Publicada em: 16/01/09

Viagens ao exterior movimentam milhões de dólares no país

Operadora CI encerrou 2008 com o faturamento em dólar 25% maior que o ano anterior

São Paulo, 06 de janeiro de 2009 - A CI é a maior rede de lojas de intercâmbio e turismo jovem do país e encerrou o ano de 2008 com um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. A rede abriu, somente no segundo semestre, 11 novas unidades, totalizando 69 lojas na rede. Esse crescimento deve-se à forte política de expansão da empresa, que espera, já para o primeiro semestre de 2009, abrir mais quatro lojas.

Em 2008, a CI investiu muito em tecnologia, principalmente em CRM – Customer Relationship Management, um software de gestão de clientes, que permite mapear o ciclo de vida de cada contato da empresa. Essa ferramenta facilita o reconhecimento do perfil e das necessidades desse cliente, propiciando à CI oferecer os melhores produtos e serviços. A empresa também investiu em outros canais de comunicação, como a intranet, que facilita a troca de informações entre as lojas e o administrativo com muito mais economia de recursos e, também, a Academia CI, que oferece treinamento à distância para os funcionários de qualquer lugar do mundo, evitando deslocamentos.

A empresa completou em setembro passado, 20 anos de atividade.  E para comemorar, assinou uma parceria com o Instituto WWF-Brasil de Conservação Ambiental e, desde então, doa a quantia de US$ 1 para cada cliente embarcado. Outras iniciativas de âmbito social foram adotadas pela empresa, como a criação do Passaporte Sustentável, um guia com dicas para os viajantes de como causar menos danos em suas viagens. A rede embarcou 32 mil passageiros em 2008.

Uma questão importante que, de certa forma, influenciou nos números desse balanço anual da CI, foi a turbulência econômica internacional, que afetou todos os setores da economia e, também, o setor de turismo. Porém, a CI traça uma expectativa de crescimento de 20% para esse ano. “O perfil dos nossos clientes é de um viajante que programa o passeio e reconhece que o investimento em educação aliado à vivência internacional é fundamental para sua carreira”, diz Celso Garcia, diretor da rede CI.

Entre os produtos educacionais e de turismo oferecidos pela empresa, o que ocupa o topo do ranking de vendas é a emissão de passagem aérea. “A CI está entre os 15 maiores emissores de passagem aérea do país”, afirma Garcia. Em seguida, estão os cursos de idiomas no exterior e o seguro de viagem Intercare.

Segundo Jan Wrede, diretor comercial da CI, a maneira mais econômica de se conhecer o mundo são as viagens de intercâmbio, que aliam estudo e lazer. “Por essa razão, a CI está investindo 1% do faturamento no desenvolvimento de novos produtos para o ano de 2009. Queremos atingir novos nichos de mercado e ampliar a oferta de produtos e serviços aos nossos clientes”, completa.
Para saber mais sobre a empresa, acesse www.ci.com.br, ou entre em contato pelo telefone (11) 3677-3600, em São Paulo.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem da América Latina.
Com 69 lojas no Brasil nos seus 20 anos de atividade, já embarcou mais
de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo, em viagens que unem
estudo, trabalho e lazer. Entre os produtos oferecidos, estão: cursos de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio teen, High School, Au Pair, estágios e trabalhos remunerados no exterior, cursos profissionalizantes e extensões universitárias, seguro e assistência de viagem (Intercare), reserva de acomodações, emissão de passagens aéreas e tarifas para estudantes, mochilão pela Europa, entre outros.

Antenada com as causas ambientais, a CI possui uma parceria com o Instituto de Conservação Ambiental WWF-Brasil e doa US$ 1, a cada cliente embarcado. Através dessa parceria desenvolveu o Passaporte Sustentável, um guia com dicas sobre como causar menos impacto ambiental nas viagens. Com a CI, é possível viajar, estudar, trabalhar e aprender com o mundo.