Moscou

Moscou

Uma cidade em que a história e a modernidade se cruzam a cada momento. Assim é a Moscou que milhões de viajantes conhecem e redescobrem todos os anos. A metrópole que já foi capital da extinta URSS (União Soviética) e hoje é capital da Rússia capitalista é um resumo da história recente do mundo e da disputa acirrada com os Estados Unidos durante a Guerra Fria. De um lado, a cidade soube se redescobrir e se modernizar com seus prédios, shoppings e tudo de mais incrível que o capitalismo pode oferecer. Por outro lado, Moscou soube preservar a sua rica história muito bem, o que faz da cidade um museu a céu aberto.
Moscou - carrossel 1
Moscou - carrossel 2
Moscou - carrossel 3
Moscou - carrossel 4
Moscou - carrossel 5

Informações úteis: Moscou

Continental úmido, com verões quentes e invernos bastante frios e longos. Entre junho e agosto ocorre o verão e a temperatura dá uma trégua
Russo
Cerca de 12 milhões de habitantes
2.510 km²
(UTC +3) 6 horas à frente do horário do Brasil
Rublo Russo
+7
220 V

Cultura

A cultura moscovita (e a russa, de uma maneira geral) é bastante rica. Afinal, estamos falando da terra de grandes nomes como o escritor Dostoiévski (autor de Crime e Castigo), do famoso cineasta Serguei Eisenstein e do imponente e mundialmente famoso Teatro Bolshoi.

Na cidade também fica o mais famoso e mais importante Kremlin ("fortaleza" em russo), construído em 1495 e sede do governo russo - é lá onde o presidente Vladimir Putin trabalha. Visitar o Kremlin e conferir a grandiosidade dos seus 30 hectares e inúmeras igrejas é um programa obrigatório para quem passa pela cidade.

Além de tudo isso, um dos principais atrativos culturais da cidade é a sua própria história: Moscou sintetiza como nenhuma outra metrópole russa a história da União Soviética e a transição para o capitalismo e a economia de mercado, presentes na moderna Rússia atual.

Comida

Quem gosta de sopas vai adorar a culinária russa. Isso porque um dos principais pratos típicos é o borshch, uma sopa de beterraba, legumes e carne. Outras raízes, como batatas, cenouras e nabos, também são usadas em outras receitas do prato mais adorado pelos russos.

Outros pratos típicos são o pelmeni, espécie de bolinho recheado com carne, e o pirozhki, um tipo de pastel recheado de batatas, carne, repolho ou queijo.

Como toda grande metrópole, a cidade também tem restaurantes especializados na cozinha de outros lugares, como Itália, França e Ásia.

Noite

A noite moscovita é bem variada e efervescente. Se você quiser uma programação mais calma e clássica, o Teatro Bolshoi é uma ótima pedida. Para quem quer uma escolha mais romântica, os inúmeros restaurantes e cafés são a melhor escolha.

Para os mais descolados e animados, a vida noturna de Moscou oferece uma infinidade de bares e baladas, onde você vai encontrar muita gente bonita (não é à toa que os russos e russas têm fama de serem lindos) e animação até o sol nascer.

O que fazer

O que fazer em Moscou? Moscou é uma cidade cheia de história e tradição. Um dos principais pontos turísticos, a Praça Vermelha, abrigava os famosos desfiles militares durante a União Soviética e hoje é um importante local de turismo. Dela partem várias importantes ruas de Moscou em todas as direções, o que faz com que a praça seja o ponto central da cidade.

Na Praça Vermelha você encontra, ainda, a famosa Catedral de São Basílio, com seus quase 500 anos de história e suas imponentes cúpulas com detalhes em ouro.

Outro templo histórico que você precisa visitar quando passar pela cidade é o Mausoléu de Lênin. Você vai encontrar o corpo embalsamado do líder russo, um dos principais responsáveis pela Revolução Russa. Além de Lênin, algumas outras figuras históricas estão enterradas próximas ao mausoléu, como Stálin e Yuri Gagarin, o famoso cosmonauta russo.

Mas nem só de história vive a cidade. Você também vai encontrar luxuosas e modernas construções contrastando com toda a tradição dos antigos prédios e até igrejas, proibidas durante o período comunista, que foram reconstruídas e restauradas.

Compras

Na cidade, você encontra de tudo: das marcas mais famosas e seus lançamentos mundiais ao típico artesanato russo.

No Shopping Gum, localizado na Praça Vermelha, é possível encontrar lojas modernas e souvenirs como as matrioskas, as famosas bonequinhas de madeira que se encaixam uma dentro da outra. Ah, um detalhe que vai deixar suas compras ainda mais interessantes é que o shopping funciona em um prédio do século XIX.

No mercado de pulgas, que funciona todo sábado e domingo no Parque Izmailovsky, você encontra roupas típicas, peças de antiquário e até tapetes. Difícil

Transporte

O metrô de Moscou tem 313 km de extensão, 188 estações e transporta mais de 9 milhões de pessoas por dia. As estações incríveis são uma atração à parte, mas tudo tem seu preço: pode ser que você passe por alguns apertos (literalmente), dependendo do horário e da linha escolhida. Para resolver essa questão, o governo tem um plano de construir mais 160 km e 79 estações até 2020. Enquanto isso, vale a pena dar uma passeada pelo metrô moscovita, nem que seja apenas para conhecer as estações.

Para complementar esse sistema, a cidade também conta com ônibus que partem das principais estações de metrô. Também existem ônibus intermunicipais para viagens de longa distância e trens para diversas partes da Europa e Ásia.

Outro meio de transporte comum na cidade que também é uma atração por si só são os bondes. Hoje em dia eles já não são tão utilizados como antigamente, mas você não pode perder a chance de dar uma volta por uma das clássicas linhas que ligam as estações do metrô.

Por fim, você também encontra uma ampla rede de táxis. O problema maior, nesse caso, é reconhecer os veículos que transportam passageiros de forma profissional e os que apenas oferecem caronas mediante pagamento - prática comum no destino. Na dúvida, sempre peça ajuda no hotel para encontrar um táxi (tarefa nem tão simples) e evitar imprevistos.