Gouda

Gouda

Queijo, queijo e mais queijo. Tudo em Gouda lembra o delicioso derivado do leite, que tem até uma versão que leva o nome da cidade holandesa. Mas se você está de dieta, não tem problema: o lugar oferece inúmeras atividades para você curtir ao longo da estadia. A cidade, que fica a menos de uma hora de Amsterdã e Roterdã, guarda monumentos e prédios dos séculos XVI e XVII ao mesmo tempo em que oferece uma rica vida noturna e boas opções de compras. Seja para curtir um lugar sossegado com uma vida cultural animada ou para conhecer "o interior" do Velho Mundo, Gouda é uma opção maravilhosa para viajantes de todas as origens e idades.
Gouda - carrossel 1
Gouda - carrossel 2
Gouda - carrossel 3
Gouda - carrossel 4
Gouda - carrossel 5

Informações úteis: Gouda

Temperado, com muitas chuvas ao longo do ano inteiro. O inverno tem uma média de 3,4°C e mínimas de -0,1°C. Já durante o verão, a média é de 16°C e a máxima chega aos 20,9°C
Holandês
Cerca de 71 mil habitantes
18,1 km²
(UTC +2) 5 horas à frente do horário do Brasil
Euro
+31
230 V

Cultura

A cidade tem uma rica tradição cultural que pode ser vista a cada esquina, igreja ou museu. O traço mais marcante é, claro, a história do famoso queijo gouda, que se mistura com a história local. Não deixe de prová-lo, mesmo que você já tenha se cansado de tanto comer, porque na terra natal da iguaria ela tem um gostinho diferente. E visite também o mercado do queijo, um programa imperdível.

Depois, não deixe de ir aos museus e à Igreja de São João, uma grandiosa construção gótica cheia de história. A visita é paga, mas o preço é relativamente baixo e vale a pena. Se tiver disposto, aproveite para explorar a arquitetura da cidade a pé, percorrendo as pontes e canais cheios de história que vai encontrar pelo caminho.

Um outro programa imperdível é curtir a Noite de Velas. Esse, no entanto, é um programa exclusivo para quem estiver na cidade durante o mês de dezembro. Durante uma noite - e somente nesta noite, ao longo do ano inteiro - a iluminação elétrica da cidade é desligada e substituída pela luz das velas. As milhares de pequenas velas que iluminam a cidade nesse dia formam um clima natalino lindo, e as pessoas cantam músicas de natal em frente à Prefeitura para completar o espetáculo. Um programa inesquecível para qualquer um!

Comida

A culinária holandesa, de um modo geral, é bastante focada em pratos à base de batata - além dos queijos e vinhos para acompanhar, é claro. Os amantes do mais ilustre derivado do leite podem fazer a festa na cidade, porque opções de bons queijos e vinhos é o que mais tem.

As panquecas, de vários sabores, são também muito populares. Os recheios mais pedidos incluem presunto, queijo (sempre ele!) e manteiga, mas sabores mais exóticos também são encontrados na cidade.

As opções de restaurantes e cafés são bem variadas: Gouda tem boas alternativas para todos os gostos e bolsos. Restaurantes com sabores internacionais também são comuns, o que pode ser uma boa caso você não se acostume com a culinária local ou queira variar de vez em quando. Os cafés e bares são opções que você deve considerar caso queira fazer uma refeição rápida e também econômica.

Noite

As principais atrações estão localizadas ao redor do mercado central. Você vai encontrar bares, restaurantes e cafés onde é possível beber algo enquanto conversa e conhece gente diferente.

Se você curte uma balada, a cidade oferece poucas e boas opções. Por ser um lugar relativamente pequeno, você não vai encontrar a infinidade de estilos e variedades de uma grande metrópole, mas nem por isso vai deixar de curtir. Em alguns lugares, DJs internacionais tocam e agitam a galera. Fique de olho na programação noturna quando estiver na cidade para não perder boas chances de se divertir.

O que fazer

O que fazer em Gouda? Apesar de pequena, tem muito que ser feito em Gouda. A cidade conta com o Museu da Resistência, local que conta a história da resistência holandesa durante a Segunda Guerra Mundial e o Gouda Museum, que conta a história da cidade através da arqueologia, cerâmica e pinturas. Ambos oferecem visitas guiadas em inglês.

A Igreja de São João é famosa por suas janelas com belos vitrais e também por ser a maior igreja construída em formato de cruz do país.

No circuito gastronômico, existe o Gouda Cheese Market, que funciona do início de abril até o final de agosto e oferece os melhores queijos de produção local todas as manhãs.

A cidade também conta com um zoológico. Além de inúmeros animais de várias espécies, o lugar tem playground para as crianças brincarem, hortas e um restaurante.

Compras

Há uma grande variedade de lojas concentradas em Kleiweg, a principal rua comercial de Gouda. Você vai encontrar as grandes marcas internacionais, lojas de departamento e afins. Pode ser uma boa para o primeiro dia de compras, porque você vai ver muitas opções. Depois, é só ir atrás do que falta.

Uma aquisição que não pode faltar é, claro, o queijo que dá nome à cidade. Por incrível que pareça, a iguaria não é produzida na região, mas no entorno do município. Há lojas que vendem diversos tipos de queijo espalhadas por Gouda inteira, mas se você quiser ser certeiro, é só ir ao Gouda Cheese Shop, famoso mercado de queijos local.

Transporte

Para chegar à cidade, você pode optar pelo aeroporto de Amsterdã ou pelo de Roterdã. Você também pode ir de trem, vindo dessas cidades ou de outras. É rápido e fácil: a viagem entre Amsterdã e Gouda, por exemplo, demora por volta de uma hora. Ônibus também são uma outra alternativa, mas são mais caros que os trens. 

Para circular, você também tem boas opções. As mais interessantes e saudáveis são explorar a cidade a e de bicicleta. O centro, onde ficam as principais atrações, é relativamente pequeno, e como em toda boa cidade holandesa, a bicicleta é muito bem-vinda. Se você ficar cansado ou estiver carregado de compras, pegar um táxi pode ser uma boa!

Mais opções de cidades