Acontece na CI

Publicada em: 16/05/13

Instituição parceira da CI tem vagas de estágio no exterior

Estudantes de graduação e pós-graduação podem se candidatar a vagas em diferentes áreas e países.

A Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) está com inscrições abertas da temporada 2013/2014 do programa de estágio IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience). As oportunidades são voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas interessados em estagiar nas próprias universidades ou em empresas do exterior.

Têm vagas para alunos de Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação, Tecnologia, Biologia, Química, Física, Administração, Economia, Matemática, Relações Internacionais e Farmácia. Para se inscrever é fácil, basta acessar o site da Abipe e seguir as orientações. O valor da inscrição é R$ 80,00 – ex-participantes têm desconto de 50%.

O programa da IAESTE oferece vagas em mais de 90 países, promovendo o intercâmbio estudantil desde 1948. De lá para cá, já beneficiou mais de 300 mil alunos. É o caso da brasileira Raquel Carvalho, que fez um estágio em um laboratório na na área de biologia molecular na Alemanha. “Meu estágio foi em Konstanz, pequena e belíssima cidade ao sul da Alemanha, quase na fronteira com a Suíça. Enquanto estive no laboratório procurei aprender ao máximo tudo o que estava ao meu alcance. Ao término, eu ainda pude viajar por 13 países. Foi incrível, pois aprendi a respeitar ainda mais e a entender culturas diferentes da minha”, relata Raquel.

No último mês de abril o programa IAESTE completou 65 anos e, no Brasil, existe há 33 anos representado pela Abipe, instituição parceira da CI. De acordo com Paula Prado, gerente executiva da associação, o Brasil ocupa há três anos uma posição de destaque, sendo o segundo país que mais recebe e envia estudantes.

“Todos os anos enviamos cerca de 400 brasileiros para o exterior e recepcionamos o mesmo número de estrangeiros para programas de estágios em empresas brasileiras. O país está nos olhos do mundo com a chegada da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, isso atrai cada vez mais o interesse no país”, avalia.

Veja também

Novidades CI