Munique

Munique

Localizada aos pés dos Alpes, que se estendem até a Áustria, Munique é a capital da Baviera e a cidade mais importante do sul da Alemanha. A festiva terra da cerveja, onde acontece a tradicional Oktoberfest, esbanja simpatia e leva um estilo de vida diferente do resto do país. Os bávaros são tranquilos, rústicos e até mais simpáticos do que os germânicos. A metrópole também ostenta uma atmosfera hollywoodiana, por abrigar os principais meios de comunicação alemães. Tanto glamour também rendeu a ela o apelido de “Paris germânica”, devido ao forte fascínio que a cidade exerce sobre pintores, escultores, músicos e cineastas.
Munique - carrossel 1
Munique - carrossel 2
Munique - carrossel 3
Munique - carrossel 4
Munique - carrossel 5

Informações úteis: Munique

O verão pode passar a marca de 30°C, sobretudo entre junho e julho. Já no inverno neva bastante e chega a fazer -5°C
Alemão e bávaro
Cerca de 1,4 milhão de habitantes
310,43 km²
(UTC +1) 4 horas à frente do horário do Brasil
Euro
+89
220 V

Cultura

Cada vez mais, Munique sustenta a fama de ser um dos principais centros culturais da Europa. E a origem de tudo está no antigo povo bávaro, que predomina a região e tem até língua própria. Por isso, nada melhor que começar a imersão das artes no Museu Nacional da Baviera. Em três andares, exibe esculturas, pinturas, artes folclóricas, cerâmicas, móveis, tecidos, relógios e instrumentos científicos.

Outra referência é o Museu de Ciência e Tecnologia, o Deutsches Museum, um dos maiores do gênero no mundo, com mais de 100 mil objetos. Merecem atenção, ainda, as três pinacotecas existentes na cidade: a Pinakothek der Moderne, a Neue Pinakothek e a Alte Pinakothek, cada uma dedicada a um período distinto das artes.

A capital bávara também deixa aflorar sua musicalidade, inclusive os moradores locais amam ópera. No Gasteig Kultuszentrum, se apresenta a orquestra filarmônica de Munique, enquanto o Teatro Nacional, o Nationaltheater München, é a casa da Bayerische Staatsoper, uma das grandes companhias de ópera e balé do mundo.

Comida

Capital mundial da gastronomia bávara, Munique tem desde restaurantes sofisticados com versões incrementadas dos pratos locais a cervejarias e redes de fast food populares que servem as mesmas iguarias a preços mais acessíveis. No cardápio, predominam receitas à base de carne de porco e batatas. Para beber, peça as deliciosas cervejas e vinhos da região.

No verão, a melhor pedida é ir aos biergärten (jardins da cerveja), espalhados por toda a cidade, que ficam cheios de gente, de dia e à noite. Nesses locais, ao som de bandinhas, é possível saborear pratos típicos e conhecer a tradição cervejeira alemã.

Noite

Como Berlim, Munique é festiva e baladeira. Mas com um diferencial: a cidade se destaca ainda mais por sua tradição cervejeira. Então o que não falta são boas opções da bebida e muita festa nos restaurantes, bares, biergärtens e pubs.

Não custa lembrar que o ápice para os amantes de cerveja acontece todo ano entre o fim de setembro e início de outubro. Durante 16 dias, a cidade sedia a edição original da folclórica Oktoberfest. Regada a muitos quitutes e músicas típicas, além de milhares de barris de chope, a mais famosa festa da cerveja no mundo recebe milhões de visitantes.

O que fazer

O que fazer em Munique? Munique não se resume só à Oktoberfest e oferece muitas outras atrações e passeios. A Marienplatz, uma das principais praças, pode ser o ponto de partida para um tour. No período medieval, a cidade abrigava mercados de sal e de milho. Esse é também endereço da Neues Rathaus (a nova prefeitura), um imponente edifício em estilo neogótico que abriga também o famoso relógio de Munique. Às 11h, ele toca e faz os bonequinhos de sua fachada dançarem, é imperdível.

A leste, é possível conhecer a Altes Rathaus (antiga sede da prefeitura), e a Talbruktor, a maior torre da cidade. Nas imediações, encontra-se a igreja Frauenkirche, uma das maiores estruturas góticas do sul da Alemanha e talvez o principal cartão-postal de Munique.

Já os parques são ideais para relaxar, caminhar ou andar de bicicleta. O mais popular é o bicentenário Englischer Garten, no centro. Um pouco mais afastado está o Olympiapark, complexo esportivo construído para os Jogos Olímpicos de 1972. Os fãs de futebol vão gostar da Allianz Arena, um dos estádios mais modernos da Europa e sede do time Bayern de Munique.

Compras

A cidade conserva um charmoso e variado centro de compras, com produtos de qualidade e lojas especializadas em porcelanas, jóias, roupas e acessórios da moda alpina, obras de arte e vinhos da região.

No shopping Füen Höfe estão as grifes mais conceituadas e luxuosas. Já na avenida Kaufingerstrasse, um calçadão onde só podem circular pedestres, há desde lojas mais refinadas até marcas populares, além de barraquinhas com comida e algumas cafeterias.

Ainda há uma farta variedade de produtos nas lojas do boulevard Maximilianstrasse, uma das quatro "avenidas reais" da cidade, e na Viktualienmarkt, onde há uma feira com frutas, verduras, flores e quitutes, além dos biergärtens.

Transporte

Para quem alugar carro, o trânsito na metrópole flui de forma bastante organizada, mas o transporte público, administrado pela MVV, também se mostra eficiente e moderno. Há uma ampla rede de metrôs (U-Bahn), trens (S-Bahn), ônibus e até bondes (tram) que cobre toda a cidade.

Dentro das mesmas zonas, um único bilhete vale para todas as linhas. Só fique esperto, pois apesar de a maioria das estações não ter catracas, é preciso sempre validar seu tíquete, pois eventualmente a fiscalização pode aparecer e te multar.