol, já que o Manchester United é um dos times mais populares da Inglaterra”, aponta a gerente. “Apesar dos gastos médios serem mais elevados, se compararmos com Belfast e Edimburgo, a cidade inglesa ainda vale muito a pena, na hora da escola do intercambista”, indica Luiza. “O diferencial dessas três cidades é que elas não são muito visadas pelos brasileiros, é possível aprender o idioma com os nativos e com em contato com pessoas de outros países. Sem contar que estar em um país Europeu é uma porta de entrada para explorar outros destinos do continente numa mesma viagem. Nada melhor do que unir estudo e lazer durante o intercâmbio”, completa Luiza.

SERVIÇO:

Kaplan - Edimburgo

2 semanas de Curso de 20 lições , quarto individual, banheiro compartilhado, meia pensão.

Valor: GPB  760 ou R$ 4.469,00

Passagem aérea: São Paulo / Edimburgo / São Paulo: a partir de USD534,00*

EC - Manchester

Valor: GBP 682 ou R$ 4.011,00

Passagem aérea: São Paulo / Manchester / São Paulo: a partir de USD469,00*

IH - Belfast

Valor: GBP700 ou R$ 4.116,00

Passagem aérea: São Paulo / Belfast / São Paulo: a partir de USD549,00*

*Valores válidos para saída de São Paulo em baixa temporada.

*Sujeita a disponibilidade e alteração sem prévio aviso.

*Nos valores apresentados acima não estão inclusas taxas.

Sobre a CI

A CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 27 anos de história, a agência já expandiu para 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com quase 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2014, foram cerca de 80 mil.  A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. A CI também possui um mundo de experiências com as empresas que fazem parte do grupo, como a CI Experience Brazil, responsável pelos programas incoming – que trazem estrangeiros para o Brasil; a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a Xcape, focada em viagens para universitários. A empresa foi  eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e também recebeu o  prêmio Top of Mind, por ser a  empresa de  intercâmbio mais lembrada pelos paulistanos.