Acontece na CI

Publicada em: 30/10/12

CI também promove intercâmbio para estrangeiros no Brasil

Jovens estudantes e profissionais de outros países têm procurado cada vez mais o país da Copa e das Olimpíadas para programas de estudo e trabalho.

Consagrada por embarcar todo ano milhares de brasileiros para estudar no exterior, a CI também proporciona o caminho inverso. Isto é, o intercâmbio para estrangeiros no Brasil.

Em parceria com a Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil), a CI tem recebido cada vez mais jovens estudantes e recém-formados de outros países em busca de programas de estudo e trabalho nas grandes cidades brasileiras. Cursos de high school (Ensino Médio), aulas de português, trabalho voluntário, estágios remunerados e programas de imersão na cultura brasileira estão na lista de interesse.

Sede da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016, o Brasil aparece na vitrine mundial como fonte de aprendizado por conta do seu desenvolvimento econômico e oportunidades de negócios. O fluxo de intercambistas “gringos” é formado por jovens qualificados de diferentes áreas, como Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, que enxergam no País uma boa chance para iniciar a carreira. “Eles nos procuram interessados em estágios em empresas e universidades brasileiras”, conta Paula Prado, gerente executiva da Abipe.

A unidade CI de Sorocaba, por exemplo, intermediou o intercâmbio de duas jovens estudantes vindas da Austrália e Estados Unidos para estudar um semestre de Ensino Médio. No Brasil há dois meses, Michaella Schwartzshtein, de 15 anos, já se derrete pelo país verde-amarelo: “Para mim, o Brasil é especial. Sua cultura vibrante encanta. Os brasileiros são as pessoas mais amigáveis que se possa conhecer. São calorosos e interessados em aprender sobre nossa cultura”.

A Abipe registra procura 15% maior nos últimos anos desse perfil de estudantes. A lista inclui jovens vindos não só dos países europeus afetados pelo desemprego e crise financeira, como Espanha e Portugal, mas também de vizinhos latinos como Colômbia, Bolívia e México. “Esses jovens enxergam no Brasil não somente um país de belezas naturais e para visita turística. Eles reconhecem o potencial do País para desenvolver suas carreiras em empresas e universidades que possuem visão internacional, além de aprender com nossa cultura traços marcantes, como a flexibilidade, criatividade na solução de problemas e a alegria”, comenta Paula.

A CI possui até um hotsite exclusivo de intercâmbio para estudantes estrangeiros no Brasil, o CI Experience Brazil. Vale a pena acessar e indicar para algum amigo gringo que adoraria desembarcar em nossas terras.

Veja também

Novidades CI