Publicada em: 18/11/15

Você já pensou o que fazer com o seu décimo terceiro salário?

Investir para viajar nas férias ou estudar em outro país ainda é possível; América do Sul oferece opções mais baratas e surpreendentes

Com a proximidade do décimo terceiro, os planos de viajar ou estudar fora do país voltam à cabeça de muitos brasileiros. Muitos querem usar o período de férias para conhecer ou estudar um segundo idioma no exterior. Quando o assunto é estudar, de acordo com a Belta, Brazilian Educational & Language Travel Association, os números são significativos. Em 2014, mais de 230 mil brasileiros deixaram o país para fazer um programa de intercâmbio no exterior. Em relação ao ano anterior, o aumento foi de 15%. Já sobre o turismo, segundo dados da Finaccord – líder mundial em pesquisas de mercado -, o número de viagens dos brasileiros para o exterior aumentou 7,9%, entre os anos 2009 e 2013.

Mesmo com a valorização da moeda americana, a gerente de produtos da CI – Intercâmbio e Viagem -, Luiza Vianna, recomenda que as pessoas busquem destinos alternativos. “É possível fazer um curso de espanhol, na Argentina. O valor de um intercâmbio é a partir de R$2.637,84 para duas semanas de curso em Córdoba. Esse valor já inclui acomodação e café da manhã também”, revela a gerente. “Para quem pensa em fazer uma viagem de turismo no final do ano, a América do Sul também é um destino interessante. Não só a Argentina, mas o Chile, o Peru e a Patagônia são destinos mais baratos e incríveis para curtir as férias. A CI oferece roteiros de Mochilão variados, para diferentes perfis de viajantes”, explica a gerente de produtos responsável pela área de turismo da CI, Cintia Gabriel.

“Aqueles que ainda estão incertos com o que querem fazer, uma das nossas soluções, com custo x benefício atraentes, são os cursos  de curta duração (entre 2 semanas e um mês)”, recomenda Luiza. No caso do Mochilão, o tempo varia de acordo com o roteiro - de 5 a 11 noites. “A América do Sul é garantia de conseguir viajar sem gastar tanto, já que encanta qualquer pessoa com a beleza de cidades como Cuzco e Machu Picchu, no Pero, Buenos Aires, Bariloche e Mendoza, na Argentina, e Santiago do Chile”, complementa, Cintia.

Contudo, outras opções também são viáveis, entre elas, África do Sul. “É um país com a moeda local mais barata que o dólar americano, com um custo de vida mais acessível, escolas de qualidade e pontos turísticos que vão encantar qualquer um”,  revela Luiza. “Outra possibilidade é aliar turismo e estudo. Cursos combinados, como um curso de espanhol com aulas de tango ou salsa, são uma ótima pedida para aproveitar as férias”, conclui a gerente.

A escolha do destino também influencia no valor da passagem aérea. Segundo a responsável pelo departamento aéreo da CI, Giana Verde, quem pretende estudar espanhol na Argentina em vez da Espanha, consegue uma economia representativa. “A passagem de estudante para Córdoba, por exemplo, é 21% do valor de uma passagem para Madrid”, exemplifica a gerente.

SERVIÇO:

ECELA – Buenos Aires-  Curso de 20 lições, acomodação: casa de família, quarto individual, banheiro compartilhado, meia pensão.

Valor: USD 872 ou R$ 3593,00

ECELA – Santiago-  Curso de 20 lições, acomodação: casa de família, quarto individual, banheiro compartilhado, meia pensão.

Valor: USD 794 ou R$  3271,28

Good Hope – Cidade do Cabo- Curso de 20 lições, acomodação: casa de família, quarto individual, banheiro compartilhado, meia pensão.

Valor: USD 1105 ou R$4465,00

Passagens Aéreas: São Paulo / Cordoba / São Paulo: a partir de USD153,00

São Paulo / Madrid / São Paulo: a parti de USD715,00

Válida para saída de São Paulo em baixa temporada e sujeita a disponibilidade e alteração sem prévio aviso.

Nos valores apresentados acima não estão inclusas taxas.

Sobre a CI

A CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 27 anos de história, a agência já expandiu para 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com quase 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2014, foram cerca de 80 mil.  A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. A CI também possui um mundo de experiências com as empresas que fazem parte do grupo, como a CI Experience Brazil, responsável pelos programas incoming – que trazem estrangeiros para o Brasil; a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a Xcape, focada em viagens para universitários. A empresa foi  eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e também recebeu o  prêmio Top of Mind, por ser a  empresa de  intercâmbio mais lembrada pelos paulistanos.