Haifa

Haifa

Conhecida como “São Francisco de Israel”, Haifa é a terceira maior cidade de Israel e tradicionalmente uma cidade trabalhadora. Tendo sido uma cidade pequena por mais de mil anos, os templários cristãos ajudaram a desenvolver a cidade no século XIX, mas foram os britânicos que construíram refinarias e expandiram seus portos, fazendo com que a cidade se desenvolvesse fortemente. Por isso, Haifa faz juz ao ditado que diz “Haifa trabalha, Jerusalém reza e Tel Aviv joga”. A cidade progride a passos largos e é referência mundial em tecnologia enquanto preza pela boa convivência entre judeus, cristãos, muçulmanos e os Bahá’í.
Haifa - carrossel 1
Haifa - carrossel 2
Haifa - carrossel 3
Haifa - carrossel 4
Haifa - carrossel 5

Informações úteis: Haifa

Em Haifa, o verão é quente, abafado, árido e sem nuvens; o inverno é ameno, com precipitação e de céu quase sem nuvens.
Hebraico e Árabe
Cerca de 279 mil habitantes
63,67 km²
(UTC +2) 5 horas à frente do horário do Brasil
Novo shekel israelense
+972
220 V

Cultura

Em menor proporção que Tel Aviv e Jerusalém, Haifa tem também tem atrativos. E se você gosta de museus, está no lugar certo. Comece visitando o Museu Nacional de Haifa, que é aberto ao público mas é uma atração à parte para os amantes da sétima arte, transportando o visitante ao glamour e a fama da indústria cinematográfica.

Em uma bela reserva natural no Monte Carmelo de quase 35mil metros quadrados, com vista para o Mar Mediterrâneo, o Zoológico Educacional de Haifa abriga mais de 100 espécies de animais selvagens, dentre elas, muitos animais nativos, como o lobo israelense, a víbora palestina, e os raros gamos persas, originários da Alta Galileia.

E dentro do próprio Zoológico, fica o Museu da Pré-história, que mostra as escavações feitas na cordilheira do Monte Carmelo, além de escavações subaquáticas que revelaram antigas aldeias afundadas, remontando a história dos povos que já viveram há milhares de anos.

Não deixe Haifa sem conhecer o Museu Nacional de Ciência, Tecnologia e Espaço Madatech, que é dividido em cinco parte e é repleto de atividades práticas que prendem a atenção de crianças e adultos.

Comida

Toda cidade que abriga muitas nacionalidades se beneficia, dentre muitos aspectos, quando o assunto é comida, e Haifa não é diferente, reunindo os melhores sabores do Oriente Médio em um só lugar.

As longas filas valem à pena para provar o Falafel Kazkenim, que você já poderá provar antes mesmo de chegar sua vez, com um saboroso tahini fresco. Considerado o melhor falafel de Haifa, alguns arriscam dizer que é o melhor de toda Israel. Não tem como não querer provar, né?

Se quiser provar um shawarma, poderá fazer isso em praticamente toda esquina. Agora, se quiser provar um shawarma que mais se parece com um jantar elegante, seu lugar é o Emil. Lá, só terá opção de vitela, muito saborosa e de alta qualidade, com cebola e tomates fatiados fininhos em uma pita super fresca.

O que fazer

O que fazer em Haifa? Um passeio imperdível: Os Jardins de Bahá’í. Não tem como ir embora da cidade sem conhecer uma das atrações mais populares do país, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2008, esbanjando beleza e design.

O Mosteiro Stella Maris fica situado dentro dos Jardins de Bahá’í e abriga uma caverna que, segundo a tradição cristã, é o local onde o profeta Elias foi sepultado. De lá, você poderá ver um imperdível entardecer do mirante.

O Porto de Haifa, o maior de Israel, é uma atração à parte. Aberto para visitação durante o dia, tem uma vista imperdível do Mar Mediterrâneo e toda a baía de Haifa.

Outro passeio imperdível é o calçadão da praia HaCarmel, com 600m de extensão mas com muitos restaurantes para você curtir a praia com infraestrutura de quiosques, duchas banheiros e até primeiros socorros.

E se bater uma saudadezinha do Brasil, vá conhecer a Universidade de Haifa, projetada em 1964 por ninguém menos que Oscar Niemeyer. Localizada no pico do Monte Carmel, é um ótimo lugar para se observar as Colinas do Golan.

Compras

Em qualquer lugar do mundo tem aquela ruazinha charmosa com um monte de lojinhas e restaurantes, onde rola todo o burburinho da cidade. Em Haifa, é a Rua Ben-Gurion. Aos pés do Jardim de Bahá’í (não deixe de prestar atenção no jardim todo iluminado à noite, é incrível!), se mantêm preservadas suas construções originais até hoje.

Com mais de 150 lojas internacionais e israelenses, o Centro Comercial Grand Canyon é o maior centro de compras e entretenimento de Israel. Pra você ter uma ideia do seu tamanho, conta com um spa e até um parque de diversões dentro dele, o Grande Luna.

Transporte

Por ser uma cidade erguida na encosta da montanha Carmel, Haifa tem suas peculiaridades com relação aos meios de transporte. O principal deles é o metrô Carmelit que liga o centro de Haifa ao ponto mais alto do Monte Carmelo. Uma ajuda e tanto pra subir sem se cansar, não?

Uma outra maneira de chegar ao topo do Monte Carmelo que não seja por estrada é usando o teleférico Bat Galim. Todo transparente, além de funcionar como meio de transporte eficiente, é também uma ótima oportunidade de ter uma visão panorâmica de toda a baía de Haifa.

Mais opções de cidades