Capital do estado de Maharashtra, a cidade passou a se chamar Mumbai apenas em 1995, em homenagem à deusa hindu Mumba – antes, era conhecida como Bombaim, nome que recebeu dos colonizadores ingleses. Localizada na costa oeste indiana, a metrópole é, atualmente, o principal polo financeiro e cultural do país. Há até quem diga que pode ser comparada, ao mesmo tempo, a Nova York e a Hollywood. Não é para menos: Bollywood, a indústria local de cinema e TV, até já superou a "rival" americana na quantidade de filmes produzidos e no número de espectadores.
Conhecido também como Volunturismo, no programa de Trabalho Voluntário no Exterior você pode cuidar de animais, ajudar na conservação do meio ambiente ou desenvolver ações humanitárias em países como África do Sul, Sri Lanka, Tailândia, Índia e outros, e tornar a sua viagem de intercâmbio ainda mais interessante, com um objetivo muito maior!
O voluntário ganha a experiência de atuar em prol de uma causa especial e volta com uma das vivências mais emocionais da sua vida! E se quiser aproveitar ainda mais a viagem, é possível fazer um curso de idioma combinado com o programa.
Opção que une a experiência de um intercâmbio com a vontade de ajudar a quem precisa. Há opções de trabalho em projetos sociais e ambientais.
O Mochilão® CI é a melhor opção para conhecer diversas cidades ou até mesmo países em uma só viagem, com hospedagem, transporte, passeios, e tudo o que você precisa para viajar com conforto, economia e segurança.
Você poderá escolher entre as muitas opções de roteiros montados por nossos especialistas fazer os seu Mochilão pela Europa, América do Sul ou do Norte, Ásia ou Oceania.
Não deixe de viver uma experiência como essa.
A melhor opção para conhecer diversas cidades ou países em uma só viagem com hospedagem, transporte, passeios e segurança.
Na CI, você encontra passagens aéreas para países no mundo todo, com excelentes preços em mais de 40 companhias.
Fazendo um Curso ou Estágio no exterior com a CI, você tem direito a Passagem Aérea de Estudante! São passagens com valores mais baixos e vantagens exclusivas, disponíveis para os mais variados destinos do mundo.
Viaje para o mundo todo com excelentes preços em mais de 40 companhias. Compre online!
Reserve seu albergue em qualquer parte do mundo, de forma rápida e prática.
Alugue um carro com a CI e tenha mais liberdade para curtir a sua viagem.
A região conhecida como Kala Ghoda, no bairro Fort, é o reduto artístico, com galerias, festivais e museus como o Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya, de 1905, com acervo de pinturas, esculturas e numismática, entre outras. Ao lado dele ficam as coleções de aves, mamíferos, répteis e anfíbios do Bombay Natural History Society. Para saber mais sobre a história e a cultura indianas, visite o Nehru Centre, que tem ainda galerias de arte e um planetário. Obras contemporâneas podem ser vistas na National Gallery of Modern Art e na galeria Jehangir.
Também no Fort, a região do parque Horniman Circle Garden tem vários endereços que merecem ser conhecidos. Um deles é a biblioteca da Asiatic Society of Mumbai, que, entre outras raridades, guarda um manuscrito do "Mahabharata" – um dos épicos clássicos indianos – produzido no século XVI.
Prepare-se para uma legítima viagem gastronômica. Embora haja uma profusão de restaurantes com cardápio mais variado, incluindo pratos das cozinhas chinesa e tailandesa, por exemplo, a melhor pedida é provar tudo que for possível dos sabores locais. Alguns deles são o vada pav, uma espécie de "hambúrguer" de batata, o bhel puri, arroz com legumes, o pav bhaji, curry vegetariano servido com pãozinho, e o velho e bom kebab, espetinho de carne ou frango. Só preste atenção: a culinária indiana costuma ser bem condimentada.
A cena noturna de Mumbai é tão animada que muitos carrinhos de comida ficam a postos nas ruas, durante as madrugadas, para alimentar a multidão que sai das baladas. A praia de Chowpatty e a área portuária conhecida como Gateway of India ("portão da Índia") reúnem baladas variadas, muitas delas produzidas em hotéis mais incrementados. O revitalizado bairro Andheri, no norte da cidade, tem bares, restaurantes e lugares da moda. No sul funcionam grandes clubes de música pop ocidental.
O que fazer em Mumbai? O ponto de partida para um tour pela cidade pode ser o Gateway of India ("portão da Índia"), um enorme arco construído pelos ingleses, em 1911, na saída do porto, e hoje rodeado por artistas de rua, equilibristas, mágicos e encantadores de serpente. Bem pertinho fica o Taj Mahal Palace, hotel de 1903, erguido em estilo vitoriano e transformado em ponto turístico da cidade.
Um dos lugares de devoção mais populares de Mumbai é o Siddhivinayak Temple, que guarda uma curiosa imagem do deus Ganesha – que tem cabeça de elefante – com a tromba do lado direito do corpo, ao contrário da representação mais comum. Dá para terminar o dia à beira-mar: Chowpatty Beach é a praia preferida dos moradores para tomar um sorvete, caminhar no calçadão da Marine Drive e admirar o skyline da cidade.
Para conhecidas redes internacionais, butiques e lojas de grife, siga para o bairro de Andheri, onde fica um dos principais shopping centers da cidade. Mas a grande diversão é pechinchar na hora de comprar os produtos locais, como sáris, bijuterias e artesanato. Em meio a uma região muçulmana, na Mutton Street, o Chor Bazaar é um mercado de pulgas cheio de estandes que vendem estatuetas, antigos pôsteres de Bollywood e quinquilharias variadas. Outros mercados interessantes incluem o Mahatma Jyotiba Phule Mandai (antigo Crawford Market), com alimentos, cosméticos e especiarias, e o Colaba Causeway Market.
Trânsito caótico parece ser a regra nas grandes cidades da Índia. É assim na capital, Nova Déli, e não poderia ser diferente em Mumbai. Para se locomover, as melhores opções são os táxis convencionais ou os tuc-tucs, chamados também de rickshaws, triciclos motorizados que levam de três a oito passageiros. Aproveite para conhecer a estação ferroviária Chhatrapati Shivaji, de 1888, construída em estilo gótico vitoriano e incluída na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.
Verifique a validade do seu passaporte e dos vistos, caso você vá passar por algum país que exija a autorização. A validade do documento varia de acordo com o lugar, e a contagem é feita a partir da data de retorno. E mantenha uma cópia das duas primeiras páginas do passaporte, já que em caso de extravio isso pode facilitar os trâmites burocráticos.
Leve uma pequena quantidade de moeda local em espécie e o restante no CI Travel Money, que é mais seguro e prático. Lembre-se que, dependendo do seu roteiro, você pode passar por países que usam moedas diferentes. E deixe seu cartão de crédito apenas para emergências. Assim, você evita surpresas com o câmbio quando a fatura fechar.
É importante levar um kit com medicamentos básicos como analgésico, antigripal, remédio para enjôo, cólica, ressaca e má digestão. Não se esqueça de levar também seus remédios de uso contínuo na quantidade necessária para o período que você ficará no destino, já que pode ser difícil conseguir algumas medicações sem passar por um médico local.
Escolha uma cidade e saiba mais sobre a cultura, passeios, comida, custo de vida e outras informações do destino desejado:
Ensino Médio nos EUA: Saiba tudo
Fazer o Ensino Médio nos EUA é o sonho de todo adolescente, não é mesmo? Mas saiba que há bastante diferença entre escolas públicas e privadas por lá e, inclusive, com a nossa ideia de escola pública...
Ir para o blog