Edimburgo

Edimburgo

Uma das cidades mais visitadas do Reino Unido – que inclui, além da Escócia, a Inglaterra, o País de Gales e a Irlanda do Norte –, Edimburgo tem duas áreas distintas e igualmente fascinantes. Old Town, dominada por uma fortaleza medieval, concentra as principais atrações históricas; New Town, desenvolvida a partir do século XVIII com inspiração neoclássica, exibe o lado mais moderno e dinâmico. Graças a esse contraste harmonioso, a capital escocesa integra a lista de Patrimônios da Humanidade elaborada pela Unesco.
Edimburgo - carrossel 1
Edimburgo - carrossel 2
Edimburgo - carrossel 3
Edimburgo - carrossel 4
Edimburgo - carrossel 5

Informações úteis: Edimburgo

Julho e agosto são os meses mais quentes, com máximas de 19°C. Entre dezembro e fevereiro, mínimas médias de 1,4°C
Inglês
Cerca de 499 mil habitantes
263 km²
(UTC +0) 3 horas à frente do horário do Brasil
Libra Esterlina
+131
230 V

Cultura

Depois do Edinburgh Castle, as atrações mais visitadas da cidade são o National Museum of Scotland, com acervo de antropologia, arqueologia, história natural e moda, entre outros temas, e a Scottish National Gallery, com obras de mestres como Rafael, Rembrandt e Monet. Em quarto lugar está a St. Giles Cathedral, inaugurada nas primeiras décadas do século XII. Ainda entre os museus, a Scottish National Gallery of Modern Art divide sua coleção entre três espaços (coleção permanente, exposições temporárias e jardim de esculturas) e o Scotch Whiskey Experience, como o nome indica, dedica-se à bebida-símbolo do país.

Ao longo do ano, Edimburgo preza muito seus eventos culturais. Em agosto, por causa das apresentações de teatro, música erudita, ópera e balé do International Festival e das palestras de escritores do International Book Festival, além do Fringe e do Jazz Festival, a população da cidade mais que dobra de tamanho.

Comida

O "haggis", um dos pratos típicos da Escócia, pode ser considerado a versão local da buchada de bode brasileira: estômago de ovelha recheado com vísceras e temperos. Mas os cardápios de Edimburgo estão longe de se limitar a essa especialidade do país. Muitos elaboram receitas inspiradas nos pescados locais, como lagostins, ostras, mexilhões e vieiras; outros, nos cortes de cordeiro e do gado Aberdeen Angus criados na região. Dentre os restaurantes étnicos, destacam-se os indianos e tailandeses.

Noite

Dois tipos de estabelecimentos predominam em Edimburgo, principalmente em áreas como Grassmarket (Old Town) e Broughton Street (New Town): pubs elegantes e tradicionais, com painéis de madeira e poltronas de couro, e bares mais agitados e moderninhos, onde pode haver até pista de dança. Apresentações de jazz, blues e folk são comuns nas casas do West End, região que também concentra os principais teatros. Uma série de bares, por fim, dedica o cardápio ao uísque, bebida que é quase sinônimo de Escócia.

O que fazer

O que fazer em Edimburgo? Nas ruelas de Old Town, parece que a Idade Média ganhou vida outra vez – e o maior exemplo disso é o Edinburgh Castle, construído no século XI, antiga residência e fortaleza real instalada no alto de uma colina com vistas espetaculares da cidade. Na Royal Mile, as casinhas antigas foram transformadas em lojinhas, pubs e museus, mas com um pouco de imaginação não há quem deixe de sentir que está perambulando pela cidade alguns séculos atrás. Outra construção histórica que merece ser conhecida é Palace of Holyroodhouse, residência oficial da rainha na Escócia. Quando a família real não está por perto, é possível visitar diversos cômodos do palácio.

Ao ar livre estão o Princes Street Gardens, parque preferidos dos escoceses e um dos mais visitados da cidade, o Royal Botanic Garden e o Edinburgh Zoo, onde vivem os únicos pandas do Reino Unido.

Compras

Principal via comercial da cidade, a Princes Street tem um panorama de tirar o fôlego: a vista inigualável para o castelo medieval de Edimburgo. Todo sábado, perto do Castle Terrace, há um Farmers' Market que vende alimentos produzidos na região; em dezembro, o Princes Street Gardens sedia um mercado de Natal ao estilo alemão. Endereço de vários hotéis e paralela à Princes, a George Street tem lojas mais sofisticadas – em termos de luxo, porém, nada se iguala à Multrees Walk. Em Grassmarket e Victoria Street, é bom bater pernas para vasculhar brechós e conhecer o trabalho de estilistas escoceses.

Transporte

Por ser compacta e organizada, Edimburgo pode facilmente ser explorada a , mas diversas linhas de ônibus também cobrem os principais bairros e pontos de interesse – para fazer três ou mais viagens por dia, é vantagem adquirir um passe com direito a uso ilimitado no período. O "tram", um bonde elétrico, leva de York Place até o aeroporto, com catorze paradas no caminho. Antes de alugar um carro para explorar outros lugares do país, lembre-se que a Escócia segue a mão inglesa de direção, com o volante do lado direito.