Aluguel de Carros

Alugar um carro é bem mais fácil do que se imagina.

Nada melhor para quem gosta de viajar do que ter liberdade para ir e vir, na hora que bem entender e fazer o que “der na telha” sem ter que seguir roteiros pré-definidos das excursões. Ou ainda para quem quer sair à noite sem ter hora para voltar. Alugar um carro é muito fácil e seguro e as locadoras possuem veículos novos, com garantia e assistência em caso de quebra ou pane.


Como fazer?

É possível alugar um veículo em praticamente todos os lugares do mundo com a facilidade de retirá-lo direto nos aeroportos, estações rodoviárias e ferroviárias, além de lojas nos centros das principais cidades.

Entre em contato com a gente, e garanta o seu veículo!

Saiba Mais

O valor da diária varia de acordo com a categoria ou modelo do veículo escolhido. Considera-se uma diária de carro o período de 24 horas (contados a partir do momento de retirada do veículo).

Uma mesma locadora pode possuir diversos planos para o aluguel de carros. Há planos que incluem diversos seguros – completos, com franquias, pessoais, despesas médicas, materiais, entre outros, quilometragem livre e taxas locais, enquanto outros planos incluem somente a locação do veículo.

Estas diferenças existem porque pessoas diferentes possuem necessidades diferentes. Nem todas precisam de seguro (pois já possuem outros tipos como seguros inclusos em cartões de crédito ou apólices internacionais), outros ainda irão circular pouco com o veículo e é mais vantajoso pagar uma taxa por quilômetro rodado.Verifique quais são as suas reais necessidades e cheque, no ato da reserva, o que está incluído em sua reserva e quais as coberturas dos seguros.

De maneira geral, para aluguéis de férias são indicados quilometragem livre e seguro (ao menos o básico LDW - Loss Damage Waiver), que a rigor isenta você de qualquer responsabilidade financeira - exceto quando houver franquia por perda ou dano causado por colisão, roubo e vandalismo.

De maneira geral, tudo o que não está incluído na tarifa pode ser considerado como extra e está sujeito à cobrança de taxas. Portanto, verifique ao efetuar a reserva. 

Pode haver cobrança de taxas para:

  • Motorista adicional: o aluguel do veículo é efetuado em nome de uma única pessoa e o seguro só cobre incidentes ocorridos quando esta pessoa estiver na direção. Não tente burlar, as locadoras possuem peritos especializados e sai muito mais caro pagar um estrago no carro do que a taxa de motorista adicional.
  • Devolução em cidade ou loja diferente do local da retirada: os locais de retirada e devolução devem ser determinados no ato da reserva. Quando a devolução for ser efetuada em local diferente do de retirada, poderá haver a incidência de taxa (taxa de retorno), a ser paga localmente.
  • Hora extra: passadas 24 horas haverá cobrança por hora adicional, até a sexta hora, quando já é cobrada mais uma diária.
  • Combustível: Encha o tanque antes de devolver. Se você devolvê-lo vazio, a empresa vai cobrar o combustível em espécie - e a um preço possivelmente mais alto do que nos postos locais. Algumas empresas ainda oferecem um primeiro tanque como oferta da casa em algumas promoções.

As locadoras possuem veículos novos e constantemente revisados mas, mesmo assim, se o carro pifar (caso não seja possível o conserto imediato) ou se você danificá-lo, um outro automóvel deverá estar em suas mãos em pouco tempo, sem despesas adicionais para que você continue sua viagem.

Há centrais de atendimento 24 horas, mesmo assim saiba como proceder antecipadamente em caso de acidentes e certifique-se de ter o telefone da central sempre à mão. É sempre mais difícil procurar informações em momentos de emergência.

A reserva antecipada e pré-paga no Brasil é importante por 2 motivos básicos:

1o – garante que seu carro esteja lá. Em épocas de alta temporada é comum algumas locadoras ficarem sem veículos disponíveis.

2o – Sobram mais dólares para a viagem.

Outra vantagem: há upgrades em locação de veículos. Se você alugar e pagar o carro ainda no Brasil e, ao chegar no destino o modelo estiver em falta, receberá um veículo de categoria superior sem nenhum ônus. Vale ou não vale a pena?

Sim, mas as idades variam de locadora para locadora e de país para país – em alguns idade mínima de 19 anos, em outros 25 anos. A maioria das locadoras só aceita clientes maiores de 21 anos (início da idade de responsabilidade civil em muitos países) e que tenham carteira de habilitação há mais de dois anos.

Por que dois anos? Pois o risco de acidentes diminui à medida que aumenta a experiência no volante.

Os brasileiros podem alugar e dirigir automóveis no exterior usando unicamente a sua Carteira Nacional de Habilitação, com exceção de alguns países da Europa e algumas regiões nos Estados Unidos.Consulte o Consultor CI para saber as regras na cidade onde você irá alugar um carro. As locadoras de carro também exigem um valor caução do cartão de crédito internacional para garantia de locação.

No leasing, o cliente é dono de um carro 0 Km (que posteriormente será recomprado) e deve permanecer com ele por um período entre 17 e 355 dias. A reserva deve ser solicitada, de preferência, com a antecedência mínima de 15 dias.

Na locação, o cliente utiliza um carro semi-novo e pode alugá-lo apenas por 1 dia. A reserva pode ser feita na véspera da retirada do veículo. 

A CI trabalha com os dois produtos, oferecendo a opção que mais se adequar à sua viagem.

O modelo ideal é aquele que se adapta ao seu estilo de viagem. Vai pegar estrada com freqüência? Então esqueça o modelo 1.0. Vai andar por estradas de terra? Prefira modelos 4x4, se estiverem disponíveis.

Lembre-se também de considerar a quantidade de pessoas e - importante - a quantidade de bagagens a ser transportada, sempre deixando um espacinho para as compras a serem efetuadas. Caso contrário é bem capaz que você tenha que fazer duas viagens ao aeroporto.

Gostou? Fale com a CI


Dicas CI para sua viagem

Verifique a validade do seu passaporte e dos vistos, caso você vá passar por algum país que exija a autorização. A validade do documento varia de acordo com o lugar, e a contagem é feita a partir da data de retorno. E mantenha uma cópia das duas primeiras páginas do passaporte, já que em caso de extravio isso pode facilitar os trâmites burocráticos.

Leve uma pequena quantidade de moeda local em espécie e o restante no CI Travel Money, que é mais seguro e prático. Lembre-se que, dependendo do seu roteiro, você pode passar por países que usam moedas diferentes. E deixe seu cartão de crédito apenas para emergências. Assim, você evita surpresas com o câmbio quando a fatura fechar.

É importante levar um kit com medicamentos básicos como analgésico, antigripal, remédio para enjôo, cólica, ressaca e má digestão. Não se esqueça de levar também seus remédios de uso contínuo na quantidade necessária para o período que você ficará no destino, já que pode ser difícil conseguir algumas medicações sem passar por um médico local.

Blog Caia no Mundo

Novidades CI