Única capital sul-americana banhada pelo oceano Pacífico, a principal cidade do Peru concilia o ambiente descontraído das áreas litorâneas, a seriedade dos centros político-econômicos e o charme das localidades históricas. Listada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a região central do município reúne diversas igrejas, museus e palácios. Atualmente, porém, a principal responsável pela difusão de Lima – e do país – mundo afora é a rica cultura gastronômica, que se vale de uma diversidade grande de ingredientes únicos.
Ao fazer um Curso de Inglês ou Cursos de Idiomas no exterior com a CI, além de aprender ou aperfeiçoar uma nova língua, você vivencia a cultura e o dia a dia do país e tem a experiência de aprender dentro e fora da sala de aula.
A CI conta com opções de Curso de Inglês em muitos outros idiomas, para todos os níveis de fluência, de acordo com o seu objetivo: curso de idiomas, preparatórios para exames, para profissionais, combinado com atividades, entre outras opções. É só encontrar o que mais combina com você!
Estudar fora um idioma, mais do que aprender ou aperfeiçoar uma nova língua, é vivenciar a cultura e o dia a dia de um país.
Na CI, você encontra passagens aéreas para países no mundo todo, com excelentes preços em mais de 40 companhias.
Fazendo um Curso ou Estágio no exterior com a CI, você tem direito a Passagem Aérea de Estudante! São passagens com valores mais baixos e vantagens exclusivas, disponíveis para os mais variados destinos do mundo.
Viaje para o mundo todo com excelentes preços em mais de 40 companhias. Compre online!
Reserve seu albergue em qualquer parte do mundo, de forma rápida e prática.
Alugue um carro com a CI e tenha mais liberdade para curtir a sua viagem.
Polo intelectual e cultural do país, a capital peruana possui diversos monumentos, igrejas, palácios e mansões que representam importantes exemplos da arquitetura e da história sul-americanas. Para uma visão geral, conheça o Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia, instituição mais antiga do país, o Museo Oro del Perú, com uma coleção de armas e outra de peças feitas com o metal nobre, e o ótimo Museo Larco, instalado em meio a belos jardins. No acervo dos três há objetos exemplares das civilizações inca e pré-colombianas.
Incluído na lista de Patrimônio Mundial elaborada pela Unesco, o centro histórico de Lima vale pelo menos um dia inteiro de passeio. Comece pela Plaza Mayor, onde fica a Catedral – datada de 1622, a igreja guarda os restos mortais do conquistador espanhol Francisco Pizarro, fundador da cidade. Ao redor dela ficam o Palácio do Governo, o Convento de San Francisco, com um conjunto de catacumbas preservadas, e a Casa de Aliaga, onde é possível ver o interior de uma rica residência colonial (é imprescindível reservar antes).
A fama da gastronomia peruana ganhou o mundo graças ao trabalho de chefs como o limenho Gastón Acurio, dono de alguns restaurantes na capital. Da cozinha tradicional há uma profusão de ceviches (peixe cru em cubos "cozido" na cebola e no limão), causa rellena (purê de batata recheado), aji de gallina (frango cremoso) e cuy (porquinho-da-índia, geralmente servido assado). A típica bebida não alcoólica é a chicha morada, feita com um milho nativo de cor roxa. Para saber mais sobre os ingredientes locais, a tradição e a evolução culinária do país, visite a interessante Casa de la Gastronomía Peruana, perto da Plaza Mayor, museu que funciona na antiga sede dos Correios.
O agito noturno espalha-se por bairros como Miraflores, com bares, casas de espetáculos e baladas que investem em ritmos latinos como salsa e reggaeton, e Barranco, que atrai mais jovens, músicos e artistas em geral. Para uma experiência diferente, curta os shows e o som da banda de uma autêntica "pena criolla", onde é possível dançar a noite inteira. Outra forma de diversão popular são os cassinos, liberados no Peru no final dos anos 1990.
Poucas cidades podem se gabar de ter uma pirâmide com mais de mil anos de existência em plena área urbana. A capital do Peru é uma delas. Trata-se da Huaca Pucllana, antigo centro cerimonial ocupado entre 400 e 700 d.C. O complexo, com museu e sítio arqueológico, pode ser conhecido também à noite, quando as ruínas ficam belamente iluminadas.
Miraflores, San Isidro e Barranco são três dos bairros que compõem a chamada Costa Verde, badalada zona de praias que atrai surfistas e praticantes de parapente ou asa-delta. Uma das atividades mais bacanas é caminhar pelo calçadão de Miraflores, que oferece uma linda vista do oceano e do pôr do sol. Outra, perambular pelas ruazinhas de Barranco em busca dos ateliês de arte. Vizinha ao centro, uma área divertida é o Barrio Chino, reduto da comunidade chinesa cheio de restaurantes, lojinhas e galerias.
Diversos shopping centers e lojas de departamento espalham-se pela cidade. Para produtos locais, percorra a avenida La Paz, em Miraflores, com endereços que vendem roupas de lã, antiguidades e objetos produzidos na Amazônia peruana, entre outros produtos. No mesmo bairro, a região em que a avenida Petit Thouars encontra a Ricardo Palma está repleta de mercados e estantes que vendem todo tipo de artesanato e suvenires imagináveis. Para ateliês de arte mais caprichados, vasculhe a área de Barranco.
As áreas de maior interesse, como os bairros de Miraflores e Barranco, podem ser percorridas a pé. Para enfrentar o trânsito caótico da cidade, o sistema de transporte público inclui ônibus e vans. Táxis costumam ser eficientes, mas é preciso tomar algumas precauções: prefira os veículos associados a empresas e, como não existe taxímetro, combine o preço antes da viagem.
Verifique a validade do seu passaporte e dos vistos, caso você vá passar por algum país que exija a autorização. A validade do documento varia de acordo com o lugar, e a contagem é feita a partir da data de retorno. E mantenha uma cópia das duas primeiras páginas do passaporte, já que em caso de extravio isso pode facilitar os trâmites burocráticos.
Leve uma pequena quantidade de moeda local em espécie e o restante no CI Travel Money, que é mais seguro e prático. Lembre-se que, dependendo do seu roteiro, você pode passar por países que usam moedas diferentes. E deixe seu cartão de crédito apenas para emergências. Assim, você evita surpresas com o câmbio quando a fatura fechar.
É importante levar um kit com medicamentos básicos como analgésico, antigripal, remédio para enjôo, cólica, ressaca e má digestão. Não se esqueça de levar também seus remédios de uso contínuo na quantidade necessária para o período que você ficará no destino, já que pode ser difícil conseguir algumas medicações sem passar por um médico local.
Escolha uma cidade e saiba mais sobre a cultura, passeios, comida, custo de vida e outras informações do destino desejado:
As quatro melhores cidades para fazer um ano sabático
Foto: Raqchi, sítio arqueológico, em Cusco As atrizes Cate Blanchett e Isabelle Huppert encontraram em Sydney os momentos relaxantes que precisavam longe das câmeras de Hollywood. Após um longo perí...
Ir para o blogFoi uma surpresa muito agradável conhecer a Bolívia e o Peru. Estava querendo conhecer só Machu Pichu, mas acabei optando por viajar por mais lugares, pois não pude tirar muito tempo de férias. Valeu muito a pena pelos passeios, pessoas super simpáti...