Manchester

Manchester

Nesse grande centro industrial e comercial do norte da Inglaterra, prédios de arquitetura arrojada e uma agitada vida universitária convivem pacificamente com pontos históricos centenários. Manchester orgulha-se, principalmente, de sua vibrante cena musical – The Smiths, Stone Roses e Oasis foram algumas bandas que saíram da cidade para o estrelato – e dos dois times de futebol, Manchester City e Manchester United. A partir de Londres, a viagem de avião leva cerca de 1 hora.
Manchester - carrossel 1
Manchester - carrossel 2
Manchester - carrossel 3
Manchester - carrossel 4
Manchester - carrossel 5

Informações úteis: Manchester

Os termômetros não passam de 1°C em dezembro, janeiro e fevereiro, os meses mais frios. Em julho e agosto, alcançam 20°C
Inglês
Cerca de 503,1 mil habitantes
115,6 km²
(UTC +0) 4 horas à frente do horário do Brasil
Libra Esterlina
+161
220-240 V

Cultura

Um dos principais espaços culturais da cidade ocupa um imponente prédio de formas geométricas feito de aço, concreto e vidro no Pier 8. É o The Lowry, que reúne o maior acervo de trabalhos do pintor e desenhista britânico Laurence Stephen Lowry no mundo todo. Além da exposição permanente, o museu acolhe dramaturgia, ópera, balé e shows musicais em dois teatros. Outros endereços que valem a visita são o Museum of Science and Industry, com mostras interativas e uma coleção de automóveis antigos, o Manchester Museum, que pertence à universidade local, e a Manchester Art Gallery, com quadros produzidos nos últimos 600 anos, incluindo pré-rafaelitas britânicos – uma galeria com roupas e acessórios de época fica em outro prédio, o Platt Hall, a pouco mais de 3 quilômetros do centro da cidade.

Para peças de teatro e apresentações de jazz ou música erudita, confira o que está em cartaz no Royal Exchange Theatre e no Bridgewater Hall, com auditório para 2.400 pessoas.

Comida

Como toda grande cidade, tem uma cena gastronômica variada, com opções que vão de lanchonetes e fast food a endereços mais sofisticados. O curry – receita picante de origem indiana, que pode ser preparada de infinitas maneiras e com diferentes tipos de ingredientes – é a estrela da chamada Curry Mile, em Rusholme, com mais de setenta restaurantes que servem não só esse prato, mas também especialidades do Paquistão, de Bangladesh e do Sri Lanka. Em Chinatown, a segunda maior do Reino Unido, há casas especializadas em culinária chinesa e vietnamita.

Noite

Manchester tem tradição de lançar bandas ao estrelato: The Smiths, Oasis e Stone Roses, por exemplo, foram alguns dos grupos de muito sucesso surgidos na cidade. Para tentar descobrir o próximo hit mundial, portanto, vale consultar a programação e checar em que bares rolam as apresentações musicais – muitas casas com shows quase diários concentram-se no Northern Quarter. Na chamada "Gay Village", região em torno da Canal Street, mesmo quem não é da turma LGBTQIA+ pode curtir a noite em baladas e bares com DJs.

O que fazer

O que fazer em Manchester? Dois dos prédios mais fotografados da cidade são a Catedral, cuja história remonta ao século XIII, e o Town Hall, sede da prefeitura, em estilo gótico vitoriano. O mesmo gênero arquitetônico pode ser visto na belíssima John Rylands Library, de 1890, que pertence à Universidade de Manchester e guarda o mais antigo fragmento conhecido do Novo Testamento.

E mesmo que você não tenha se programado para ver algum jogo, faça um tour para conhecer os estádios dos dois adorados times de futebol locais: o Old Trafford, casa do Manchester United, e o Etihad, sede do Manchester City.

Compras

Nos diversos shopping centers da cidade, é grande a quantidade de lojas de departamento britânicas e redes fashion internacionais. Marcas de roupa locais podem ser encontradas em regiões como Spinningfields e nas adjacências da King Street e da New Cathedral Street. Pontuadas por cafés, bares e restaurantes, as ruas do Northern Quarter reúnem endereços que vendem peças artesanais, brechós, discos de vinil, entre outros itens. E, aos sábados, estilistas de Manchester exibem e comercializam suas criações no Tib Street Fashion Market, um mercado a céu aberto.

Transporte

Para circular pela cidade e por localidades da chamada "Greater Manchester", como Bolton, Rochdale e Ashton-under-Lyne, as melhores opções são os ônibus, os trens e o metrô de superfície (tram). É possível escolher entre diversos tipos de passe e até combinar os três meios de transporte – só preste atenção na hora de comprar, pois alguns valem apenas a partir das 9h30. Water taxis, os waxis, percorrem os canais e fazem paradas perto de vários pontos de interesse para o visitante.