Publicada em: 25/11/09

Unesp e Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) assinam convênio

Parceria entre as duas instituições vai beneficiar mobilidade estudantil no mundo inteiro

Um acordo importante para o meio acadêmico foi oficializado no Brasil nesta quarta-feira, dia 18/11, entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe). O convênio visa fomentar a prática do intercâmbio cultural, através da concessão de bolsas de estágio para estudantes estrangeiros pelo programa “International Association for the Exchange of Students for Technical Experience” (IAESTE). Através desse convênio, a Unesp oferecerá 100 bolsas de estágio durante o ano de 2010, de dois meses de duração cada, para estudantes estrangeiros das áreas de Engenharias, Arquitetura, Tecnologia, entre outras, em suas diversas unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo. Em contrapartida, 100 estudantes da Unesp poderão ser beneficiados com experiências de estágio no exterior, nos mais de 80 países que fazem parte da IAESTE mundialmente. Assim, a Unesp passa a ser a maior colaboradora do programa IAESTE no Brasil, instituição que já conta com parcerias importantes como Unicamp, UFMG UFOP, PUC Campinas, PUC Minas entre outras. Atualmente, a Abipe viabiliza cerca de 300 estágios remunerados para estudantes brasileiros no exterior e o mesmo número para estudantes estrangeiros no Brasil, colocando-o entre os cinco países com maior número de intercâmbios realizados dentro da IAESTE. Segundo o Prof. Dr. José Celso Freire Junior, assessor-chefe de relações externas da Unesp, o programa oferece uma excelente oportunidade aos alunos, pois oferece a possibilidade de realizar estágios em empresas e universidades do exterior, complementando assim suas formações acadêmicas. “Além de estudantes de graduação, aos quais oferecemos 80 bolsas, pensamos também nos estudantes de mestrado, que têm poucas oportunidades de intercâmbio internacional e aos quais decidimos oferecer 20 bolsas. O programa garante também aos alunos da UNESP uma eventual interação com alunos de instituições dos 80 países que participam da IAESTE. Trata-se de uma excelente contribuição para o processo de internacionalização da Unesp”. Com o apoio da Unesp, o Brasil poderá receber mais 100 estudantes estrangeiros anualmente para estagiar nos laboratórios e centros de pesquisa da universidade e, consequentemente, a Abipe poderá oferecer mais 100 vagas para estudantes brasileiros no exterior. Paula Semer Prado, gerente-executiva da Abipe, afirma que a parceria trará benefícios não só para os estudantes, mas para todos os envolvidos no processo. E ressalta que o mercado de trabalho brasileiro tem muito a ganhar não só com a reciclagem, mas também com a especialização de profissionais que dividirão experiências internacionais. "O foco de nosso trabalho é na qualificação e formação dos jovens. Proporcionamos aos estudantes a oportunidade de realizar estágios remunerados dentro de suas áreas de formação. Isso, para muitos, era um sonho quase impossível”, diz Paula, lembrando que mais de cinco mil estudantes brasileiros já foram para o exterior aprender, na prática, o que significa globalização e diversidade cultural: trabalhar em outro país, conviver com colegas que falam outro idioma e têm uma formação diferente, hospedar-se na casa de uma família que tem outros hábitos, outros valores e assim por diante. “Exportamos conhecimento brasileiro através do programa e agregamos na bagagem de volta muito conhecimento adquirido com a vivência no exterior”, complementa Paula. Para participar do programa, o candidato deve ter entre 18 e 28 anos; estar devidamente matriculado em um curso de graduação, pós-graduação, especialização ou mestrado; ter nível ao menos intermediário de inglês, espanhol ou alemão, mas, além disso, também deve ter vontade de fazer parte de uma nova cultura e ter facilidade para se adaptar a novos ambientes. Estudantes das áreas de engenharia (todas as disciplinas), arquitetura, informática, física, química, bioquímica, farmácia, administração, agronomia entre outras são os mais procurados. Se o candidato não restringir os países nos quais gostaria de estagiar e conseguir boa pontuação, tem mais chances de conseguir um estágio. Para mais informações, entre em contato com a ABIPE – (11) 3371 2885 ou (11) 3371 2885; www.abipe.org.br. Sobre a Unesp A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 32 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 168 cursos de graduação e 112 programas de pós-graduação. Tem 46,5 mil alunos (34,5 mil na graduação e 12 mil na pós), 3,3 mil professores e 6,9 mil servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal. Mais informações: www.unesp.br. Sobre a IAESTE A IAESTE é uma associação reconhecida internacionalmente, fundada há 60 anos, sem fins lucrativos, que promove a mobilidade estudantil entre jovens universitários , em 84 países, nos cinco continentes. No Brasil, o programa IAESTE é gerenciado pela ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil e apoiado pela CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Sobre a Abipe A ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, que visa fomentar a prática do intercâmbio entre estudantes e organizações em busca de experiências que lhes tragam diferenciais concretos, num mundo dinâmico e globalizado. Seguindo esta filosofia, a ABIPE viabiliza a prática de estágios e trabalhos voluntários para estudantes, em empresas, universidades e organizações não governamentais, aqui no Brasil e nos cinco continentes. Sobre a CI A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui cerca de 70 lojas e, em seus 21 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes do programa IAESTE, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa.