Publicada em: 10/06/09

São Paulo será Sede da Reunião do Conselho de Administração da IAESTE

Encontro reunirá membros do meio acadêmico e empresários que recebem estudantes estrangeiros no Brasil

São Paulo, 09 de junho de 2009 – O Conselho de Administração da IAESTE - International Association for the Exchange of Students for Technical Experience escolheu a cidade de São Paulo para sediar a reunião anual da Associação. Haverá também um encontro entre os membros do Board, os principais representantes do meio acadêmico de todo o Brasil  e os empresários que recebem estudantes estrangeiros através do programa de estágio organizado pela IAESTE. O encontro será no dia 25 de junho.

O objetivo do encontro é estreitar os laços entre a Associação, instituições de ensino e empresas brasileiras, ajudando a fomentar ainda mais a prática do intercâmbio cultural de estudantes  entre 90 países.

O Brasil está em terceiro lugar entre os países que mais intercambiam vagas através da IAESTE, sendo que, para cada brasileiro encaminhado para uma vaga de estágio, um estrangeiro preenche outra vaga, também de estágio, aqui no Brasil. Tem aumentado a procura de estudantes universitários da América do Sul em busca de experiências de trabalho fora de seus países. Por esse motivo, os membros do Conselho da IAESTE escolheram o Brasil para sediar esse importante encontro.

A IAESTE é uma associação reconhecida internacionalmente, sem fins lucrativos, que favorece o crescimento profissional de jovens de 18 a 28 anos, em 90 países, nos 5 continentes. No Brasil, o programa IAESTE é gerenciado pela ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil e apoiado pela CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país.

“Esse encontro é muito importante, pois aproxima ainda mais os empregadores brasileiros da cultura de intercâmbio promovida mundialmente pela IAESTE. Com isso, a divulgação do programa se fortalece no país, fazendo com que um número ainda maior de estudantes brasileiros se beneficie da prática de um estágio no exterior”, diz Paula Prado, Gerente Executiva da ABIPE e Secretária Nacional do Programa IAESTE no Brasil.

Anualmente são enviados para estagiar no exterior cerca de 300 estudantes brasileiros, de diversas áreas. Em contrapartida, um número similar de jovens estudantes estrangeiros vem todos os anos estagiar em empresas e universidades brasileiras. Todos os estágios promovidos pela IAESTE são remunerados e podem ter de dois a 12 meses de duração.

O Brasil já opera o programa IAESTE há mais de 20 anos e mais de cinco mil estudantes brasileiros já se beneficiaram deste programa. As instituições de ensino superior têm especial apreço pelo programa IAESTE, por se tratar de uma importante ferramenta de auxílio na internacionalização dessas organizações.

São membros integrantes do Conselho da IAESTE: Pauline Ferguson (Irlanda), Thomas Faltner (Áustria), Prof. Dr. Pulat Pulatov (Tadjiquistão), Gunther Mueller-Graeschel (DAAD - Alemanha) e Desanka Ichitrajkova (Macedônia).

Para mais informações, entre em contato com a ABIPE (11) 3371-2885 ou acesse www.abipe.org.br.

Sobre a Abipe
A ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, que visa fomentar a prática do intercâmbio entre estudantes e organizações em busca de experiências que lhes tragam diferenciais concretos, num mundo dinâmico e globalizado. Seguindo esta filosofia, a ABIPE viabiliza a prática de estágios e trabalhos voluntários para estudantes, em empresas, universidades e organizações não governamentais, aqui no Brasil e nos cinco continentes.
Com foco na qualificação e formação dos jovens, a ABIPE proporciona aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de realizar estágios remunerados dentro de suas áreas de formação. Assim, mais de cinco mil estudantes brasileiros já foram para fora do Brasil aprender, na prática, o que significa diversidade cultural: trabalhar em outro país, conviver com colegas de trabalho que falam outro idioma e tem uma formação diferente, hospedar-se na casa de uma família que tem outros hábitos, outros valores e assim por diante.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui mais de 60 lojas e em seus 20 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa.