Diferente do que muitos podem imaginar, Israel é um país que, além da história e cultura milenares, tornou-se também um grande polo de desenvolvimento tecnológico e industrial. Tudo isso, aliado a belezas naturais incríveis, tornam o país um dos destinos mais procurados pelos viajantes, indo muito além da sua fama pelo turismo religioso, que leva milhares de pessoas para lá todos os anos, também se destaca pelos seus sítios históricos que remontam toda a sua história, arte, cultura e gastronomia.
Israel é um país pequeno, estreito e semiárido na costa sudeste do Mar Mediterrâneo, com aproximadamente 470 km de comprimento e 135 km de largura em seu ponto mais largo e faz fronteira com o Líbano, ao norte, com a Síria, a nordeste, com a Jordânia, a leste, com o Egito, a sudoeste e com o Mar Mediterrâneo, a oeste. Para se ter uma ideia, dá para cruzar o país de leste a oeste em 90 minutos, de carro, partindo do Mar Mediterrâneo até o Mar Morto. Suas principais cidades são Tel Aviv, Jerusalém e Haifa, com características bastante peculiares que, inclusive virou ditado popular: "Tel Aviv joga, Jerusalém reza e Haifa trabalha". Mas mesmo com dimensões tão enxutas, Israel é um país rico em história, cultura, artes, gastronomia e belezas naturais, com atrações para todos os tipos de viajantes.
Israel entrou na história há aproximadamente 35 séculos, quando o povo judeu deixou o seu modo de vida nômade, estabeleceu-se na Terra (como chamam a região israelense) e tornou-se uma nação. Ao longo dos anos, a Terra foi conhecida por muitos nomes: Eretz Yisrael (Terra de Israel); Sião, uma das colinas de Jerusalém; Palestina, derivado de Filisteia, e utilizado pela primeira vez pelos romanos; a Terra Prometida; e a Terra Santa, entre outros. No entanto, para a maioria dos israelenses de hoje, o país é simplesmente Haaretz – a Terra. Tel Aviv foi capital de Israel entre os anos de 1948 e 1950 mas, por razões políticas, Jerusalém assumiu esse posto desde então.
Com uma população de mais de 7,6 milhões de pessoas, aproximadamente 5,7 milhões são judeus e 1,5 milhões são árabes. Há vários tipos de estilos de vida no país: do religioso ao secular (quem não tem afeição por religião); do tradicional ao moderno; do urbano ao rural, é um povo que respeita e convive bem com as diferenças, provavelmente, graças à sua própria história.
É um país com inspiração para a inovação, onde se transforma adversidades em vantagens, fazendo com que, num período curto - pouco mais de 70 anos - o país se reconstruísse da destruição das guerras e se tornasse uma grande nação. Hoje, desponta em rankings muito interessantes: ocupa o 1º lugar quando o assunto é segurança cibernética e a 2ª posição com relação à produção de pesquisas científicas. Não à toa, é um dos países com maior desenvolvimento tecnológico no mundo atualmente.
O sistema educacional israelense é um dos mais valorizados no mundo. Desde 1978, ela é oferecida gratuitamente e é obrigatória às crianças e jovens de 5 a 16 anos. Com mais de 97% de sua população alfabetizada, ocupa o terceiro lugar no ranking dos países mais desenvolvidos quando o assunto é educação.
Mas todo esse desenvolvimento tecnológico não deixou para trás o cuidado com a preservação da natureza. A vida vegetal e animal de Israel é rica e diversificada, em parte devido à localização geográfica do país, que fica na junção de três continentes: Europa, Ásia e África.
Florestas naturais, principalmente de carvalhos-dourados, cobrem parte da Galileia, do Monte Carmelo e outras áreas montanhosas. Nos planaltos do Neguev, cresce o pistache atlântico ao longo dos vales secos e há tamareiras em qualquer lugar onde haja água subterrânea suficiente. Em todo o país, há aproximadamente 2,6 mil tipos de plantas identificadas, desde espécies alpinas nas encostas das montanhas do norte até espécies do Saara, na Arava, no sul.
Sua fauna também é muito rica, podendo-se avistar mais de 500 diferentes espécies de aves por lá, desde as residentes, como o bulbul-comum, águias e falcões, até as migratórias, como os pelicanos, que podem ser vistos de março a outubro.
Israel faz um esforço muito grande para preservar e proteger a natureza no país. Para ter uma ideia, retirar uma flor na beira da estrada é considerado ilegal. Atualmente, contam com mais de 150 reservas naturais e 65 parques nacionais em todo o país, e aproximadamente 20 são destinadas a visitação pública. O Monte Carmelo, uma das regiões mais importantes de Israel, foi declarada reserva da biosfera pela UNESCO.
De paisagens, Israel também é muito bem servida. Vales, montanhas, regiões áridas, vegetação abundante e praias, com algumas curiosidades: o lago Kineret, o maior de Israel e principal reservatório de água do país, fica a 212 metros ABAIXO do nível do mar! Quem diria?
E falando em natureza, tem alguns outros lugares imperdíveis, como o Mar Morto e sua incrível flutuabilidade, em que a alta concentração do seu conteúdo mineral e sua densidade impeçam que os banhistas afundem. A Galileia, por sua vez, reúne os Montes Gilboa e Meron, além de Tiberíades, uma das "Quatro Cidades Santas do Judaísmo". É possível fazer rafting, balonismo e muito mais, com contato extremo com a natureza.
É por tudo isso e muito mais que Israel é um país inesquecível. Viver toda essa riqueza de história, cultura e tradição certamente te marcará para sempre como um dos destinos mais incríveis que você já conheceu.
Escolha uma cidade e saiba mais sobre a cultura, passeios, comida, custo de vida e outras informações do destino desejado:
Intercâmbio em Malta e outros destinos alternativos para o seu intercâmbio
Sempre que se pensa em fazer um intercâmbio, algumas opções são as primeiras que veem à nossa cabeça, como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra mas as opções vão muito além desses países. Fazer um inte...
Ir para o blogNa CI, você encontra passagens aéreas para países no mundo todo, com excelentes preços em mais de 40 companhias.
Fazendo um Curso ou Estágio no exterior com a CI, você tem direito a Passagem Aérea de Estudante! São passagens com valores mais baixos e vantagens exclusivas, disponíveis para os mais variados destinos do mundo.
Viaje para o mundo todo com excelentes preços em mais de 40 companhias. Compre online!