Intercâmbio

Quer saber tudo sobre Intercâmbio? Então nós vamos te ajudar!

A CI é especialista no assunto e pode responder desde as suas dúvidas mais básicas, como entender o que é um intercâmbio e como ele funciona, até te ajudar a encontrar dentre tantas opções qual é a melhor escolha de programa, de cidade e de época do ano para você viajar.

Vem com a gente e aproveite ao máximo alguns dos melhores dias que você terá na vida!


O que é Intercâmbio?

Originalmente, eram viagens que dois estudantes de lugares diferentes realizavam "trocando" de país um com o outro, para vivenciarem o dia-a-dia de outra cultura, promovendo o intercâmbio de conhecimento.

Hoje em dia, esse conceito já evoluiu bastante e um Intercâmbio se tornou algo muito mais abrangente. Além de não ser mais necessário que um estudante estrangeiro venha ao Brasil para que um brasileiro possa ir a outro país, pode ser considerado um intercâmbio toda viagem na qual o foco principal de quem embarca seja adquirir conhecimentos interculturais através de experiências em outro país.

Seja para estudar fora, trabalhar fora ou somente viajar e viver por algum tempo imerso em outra cultura no exterior, o intercambista sempre voltará de um intrecÂmbio com conhecimento maior do que quando embarcou.

O que é Intercâmbio?
;

Como um intercâmbio funciona?

Um intercâmbio pode funcionar de muitas formas! São muitos tipos de programas e cada um deles tem uma dinâmica. Um intercâmbio de curso no exterior funciona da seguinte maneira:

  • O estudante se matricula em um curso no exterior através de uma agência de intercâmbio no Brasil.
  • Ao chegar no aeroporto, o estudante pode ser recepcionado por um serviço de transfer, que irá leva-lo para o local de hospedagem. Esse serviço é opcional.
  • Durante o curso, fica hospedado na casa de uma família que vive na cidade escolhida ou em uma residência estudantil, junto com outros intercambistas.
  • Dependendo do tipo de acomodação escolhida, podem haver refeições inclusas.
  • No primeiro dia de aula, é realizado um teste escrito e oral de nivelamento e com base no resultado é encaminhado para a turma mais adequada.
  • As turmas podem ser compostas por estudantes do mundo todo.
  • O tempo de aula pode variar de acordo com o tipo do curso no qual o estudante se matriculou.
  • Conforme o estudante evolui no nível do idioma ele vai sendo alocado em turmas superiores.
  • Durante o curso, a maioria das escolas oferece uma programação de atividades, passeios, festas e viagens opcionais.
  • Ao final do período do estudante no curso, ele receberá um certificado com o tempo de estudo e nota média.
Como um intercâmbio funciona?
;

Como fazer intercâmbio?

O processo para fazer intercâmbio pode variar bastante de acordo com o tipo de programa que você escolher. As opções para estudar fora são inúmeras e um dos passos mais importantes é conversar com quem entende do assunto, para que você não deixe de considerar nenhuma opção! Um Consultor CI, poderá te ajudar a encontrar o programa de intercâmbio ideal e te orientar durante todas as etapas da sua experiência: antes, durante e até mesmo depois da sua viagem. O memo vale para quem quer fazer um intercâmbio para trabalhar fora ou fazer um Mochilão;

Com a ajuda de um especialista, você evitará frustrações, imprevistos e poderá aproveitar muito mais essa experiência tão importante que é um intercâmbio no exterior. Saiba mais!

Como fazer intercâmbio? Trabalhar Fora ou Estudar Fora.
;

Por que fazer Intercâmbio é importante?

Motivo é o que não falta para você decidir fazer as malas e embarcar em um programa de intercâmbio! Listamos aqui alguns deles:

  • Estudar fora pode te ajudar a aprender ou aperfeiçoar outro idioma de maneira mais rápida e eficiente
  • Imergir na cultura de outro país te faár entender profundamente seus hábitos e costumes, aumentando a sua visão de mundo
  • Você pode otimizar as férias com um intercâmbio, aproveitando para viajar e estudar de uma vez só (há opções de a partir de 2 semanas)
  • Valorizar o currículo com uma ou mais experiências internacionais, se diferenciando no mercado de trabalho
  • Fazer novos amigos e conhecer pessoas não só do país para onde vai viajar, mas do mundo todo
  • Se tornar mais independente, seguro e maduro para lidar com as mais diversas situações
Por que fazer intercambio?
;

Quem pode fazer Intercâmbio?

Existem opções de intercâmbio para todo mundo:

  • para quem tem menos de 12 anos: Intercâmbio em Família
  • para quem tem de 12 a 17 anos: Intercâmbio Teen (intercâmbio de Férias)
  • para quem tem de 14 a 17 anos e já fala outro idioma: High School (ensino médio no exterior)
  • para quem tem mais de 18 anos e quer aprender ou aperfeiçoar outro idioma: Cursos de Idioma, Intercâmbio para Trabalhar e Estudar, Trabalho Voluntário no Exterior, 
  • para quem tem mais de 18 anos e já fala outro idioma: Cursos Preparatórios Para Exames de Proficiência, Universidades no Exterior, Executive Education, Au Pair, Estágios, Trabalho de Férias, Trabalhar e Estudar
  • Para meninas que tem de 18 a 26 anos: Au Pair
  • Para universitários que tem até 28 anos: Trabalho de Férias
  • Para quem tem mais de 30 anos: Programas de intercâmbio com turmas voltadas para 30+ ou 50+, Executive Education e outros
Quem pode fazer Intercâmbio?
;

Quais são as opções de intercâmbio?

Existem opções de intercâmbio já a partir dos 7 anos de idade, e não há idade máxima! Com um bom planejamento e com a ajuda de especialista para encontrar a opção ideal dentre tantas possibilidades, todos podem fazer.

 

 

Para quem quer estudar fora, as opções vão desde cursos de inglês em países como Canadá, Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Inglaterra e muito mais, passando por muitas outras opções de idioma (Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Mandarim, Russo e Árabe) até cursos profissionalizantes, Ensino Médio (High School) ou universidades.

Há também muitas opções de intercâmbio para quem quer trabalhar fora. Programas para Trabalhar e Estudar, Au Pair, Trabalho de Férias ou Estágios são ótimas opções!

Veja abaixo algumas das principais opções de intercâmbio para cada perfil:

Estudar Fora

Cursos de Idioma (acima de 18 anos)
High School (14 a 18 anos)
Intercâmbio Teen® (7 a 17 anos)
Cursos Profissionalizantes (acima de 18 anos)
Intercâmbio em Família (todas as idades)

Trabalhar Fora

Estudar e Trabalhar (acima de 18 anos)
Au Pair (mulheres de 18 a 26 anos)
Estágios (acima de 18 anos)
Trabalho Voluntário (acima de 18 anos)
Trabalho nos EUA (universitários de 18 a 28 anos)

Fazer uma Viagem

Mochilão (acima de 18 anos e menores acompanhados)
Pacotes de viagem (Opções para todas as idades)
Viagens de Formatura (9º ano do ensino fundamental e 3º ano ensino médio)
;

Quando fazer intercâmbio?

Escolher em que momento da sua vida você deve fazer um intercâmbio é uma das decisões mais importantes. Os principais momentos para se fazer um intercâmbio são:

  • Durante o Ensino Médio: quem pretende participar do programa de High School ou do Intercâmbio Teen, esse é o momento certo para se programar para um intercâmbio.
  • Antes de começar a faculdade: Para quem quer dar um tempo antes da faculdade ou que ainda não tem certeza do que curso quer fazer, um intercâmbio pode ajudar a organizar a ideia e a trazer novas perspectivas.
  • Durante a faculdade: Fazer uma faculdade no exterior é o objetivo de muita gente. Além disso, muitos estudante optam por trancar o curso por algum tempo para poder viver a experiência de um intercâmbio.
  • Após se formar: Um intercâmbio pode ser um ótimo complemento para os seus estudos e uma maneira de expandir horizontes entre terminar a faculdade e ingressar no mercado de trabalho.
  • Durante as férias do trabalho: Em um intercâmbio de 3 ou 4 semanas, você pode unir a oportunidade de viajar e ainda melhorar o currículo.
  • Em transição entre empregos: Fazer um intercâmbio em um momento desses pode trazer novas perspectivas, acrescentar uma experiência internacional ao currículo e quem sabe até expandir as possibilidades de trabalho para outros países.
  • Sempre que não saber um idioma for uma barreira: Estudar inglês, ou qualquer outro idioma, em um país aonde ele é falado é uma maneira de conseguir aprendê-lo mais rápido e de adquirir fluência e segurança. 
Quando fazer intercâmbio?
;

Quanto custa um Intercâmbio?

Existem opções de intercâmbio para todos os gostos e todos os bolsos, com diversas formas de pagamento e parcelamento. Diferentemente de pacotes de viagens convencionais, o preço pode variar bastante conforme o país e a cidade para aonde você quer ir, a época em que pretende viajar, quanto tempo deseja ficar e do tipo de programa do qual você quer participar.

Para que você possa ter um orçamento do intercâmbio sob medida para os seus planos, utilize o buscador abaixo ou entre em contato com um especialista da CI! Oferecemos opções nas melhores escolas dos melhores destinos do mundo.

Aproveite também para encontrar e reservar as passagens aéreas para a sua viagem, com condições especiais para estudantes.

;

Onde fazer intercâmbio?

Seja para estudar fora, trabalhar ou somente viajar a lazer no exterior, uma das principais escolhas que precisa ser feita quando se decide fazer intercâmbio é para aonde ir.

Para essa escolha, você deverá levar em consideração o idioma do país, o clima da cidade de acordo com a época da sua viagem e o que você pretende fazer.

Veja abaixo algumas características dos principais destinos de intercâmbio:

Inglaterra

Londres


Clima
Em julho e agosto, os termômetros passam de 23°C; em dezembro e janeiro, podem cair para 3°C. Chove mais de outubro a janeiro

Idioma
Inglês

População
Cerca de 8,1 milhões de habitantes

Território
1.572 km²

Fuso Horário
(UTC +0) 4 horas à frente do horário do Brasil

Moeda
Libra Esterlina

Código Telefônico
+20

Voltagem
220-240 V

Tomadas

Estados Unidos

Nova York


Clima
Muito calor no verão (máximas acima dos 30°C em agosto) e muito frio no inverno (média de -3°C em janeiro). Maio e novembro costumam ser os meses mais chuvosos

Idioma
Inglês

População
Cerca de 8,5 milhões de habitantes

Território
789,42 km²

Fuso Horário
(UTC -5) 1 hora a menos que o horário do Brasil

Moeda
Dólar Americano

Código Telefônico
+212, +332, +347,
+646, +718, +917 e +929

Voltagem
110 V

Tomadas

Canadá

Toronto


Clima
O verão vai de junho a setembro (média de 25°C). O inverno, de dezembro a março (média de -6°C)

Idioma
Inglês

População
Cerca de 2,6 milhões de habitantes

Território
629,91 km²

Fuso Horário
(UTC -5) 2 horas a menos que o horário do Brasil

Moeda
Dólar Canadense

Código Telefônico
+416

Voltagem
110-120 V

Tomadas

Canadá

Vancouver


Clima
O verão é fresco e bastante úmido, com temperaturas que chegam a 30°C. No inverno, pode fazer até -10°C

Idioma
Inglês

População
Cerca de 603 mil habitantes

Território
114,97 km²

Fuso Horário
(UTC -8) 5 horas a menos que o horário do Brasil

Moeda
Dólar Canadense

Código Telefônico
+604

Voltagem
110-120 V

Tomadas

Ver Outras Cidades e Países

;

Por que a CI é a melhor agência de Intercâmbio?

A CI é reconhecidamente a melhor agência de intercâmbio e turismo jovem do Brasil, com mais de  30 anos de experiência, tem uma grande estrutura para te ajudar em todas as etapas da sua viagem.

Além disos, escolhendo a CI para o seu intercâmbio ou viagem você vai contar com o apoio da única agência eleita por 6 vezes a melhor empresa de intercâmbio do Brasil pelos leitores da Revista Viagem e Turismo, 3 vezes apontada pelo Datafolha como a melhor agência de intercâmbio, 5 vezes vencedora do prêmio Top Educação e 2 vezes apontada como a melhor agência da América Latina no prêmio ST Star Awards.

Veja abaixo os 11 principais motivos porque você deve escolher a CI para te acompanhar nesse momento tão importante da sua vida!

;

Revista Caia no Mundo

Fazer um intercâmbio é um processo que pode gerar muitas dúvidas! Tanto para quem quer estudar fora, trabalhar ou só viajar a lazer, a Revista Caia no Mundo é um guia valioso para quem pretende embarcar em uma experiência incrível!

Quer saber tudo sobre intercâmbio? Então confira a versão digital abaixo, ou retire a sua edição impressa em um loja CI!