Capital do estado de Maharashtra, a cidade passou a se chamar Mumbai apenas em 1995, em homenagem à deusa hindu Mumba – antes, era conhecida como Bombaim, nome que recebeu dos colonizadores ingleses. Localizada na costa oeste indiana, a metrópole é, atualmente, o principal polo financeiro e cultural do país. Há até quem diga que pode ser comparada, ao mesmo tempo, a Nova York e a Hollywood. Não é para menos: Bollywood, a indústria local de cinema e TV, até já superou a "rival" americana na quantidade de filmes produzidos e no número de espectadores.
Na CI, você encontra passagens aéreas para países no mundo todo, com excelentes preços em mais de 40 companhias.
Fazendo um Curso ou Estágio no exterior com a CI, você tem direito a Passagem Aérea de Estudante! São passagens com valores mais baixos e vantagens exclusivas, disponíveis para os mais variados destinos do mundo.
Viaje para o mundo todo com excelentes preços em mais de 40 companhias. Compre online!
A região conhecida como Kala Ghoda, no bairro Fort, é o reduto artístico, com galerias, festivais e museus como o Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya, de 1905, com acervo de pinturas, esculturas e numismática, entre outras. Ao lado dele ficam as coleções de aves, mamíferos, répteis e anfíbios do Bombay Natural History Society. Para saber mais sobre a história e a cultura indianas, visite o Nehru Centre, que tem ainda galerias de arte e um planetário. Obras contemporâneas podem ser vistas na National Gallery of Modern Art e na galeria Jehangir.
Também no Fort, a região do parque Horniman Circle Garden tem vários endereços que merecem ser conhecidos. Um deles é a biblioteca da Asiatic Society of Mumbai, que, entre outras raridades, guarda um manuscrito do "Mahabharata" – um dos épicos clássicos indianos – produzido no século XVI.
Prepare-se para uma legítima viagem gastronômica. Embora haja uma profusão de restaurantes com cardápio mais variado, incluindo pratos das cozinhas chinesa e tailandesa, por exemplo, a melhor pedida é provar tudo que for possível dos sabores locais. Alguns deles são o vada pav, uma espécie de "hambúrguer" de batata, o bhel puri, arroz com legumes, o pav bhaji, curry vegetariano servido com pãozinho, e o velho e bom kebab, espetinho de carne ou frango. Só preste atenção: a culinária indiana costuma ser bem condimentada.
A cena noturna de Mumbai é tão animada que muitos carrinhos de comida ficam a postos nas ruas, durante as madrugadas, para alimentar a multidão que sai das baladas. A praia de Chowpatty e a área portuária conhecida como Gateway of India ("portão da Índia") reúnem baladas variadas, muitas delas produzidas em hotéis mais incrementados. O revitalizado bairro Andheri, no norte da cidade, tem bares, restaurantes e lugares da moda. No sul funcionam grandes clubes de música pop ocidental.
O que fazer em Mumbai? O ponto de partida para um tour pela cidade pode ser o Gateway of India ("portão da Índia"), um enorme arco construído pelos ingleses, em 1911, na saída do porto, e hoje rodeado por artistas de rua, equilibristas, mágicos e encantadores de serpente. Bem pertinho fica o Taj Mahal Palace, hotel de 1903, erguido em estilo vitoriano e transformado em ponto turístico da cidade.
Um dos lugares de devoção mais populares de Mumbai é o Siddhivinayak Temple, que guarda uma curiosa imagem do deus Ganesha – que tem cabeça de elefante – com a tromba do lado direito do corpo, ao contrário da representação mais comum. Dá para terminar o dia à beira-mar: Chowpatty Beach é a praia preferida dos moradores para tomar um sorvete, caminhar no calçadão da Marine Drive e admirar o skyline da cidade.
Para conhecidas redes internacionais, butiques e lojas de grife, siga para o bairro de Andheri, onde fica um dos principais shopping centers da cidade. Mas a grande diversão é pechinchar na hora de comprar os produtos locais, como sáris, bijuterias e artesanato. Em meio a uma região muçulmana, na Mutton Street, o Chor Bazaar é um mercado de pulgas cheio de estandes que vendem estatuetas, antigos pôsteres de Bollywood e quinquilharias variadas. Outros mercados interessantes incluem o Mahatma Jyotiba Phule Mandai (antigo Crawford Market), com alimentos, cosméticos e especiarias, e o Colaba Causeway Market.
Trânsito caótico parece ser a regra nas grandes cidades da Índia. É assim na capital, Nova Déli, e não poderia ser diferente em Mumbai. Para se locomover, as melhores opções são os táxis convencionais ou os tuc-tucs, chamados também de rickshaws, triciclos motorizados que levam de três a oito passageiros. Aproveite para conhecer a estação ferroviária Chhatrapati Shivaji, de 1888, construída em estilo gótico vitoriano e incluída na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.
Verifique a validade do seu passaporte e dos vistos, caso você vá passar por algum país que exija a autorização. A validade do documento varia de acordo com o lugar, e a contagem é feita a partir da data de retorno. E mantenha uma cópia das duas primeiras páginas do passaporte, já que em caso de extravio isso pode facilitar os trâmites burocráticos.
Leve uma pequena quantidade de moeda local em espécie e o restante no CI Travel Money, que é mais seguro e prático. Lembre-se que, dependendo do seu roteiro, você pode passar por países que usam moedas diferentes. E deixe seu cartão de crédito apenas para emergências. Assim, você evita surpresas com o câmbio quando a fatura fechar.
É importante levar um kit com medicamentos básicos como analgésico, antigripal, remédio para enjôo, cólica, ressaca e má digestão. Não se esqueça de levar também seus remédios de uso contínuo na quantidade necessária para o período que você ficará no destino, já que pode ser difícil conseguir algumas medicações sem passar por um médico local.
Escolha uma cidade e saiba mais sobre a cultura, passeios, comida, custo de vida e outras informações do destino desejado:
PRIMEIROS DIAS DO GRUPO HERTFORSHIRE 1 :)
Oi, gente! O grupo Hertfordshire 1 já está aproveitando os primeiros dias aqui na Inglaterra :) Embarcamos em Guarulhos no sábado, e depois de algumas - muitas - horas de voo, chegamos no nosso...
Ir para o blog