Eu Fui!


João Durli Marcon

Cursou Universidade na Califórnia

É incrível a forma como a expressão "o tempo voa" pode ser facilmente aplicada ao meu 2016.

Iniciei o ano como um recém-formado do Ensino Médio e a minha única certeza, até então, era de que gostaria de estudar fora do Brasil. Na mesma época, minha mãe reiniciava um curso de inglês parado há algum tempo, e ela comentou com sua professora ­­­– que uma vez tinha me lecionado – sobre essa minha louca ideia de estudar no exterior. Como alguém que já tinha experienciado o intercâmbio, minha professora mencionou uma tal de CI Universidades (Central de Intercâmbio), com sede em São Paulo e com uma filial na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, onde vivíamos eu e minha família. Enquanto considerávamos a ideia de contatar a empresa, consegui definir mais meus planos e decidi que queria estudar na Califórnia. Isso porque já fazia algum tempo que considerava estudar cinema e, convenhamos, Los Angeles é a capital cinematográfica do mundo!

Após algumas discussões e compartilhamentos de ideias, procuramos a CI Universidades. Gostaria de adicionar que, apesar de várias, essa foi uma das melhores decisões que eu e minha família fizemos em 2016. Ao mesmo tempo em que contatávamos a CI Caxias, começamos a contatar a matriz, em São Paulo. Explicamos a situação detalhadamente e a CI ouviu atenciosamente. A busca por colleges (grau seguinte que eu deveria atender nos EUA), então, começou.

Foram dias que passaram como instantes conforme a procura pela "College dos Sonhos" constantemente continuava. Filtrando as muitas opções com a ajuda da CI Universidades, chegamos a poucas, para assim, finalmente, tomarmos a decisão final. Foi desde a primeira vez que descobri sobre a charmosa e perfeitamente localizada Glendale Community College, localizada na pequena Glendale e próxima à gigante Los Angeles, que a tinha como preferência. Ainda com toda a ajuda da CI, apliquei para as quatro ou cinco opções que havíamos chegado, e aprovado em todas, decidi pela GCC. Em questão de meses havíamos decidido não somente para onde eu ia, mas para qual escola. A CI, como mais um favor, recomendou uma ótima empresa que busca moradia para estudantes nos EUA. Fizemos a aplicação e, alguns meses depois, recebi uma notificação me informando de que a minha homestay (casa onde estudantes residem enquanto estão fora do país) havia sido encontrada. Tudo passou tão rápido e o processo em si foi prazeroso para todos nós.

Me mudei para Glendale em agosto e após encontrar minha família, descobri que a ajuda da CI foi maior do que pensava. A família é incrível e em questão de dias em território americano, posso admitir: me sentia em casa. Já faz alguns meses desde que minha mudança aconteceu. A cada instante em Glendale, mais grato fico por essa incrível oportunidade que ambas minha família e CI proporcionaram na minha vida.

São as experiências pelas quais eu passo, as coisas que aprendo e os lugares que conheço nos EUA que, a cada dia, me motivam mais a continuar aqui e fazem tanto da minha experiência quanto da CI mais que recomendáveis, e mais que isso: desejáveis a qualquer pessoa.

Blog Caia no Mundo

Novidades CI